POLÍTICA MT
Parceria com Associação Ampara Elas reforça o combate à violência doméstica
POLÍTICA MT
Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT
Preocupado com o alto índice de violência contra a mulher em Mato Grosso, o deputado Eduardo Botelho (DEM) quer intensificar as ações já desenvolvidas no combate da violência doméstica. Hoje (03), recebeu a advogada e diretora da Associação de Apoio e Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica Ampara Elas, Thaísa Figueiredo Lenzi, para conhecer o trabalho que a instituição realiza e firmar parceria para, dentre outras ações, mobilização na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, de 07 a 12 de março.
“Recebi a Thaísa da Ampara Elas e vamos fazer uma semana de debates e palestras com exposições na Assembleia Legislativa, que vai envolver mais deputados, como a deputada Janaina Riva e outros que lutam por essa causa, em conjunto com a Câmara Setorial Temática da Mulher, composta por renomadas mulheres como a professora Jacy Proença e a desembargadora Maria Erotildes. Queremos criar ações que vão, efetivamente, ajudar a diminuir a violência contra a mulher e, principalmente, ajudar na inserção dela no mercado de trabalho”, defendeu Botelho.
A Ampara Elas é uma associação sem fins lucrativos, que presta apoio às vítimas de violência doméstica. “Viemos conversar com o deputado para mostrar as nossas ações e formar uma parceria em defesa das vítimas de violência doméstica”, afirmou Thaisa Lenzi.
Ampara Elas – A associação oferece apoio jurídico, psicológico e social. Thaísa explica que a forma jurídica se dá quando a mulher necessita pedir medida protetiva, sofrendo violência doméstica. “Nesse caso, vamos com ela à delegacia e fazemos toda a solicitação, inclusive, de exame de corpo delito conforme o caso. Acompanhamos e damos toda essa retaguarda à mulher”.
O apoio psicológico é feito nos casos em que a mulher precisa de acompanhamento com profissionais psicólogos para dar suporte necessário ao fortalecimento da autoestima. “São mulheres extremamente fragilizadas, inertes e perdidas de si, e que acabam não tendo vontade para viver. É um trabalho de resgate da autoestima, do autoamor. Por isso, oferecemos o apoio psicológico para que possam realmente voltar a viver”, acrescenta a presidente.
Já o social é quando a mulher está numa situação de dependência financeira. Thaísa conta que a maioria sai do relacionamento abusivo com uma mão na frente e outra atrás, literalmente. O homem geralmente controla as finanças da casa e ela fica incumbida das tarefas do lar, acaba parando de trabalhar, de prover. “Então, a nossa ideia é de promover oficinas para que possam ter a renda. Vamos oferecer oficinas de bolos de potes, de sobrancelhas, unhas, massagens, são cursos simples e rápidos que podem aprender numa tarde e recomeçar a vida de forma saudável, com renda própria”.
POLÍTICA MT
Deputados debatem em audiência pública o PLDO/2027
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza, de segunda-feira (19) a quinta-feira (22), audiências públicas e reuniões para discutir as metas fiscais do Estado, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentaria – PLDO/2027, as contas da Saúde e as melhorias na travessia urbana da BR-163, em Nobres. A programação inclui ainda sessões plenárias e reuniões de comissões.
Segunda-feira (19)
Às 13 horas, a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária realiza audiência pública para a apresentação das Metas Fiscais 2º Quadrimestre 2026 da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). O debate será na sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.
Às 14 horas, os integrantes da Grupo de Trabalho da Mineração voltam a se reunir. A reunião ordinária remota e presencial acontece na sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227. A indicação do GT é de autoria do presidente e deputado Max Russi (Pode).
Às 15h30, a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária realiza audiência pública com representantes da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) para discutir o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária – PLDO/2027. O debate será na sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.
Terça-feira (20)
Às 10 horas, tem reunião ordinária da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Recursos Minerais e Direitos dos Animais Domésticos de Companhia. Ela acontece na sala de reuniões das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.
Às 10 horas, a Comissão de Saúde, Previdência, e Assistência Social realiza reunião ordinária para a deliberação de matérias sob análise da comissão. Ela será na sala Deputada Sarita Baracat, 226.
À tarde, às 14h30, tem reunião hibrida da Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR). Ela será na sala das comissões Deputada Sarita Baracat, 226.
Quarta-feira (21)
Às 9 horas e às 13 horas, os deputados realizam duas sessões ordinárias – presencial e remota. Elas estão previstas para acontecer no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.
Já às 14 horas tem reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI da Saúde. Ela foi criada para investigar atos praticados pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, ante a diversas denúncias de irregularidades em Licitações no período de 2019 a 2022. A reunião será na sala das Comissões Deputada Sarita Baracat, 226.
Em Nobres, às 19 horas, o deputado Gilberto Cattani (PL) realiza audiência pública para debater a situação atual e as melhorias das necessárias na travessia urbana da BR 163 no perímetro do município de Nobres. O debate será na Câmara Municipal de Nobres.
Quinta-feira (22)
Às 9 horas, a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social realiza audiência pública para discutir os balancetes financeiros da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A reunião está marcada para a sala Deputada Sarita Baracat, 226.
Às 10 horas, será instalada a CST de Atenção à Obesidade. A Câmara Setoriais Temática tem a finalidade de estudar, diagnosticar, discutir, acompanhar e propor medidas, políticas, ações legislativas e estratégias de atenção integral às pessoas com obesidade. A reunião será sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.
Sexta-feira (23)
Sem agenda para esse dia.
A Agenda da ALMT pode sofrer alterações ao longo da semana.
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar apreendeu mais de 10,1 toneladas de entorpecentes em 2026
-
JURÍDICO5 dias atrásDerrubar canal com eleitores limita mobilização, dizem especialistas
-
JURÍDICO6 dias atrásTSE manda Meta esclarecer restrições a postagens da campanha de Lula
-
ESPORTES4 dias atrásEstudante da Rede Estadual representa Mato Grosso nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo
-
POLÍCIA7 dias atrásCavalaria da PM apreende adolescente com diversas porções de maconha após perseguição policial
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar prende quatro homens por tentativa de homicídio em Cuiabá
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil prende homem investigado por ameaça contra companheira e posse ilegal de arma de fogo
-
POLÍCIA14 horas atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa


