POLÍTICA MT
Deputado Chico Guarnieri solicita veículos para transporte de pacientes de Rio Branco e Porto Esperidião
POLÍTICA MT
Com o objetivo de melhorar o atendimento na área da saúde para a população de Rio Branco e Porto Esperidião, o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) enviou ao Governo de Mato Grosso as solicitações de uma ambulância e também de um outro veículo, destinado aos pacientes renais.
O parlamentar relatou que a demanda (Indicação nº 854/2025) pela ambulância foi informada pela Câmara Municipal de Rio Branco, que buscou apoio do Estado para resolver a carência de transporte adequado e eficiente para o atendimento emergencial de saúde à população.
Guarnieri explicou que, atualmente, o município não conta com uma ambulância e, assim, é preciso recorrer aos municípios vizinhos, como Salto do Céu e Lambari D’Oeste. Essa medida pode sobrecarregar os recursos dessas cidades próximas, gera um atraso nos serviços de saúde e expõe os demais pacientes a risco.
“A ausência de uma ambulância própria compromete a agilidade no atendimento à população. Então, disponibilizar o veículo adequado para o transporte de pacientes emergenciais é, portanto, uma medida essencial do atendimento à saúde e para garantir que a população tenha acesso a um serviço mais ágil, seguro e eficaz”, detalhou.
Pacientes renais – O outro pedido é de um veículo adequado para o transporte dos pacientes renais de Porto Esperidião (Indicação nº 852/2025) que fazem hemodiálise em Cáceres. As cidades ficam distantes 107 quilômetros. Segundo a Prefeitura, o Município disponibilizou um automóvel para essas viagens constantes. Porém, não atende às necessidades dessas pessoas. Por isso, a própria gestão municipal solicitou ao deputado um apoio com o Estado.
“Esse transporte, uma minivan ou micro-ônibus, para os pacientes em hemodiálise exige um veículo adequado, como um micro-ônibus ou uma van, com climatização eficiente, assentos confortáveis e um ambiente seguro e higiênico. Esses cuidados são essenciais para garantir o bem-estar físico e psicológico dos pacientes durante o trajeto; prevenindo riscos à saúde e oferecendo mais dignidade ao atendimento”, reforçou Guarnieri.
Os pedidos do deputado estadual foram apresentados na sessão plenária dequarta-feira (26) e serão encaminhados à Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Governador defende ação conjunta entre Estado e municípios para ampliar atenção básica, creches e frota escolar
O governador Otaviano Pivetta defendeu que o Governo de Mato Grosso e os municípios da região Sul do Estado atuem em conjunto para acelerar a ampliação da atenção básica em saúde, a construção de creches e a renovação da frota do transporte escolar.
A proposta foi apresentada durante o Encontro dos Prefeitos da Região Sul de Mato Grosso, nesta quarta-feira (27.5), com a presença de prefeitos, secretários municipais, presidentes de câmaras e equipes técnicas das áreas de saúde e educação.
Segundo o governador, o objetivo é consolidar metas definidas e responsabilidades compartilhadas entre Estado e municípios.
“Nós queremos sair daqui com um pacto claro de cooperação, com metas objetivas e compromisso de execução. O Estado entra com apoio técnico e financeiro, mas cada município também precisa fazer a sua parte. Só assim a gente consegue elevar o padrão do serviço público e entregar resultado para quem mais precisa”, afirmou.
Na área da saúde, Otaviano Pivetta destacou que os 21 municípios da região Sul contam atualmente com 156 unidades básicas de saúde, mas ainda há necessidade de cerca de 20 novas unidades para alcançar cobertura integral da atenção básica.
“A atenção básica bem estruturada muda completamente o sistema. Ela reduz hospitalização, reduz judicialização e evita desperdício de recursos. Hoje ainda temos milhares de pessoas fora do acompanhamento adequado. Isso significa gente que deveria estar sendo atendida na base e acaba chegando no hospital em situação mais grave”, pontuou.
Ele afirmou que o Estado vai abrir chamamentos públicos para apoiar financeiramente a construção das unidades necessárias, dentro de um modelo de cooperação com os municípios.
“A saúde precisa funcionar de forma integrada, da atenção básica até os serviços de média e alta complexidade. Se a base não funciona, todo o sistema fica sobrecarregado”, disse.
Outro eixo defendido pelo governador é a renovação do transporte escolar. Otaviano Pivetta reforçou a meta de eliminar veículos antigos da frota em parceria com as prefeituras.
“Já avançamos com a entrega de cerca de 1.300 veículos escolares nos últimos sete anos, mas o objetivo agora é completar a renovação e não permitir mais frota com mais de dez anos de uso”, destacou.
Durante o encontro, o governador também apresentou um balanço dos investimentos realizados pelo Estado desde 2019, destacando a ampliação da capacidade de investimento e a reorganização da infraestrutura pública.
“Mato Grosso dobrou o número de quilômetros asfaltados desde 2019 e recuperou capacidade de investimento. Isso muda a realidade dos municípios, melhora logística e amplia o acesso da população aos serviços públicos”, pontuou.
Também participaram do encontro os deputados federais Fábio Garcia e José Medeiros; o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi; os deputados estaduais Beto Dois a Um, Thiago Silva e Diego Guimarães; o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo; a secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza; o secretário-chefe de Gabinete do Governador, Eduardo Manciolli; além de equipes técnicas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
-
MATO GROSSO1 dia atrásPrimeiro Encontro de Fibromiálgicos marca nova era de reconhecimento e inclusão em Mato Grosso
-
CUIABÁ4 dias atrásAikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar resgata casal mantido em cárcere e prende cinco faccionados
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema de roubo de entorpecentes entre facções criminosas
-
POLÍCIA4 horas atrásPolícia Civil mira grupo de traficantes que transportava drogas ocultadas em eletrodomésticos
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar prende homem com revólver e seis tabletes de cocaína e pasta base
-
POLÍCIA6 dias atrásOperação investiga grupo por produção e venda de pornografia falsa com imagens de adolescentes em MT
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil apreende arma de fogo e munições em investigação sobre ameaça e extorsão


