CUIABÁ

POLÍTICA MT

Elizeu volta a defender peixamento em Manso e ganha apoio da Sema e deputados

Publicados

POLÍTICA MT


O deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) voltou a defender o peixamento no Lago de Manso, região de Chapada dos Guimarães, na manhã desta quinta-feira (24), na reunião extraordinária que aconteceu na Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa.

Após ter a segunda votação do Projeto de Lei 717/2021 adiada, o deputado se empenhou em ir procurar a Comissão de Meio Ambiente e demais órgãos para solucionar o problema e dar celeridade na votação de seu projeto.

O presidente da comissão, deputado Carlos Avallone (PSDB) convocou a reunião que aconteceu na sala de reunião Sarita Baracat. A secretária estadual de meio ambiente, Mauren Lazzaretti participou do encontro e ouviu do deputado Elizeu a necessidade da aprovação do projeto.

 O parlamentar explicou que atualmente já existem 11 espécies de piranhas no Lago de Manso, e um estudo feito em 2012 apontou o crescimento de piranhas no lago, porém, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e Furnas que tem a concessão para explorar a área, nada fizeram para conter a proliferação do peixe carnívoro.

Leia Também:  Exposições, sessão e seminário movimentam a Semana da Mulher na ALMT

“Temos jovens, adultos e crianças tendo dedos arrancados por mordidas de piranhas. Em Minas Gerais já acontece o peixamento com espécies nativas. A Sema já deveria ter tomado uma providência em relação a Furnas, ou apresentado algo para a Justiça requerendo que o laboratório de peixamento fosse implantado em Manso, ou ao menos, sugerido a criação de um projeto de lei criando a obrigatoriedade de Furnas fazer o peixamento”, disse Elizeu.

Elizeu Nascimento explanou por mais de 10 minutos apresentando o seu projeto para conter o desequilíbrio que acontece nas águas de Manso. O deputado acrescentou que o projeto impacta diretamente na vida das pessoas, e chegou inclusive a citar a preocupação com pessoas diabéticas por exemplo, que há uma dificuldade na cicatrização e caso seja mordido por uma piranha, corre o risco até de amputar um membro do corpo devido ao problema de saúde.

A secretária após ouvir as explicações do deputado concordou com o peixamento e apontou duas mudanças necessárias para que o projeto não seja vetado pelo governo do estado e não apresente inconsistência jurídica.

Leia Também:  Deputado Valdir Barranco comemora criação do assentamento na Gleba Gama, em Nova Guarita

Os deputados Gilberto Cattani (PSL) e Allan Kardec (PDT) que também participaram da reunião, concordaram com o deputado Elizeu Nascimento e reforçaram a necessidade para que seja feito o equilíbrio de peixes na bacia de Manso.

Após mais de uma hora de reunião, a Sema disponibilizou um técnico para alinhar com a equipe jurídica do deputado Elizeu Nascimento as alterações necessárias no PL para que seja votado já na próxima sessão na Assembleia Legislativa e tenha a sua aprovação.

Ainda assina o projeto como coautora, a deputada estadual Janaina Riva (MDB).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Max Russi oficializa apoio do Podemos a Pivetta após consenso entre lideranças do partido

Publicados

em

Reprodução

O presidente estadual do Podemos, deputado Max Russi, afirmou que o partido desistiu de lançar candidatura própria ao Governo de Mato Grosso por não reunir, em tempo hábil, as condições políticas necessárias para viabilizar o projeto. A declaração foi feita nesta quarta-feira (5), durante a oficialização do apoio da legenda à candidatura à reeleição do governador Otaviano Pivetta (Republicanos).

Segundo Russi, a intenção inicial da maioria da militância era disputar o Palácio Paiaguás, mas, após consultas à base partidária, prevaleceu o entendimento de que o cenário favorecia a manutenção da aliança com o grupo governista.

“Tempo exíguo, as condições não foram reunidas e isso fez com que a gente optasse por um projeto ao governo nos próximos quatro anos”, afirmou.

O deputado destacou que a decisão foi construída em conjunto com prefeitos, candidatos e lideranças do partido, e que o Podemos apresentou ao grupo governista uma série de pautas consideradas prioritárias, como valorização dos servidores públicos e políticas voltadas ao desenvolvimento do Estado.

De acordo com Russi, o histórico de alinhamento entre o Podemos e o Governo de Mato Grosso também pesou na decisão. “A nossa militância entendeu que o melhor caminho era caminhar com os Republicanos e com Otaviano Pivetta”, declarou.

Leia Também:  Thiago Silva solicita operação emergencial de tapa-buracos na MT-020 entre Canarana e Paranatinga

Com a definição, o Podemos encerra o projeto de candidatura própria e passa a integrar oficialmente a base de apoio à reeleição de Pivetta nas eleições de 2026.

CLICK AQUI e veja o video completos nas redes sociais do Deputado.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA