POLÍTICA MT
CST discute nanotecnologia e uso de inteligência artificial para agricultura
POLÍTICA MT
A Câmara Setorial Temática (CST) criada para promover levantamentos técnicos, estudos, pesquisas, análises sobre a ciência, inovação, tecnologia e sustentabilidade na agricultura realizou a quinta reunião de trabalho nesta segunda-feira (19). O colegiado discutiu a biotecnologia com palestrantes de instituições que são referências na área.
O relator da CST e professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Ailton José Terezo, explicou que as palestras de hoje complementam as discussões do eixo sobre nanotecnologia nos insumos. “Este é o segundo encontro relacionado ao tema e ao todo recebemos oito palestrantes de importantes instituições nacionais que estão apontando o papel da nanotecnologia na melhoria da sustentabilidade na agricultura”, destacou.
Segundo ele, nesse eixo, o principal foco é fazer os levantamentos técnicos dos estudos relacionados à melhoria da eficiência do uso de produtos químicos. “A utilização de produtos químicos vai continuar na agricultura e o que nós queremos é apresentar alternativas de uso mais eficiente e eficaz desse material, com sustentabilidade”, explicou. Terezo destacou que a temática também visa discutir como o uso das máquinas e da inteligência artificial podem trazer melhorias para a agricultura.
A palestra de abertura abordou a temática “Como a inteligência artificial pode ser empregada racionalmente na agricultura”. O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Luciano Paulino da Silva falou sobre o uso de programas como ferramenta de aperfeiçoamento dos projetos. “A inteligência artificial é um importante aliado na melhoria dos resultados, mas não substitui o potencial humano para pesquisa e desenvolvimento de projetos científicos”, defendeu.
A segunda palestra foi conduzida pelo representante do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA- USP), Hudson Wallace Pereira. Ele falou sobre “Nannopesticidas e Produção de Fertilizantes” e destacou a importância do investimento em pesquisas voltadas à realidade nacional. “O Brasil é líder em agricultura tropical e dentro desse contexto temos potencial para desenvolver fertilizantes em tecnologia nano para outros países”, afirmou.
Em outra palestra, a convidada foi a Amedea B. Seabra, da Universidade Federal do ABC Paulista (UFABC), que falou sobre “Nanomateriais no combate ao Estresse Ambiental”. A pesquisadora destacou o uso de partículas de quitosana como possibilidade de substituição de agroquímicos. Segundo ela, nanopartículas de quitosana contendo íons de cobre são preparadas e caracterizadas como uma potencial alternativa aos agroquímicos aplicados em plantas sob condições de estresse, seja ele seca ou solo pobre em nutrientes. “O desenvolvimento de alternativas a defensivos agrícolas baseados em materiais biodegradáveis que possam assegurar a aplicação segura, efetiva e não poluente nas plantações é uma forma sustentável para diminuição dos impactos ambientais causados pelos agroquímicos convencionais”, defendeu.
A última palestra foi com Daiana Silva Avila, da Universidade Federal do Pampa Bagé -RS (UNIPAMPA). A temática abordada pela pesquisadora foi “O Nematóide Caenorhabditis elegans como alternativa para avaliação de segurança de produtos nanotecnologicos”.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Podemos adia convenção e amplia prazo para definir alianças em Mato Grosso
O Podemos adiou para 4 de agosto a realização de sua convenção estadual, ampliando o prazo para definir sua estratégia nas eleições de 2026 em Mato Grosso. Segundo o presidente estadual da sigla, deputado Max Russi, a mudança atendeu a um pedido do senador Jayme Campos (União Brasil), que busca concluir as articulações internas de seu partido antes de avançar nas negociações com aliados.
Com a decisão, o Podemos pretende acompanhar os desdobramentos políticos antes de definir qual grupo apoiará na disputa pelo Governo do Estado. A legenda mantém diálogo com lideranças como Jayme Campos, o governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o senador Wellington Fagundes (PL).
Além das alianças, o partido também discute a possibilidade de indicar um nome para a vaga de vice-governador na chapa majoritária. A convenção do União Brasil está marcada para 30 de julho, enquanto o encontro do Podemos ocorrerá nos últimos dias do prazo previsto pela legislação eleitoral.
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar localiza aeronave e apreende 78 tabletes de cocaína na Reserva do Cabaçal
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil deflagra operação para apurar homicídio de jovem em Poxoréu
-
CURIOSIDADES5 dias atrásCaracterísticas raras atraem turistas para Poços de Caldas
-
CURIOSIDADES3 dias atrásAcessibilidade na CASACOR SP garante experiência para PCDs
-
CURIOSIDADES5 dias atrásEconomia criativa amplia empregos e renda no Brasil
-
CURIOSIDADES4 dias atrásLab Novas Histórias abre inscrições para edição de 30 anos
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados contra investigado por coagir e intimidar delegado em Cuiabá


