CUIABÁ

POLÍTICA MT

Deputados recebem estudantes do Parlamento Jovem na Assembleia Legislativa

Publicados

POLÍTICA MT

Estudantes que integram a 9ª Legislatura do programa Parlamento Jovem foram recebidos, na tarde desta quarta-feira (26), pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Max Russi (PSB), e pelo deputado Thiago Silva (MDB).

Os 24 representantes eleitos para o biênio 2025-2026 se reuniram com os parlamentares na sala do Colégio de Líderes e puderam conhecer o trabalho de um deputado estadual, sua rotina e os desafios do mandato. No momento, eles estão articulando a formação de chapas para eleição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem.

“É um projeto muito bonito, que nós precisamos fortalecer cada vez mais. Temos que trazer a juventude para dentro do Parlamento, uma juventude antenada, com princípios, uma juventude que quer fazer a diferença na nossa sociedade. Precisamos investir nos nossos jovens, prepará-los, e trazê-los para dentro do Parlamento é muito bom, porque eles vão entendendo como funciona o Poder Legislativo, os poderes constituídos, o trabalho que um deputado faz, mas também o trabalho que qualquer cidadão pode fazer”, declarou Max Russi.

Os estudantes também fizeram questionamentos aos deputados. Anita Simões Pires, estudante do Colégio Salesiano São Gonçalo, de Cuiabá, perguntou quando eles tomaram a decisão de entrar para a política.

O presidente da ALMT contou que sempre foi atuante em sua comunidade, representando o grupo de jovens da igreja que frequentava, participando de ações sociais e relacionadas ao esporte. Segundo ele, a decisão de ingressar na política veio aos 23 anos, quando decidiu se candidatar a vereador do município de Jaciara e venceu as eleições.

Leia Também:  Parceria entre Assembleia Legislativa e Governo do Estado beneficia mais de 13 mil famílias do Vale do Rio Cuiabá

De forma semelhante, Thiago Silva – padrinho do projeto e autor da indicação que resultou no retorno da iniciativa -, disse que sempre esteve envolvido com a comunidade onde morava e relatou sua luta para a implantação de um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Rondonópolis, que incluiu a coleta de 10 mil assinaturas a favor da proposta.

Joaquim Azevedo Vitalino, estudante da Escola Estadual de Polícia Militar Tiradentes, de Cuiabá, quis saber quais propostas foram apresentadas por eles durante a campanha eleitoral que contribuíram para suas vitórias.

Em resposta, Max Russi disse que sempre esteve envolvido em causas sociais e manteve o compromisso de ser um deputado acessível, de escutar a população e apresentar suas demandas. Thiago Silva afirmou que a educação sempre foi a sua principal bandeira.

“Acredito que cada um de vocês tem um sonho de melhorar algo em sua escola, em sua comunidade, em seu município, e tudo isso só se consegue lutando, cobrando, sugerindo. Aqui vocês estão tendo a oportunidade de conhecer o trabalho do Legislativo Estadual e também de participar de forma ativa, apresentando propostas em benefício da população”, orientou Silva.

Yasmin Souza Dias, representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), agradeceu aos deputados pela possibilidade de participar do projeto e pelo compromisso de levarem adiante as ideias que serão apresentadas pelos estudantes. A jovem adiantou que será candidata a presidente da Mesa Diretora do Parlamento Jovem, em uma chapa composta por representantes dos três municípios.

Leia Também:  Deputados aprovam empréstimo de U$ 40 milhões para o governo de Mato Grosso

“Agradeço o apoio dos deputados, que já nos disseram que nossas ideias não ficarão somente no papel. Nós vamos elaborar nossas propostas durante esses dois anos do nosso mandato e esperamos que possam virar leis, para que a população tenha melhorias”, ressaltou.

Programa Parlamento Jovem – Os 24 estudantes que participam da 9ª Legislatura do Programa Parlamento Jovem foram eleitos por mais de 2300 pessoas que registraram seus votos no site da ALMT. Entre eles, estão 13 meninos e 11 meninas de 20 escolas diferentes, dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

Durante os dois anos de duração de seus mandatos, os jovens poderão participar das sessões plenárias, acompanhar um (a) deputado (a) em suas atividades parlamentares, visitar os órgãos públicos estaduais e apresentar projetos de lei. Eles também visitarão Brasília, capital do país, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

“Hoje foi o primeiro contato que eles tiveram com o Legislativo Estadual, acompanhando a sessão ordinária, visitando a presidência, conversando com o presidente e o padrinho do projeto. A previsão é que retornem aqui em abril para realizar a posse dos deputados eleitos e a eleição da Mesa Diretora. Depois, iniciam as visitas aos poderes constituídos e o desenvolvimento dos projetos de lei”, informou o coordenador da iniciativa na ALMT, Éder Dourado.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Medeiros pede bloqueio de valores pagos por Vorcaro à esposa de ministro Alexandre de Moraes

Publicados

em

O deputado federal José Medeiros (PL) protocolou uma representação junto a órgãos de controle pedindo o bloqueio de valores, ativos e bens pagos por Daniel Vorcaro a Viviane Barcy, esposa do ministro Alexandre de Moraes. Medeiros justifica que há fortes indícios de um esquema financeiro de grandes proporções, com risco de prejuízo bilionário aos cofres públicos, e pede investigação.

O documento foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR), ao Tribunal de Contas da União (TCU), ao Banco Central, à Polícia Federal, à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), solicitando a adoção de medidas cautelares, incluindo o bloqueio de ativos e bens, além da instauração de notícias-crime.

Na representação, o parlamentar afirma que há suspeitas envolvendo movimentações financeiras consideradas atípicas entre o empresário Daniel Vorcaro e Viviane Barcy, com possível uso de estruturas complexas para ocultação de recursos e dificultar a rastreabilidade das operações. Viviane Barcy recebeu R$ 80 milhões de um contrato de R$ 129 milhões com o Banco Master, alvo de investigação por fraudes no sistema financeiro.

Leia Também:  Projeto de monitoramento de nascentes no Rio Cuiabá recebe parecer favorável

No pedido, Medeiros solicita que o Banco Central atue de forma imediata para rastrear movimentações, identificar contas vinculadas e monitorar transferências, inclusive internacionais, além de adotar medidas para evitar a dispersão dos recursos.

O parlamentar também pede investigação ampla sobre eventual participação de agentes públicos, destacando a necessidade de apuração por parte da PGR, inclusive em casos que envolvam autoridades com foro privilegiado.

“Diante da gravidade desses fatos, do risco de um prejuízo enorme e da possibilidade de sumirem com o patrimônio, é preciso uma atuação firme e imediata dos órgãos de controle. É necessário bloquear os valores, preservar os bens e investigar tudo a fundo, inclusive para apurar a responsabilidade de possíveis autoridades envolvidas”, afirmou.

A representação também ressalta que a demora na adoção de medidas pode comprometer a recuperação de valores e prejudicar as investigações, aumentando o risco de prejuízo ao erário.

Entre os pedidos estão o bloqueio imediato dos valores envolvidos, a indisponibilidade de bens, a abertura de investigações pela Polícia Federal e a realização de auditorias pelo TCU, além do compartilhamento de informações entre os órgãos.

Leia Também:  Sessão especial comemora os 45 anos da Unemat em Cáceres

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA