CUIABÁ

POLÍTICA MT

Deputados recebem visita do embaixador da Ucrânia no Brasil

Publicados

POLÍTICA MT

Os deputados estaduais de Mato Grosso receberam a visita nesta quarta-feira (22), em plenário, do embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk. Pela Casa de Leis, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), que presidiu a sessão ordinária, designou o deputado Júlio Campos (União), para dar boas-vindas ao visitante. Júlio Campos destacou a parceria já existente entre o Estado de Mato Grosso e a Ucrânia.

Segundo o parlamentar, Mato Grosso é o estado que mais importa fertilizantes da Ucrânia. “Temos uma relação comercial muito grande, como ocorre com o Brasil e a Ucrânia”, disse o parlamentar que agradeceu a visita do embaixador e afirmou que o Estado está preparado cada vez mais para se relacionar com a Ucrânia. Júlio Campos se solidarizou com a Ucrânia, que vive momento de guerra com a Rússia. “Nossa solidariedade à agressão brutal que a Ucrânia vem sofrendo por parte da Rússia”, destacou o deputado.

O embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, ao discursar na tribuna, falou das relações comerciais do Estado de Mato Grosso com a Ucrânia, disse que a expectativa é aumentar a parceria já existente, inclusive com visitas dos deputados ao seu país e afirmou que “mesmo com a guerra” a Ucrânia continua sendo o maior país produtor da Europa. Por fim, falou da possibilidade de implantar um consolado da Ucrânia em Cuiabá.

Leia Também:  Secretário de Saúde fala sobre concurso de 2024

“Sou o primeiro embaixador da Ucrânia a visitar Mato Grosso. E é um grande prazer ter essa oportunidade. Quero agradecer as palavras de solidariedade ao povo ucraniano. Temos tido muito sofrimento ao longo dos últimos três anos”, disse. “Quero convidar aqui os membros desta Casa a visitar a Ucrânia. Meu objetivo é começar aqui o estabelecimento de uma parceria maior entre Mato Grosso e a Ucrânia, desse estado que é líder em produção”, destacou o embaixador.

Apesar da guerra com a Rússia, o embaixador lembrou que a Ucrânia é o maior país produtor da Europa. “Mesmo com a questão da guerra continuamos sendo o maior país produtor da Europa. Me comprometo com esta casa a compartilhar com vocês visitas a Ucrânia. Agradeço a participação e presença nesta Casa. Poderíamos ter um consulado aqui em Cuiabá para mostrar a parceria do Estado com a Ucrânia”, completou Andrii Melnyk.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Max Russi oficializa apoio do Podemos a Pivetta após consenso entre lideranças do partido

Publicados

em

Reprodução

O presidente estadual do Podemos, deputado Max Russi, afirmou que o partido desistiu de lançar candidatura própria ao Governo de Mato Grosso por não reunir, em tempo hábil, as condições políticas necessárias para viabilizar o projeto. A declaração foi feita nesta quarta-feira (5), durante a oficialização do apoio da legenda à candidatura à reeleição do governador Otaviano Pivetta (Republicanos).

Segundo Russi, a intenção inicial da maioria da militância era disputar o Palácio Paiaguás, mas, após consultas à base partidária, prevaleceu o entendimento de que o cenário favorecia a manutenção da aliança com o grupo governista.

“Tempo exíguo, as condições não foram reunidas e isso fez com que a gente optasse por um projeto ao governo nos próximos quatro anos”, afirmou.

O deputado destacou que a decisão foi construída em conjunto com prefeitos, candidatos e lideranças do partido, e que o Podemos apresentou ao grupo governista uma série de pautas consideradas prioritárias, como valorização dos servidores públicos e políticas voltadas ao desenvolvimento do Estado.

De acordo com Russi, o histórico de alinhamento entre o Podemos e o Governo de Mato Grosso também pesou na decisão. “A nossa militância entendeu que o melhor caminho era caminhar com os Republicanos e com Otaviano Pivetta”, declarou.

Leia Também:  Selo comemorativo aos 170 anos da ALMT será exibido em exposição

Com a definição, o Podemos encerra o projeto de candidatura própria e passa a integrar oficialmente a base de apoio à reeleição de Pivetta nas eleições de 2026.

CLICK AQUI e veja o video completos nas redes sociais do Deputado.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA