POLÍTICA MT
Articulação de Guarnieri e parlamentares fortalece diálogo por aumento da RGA
POLÍTICA MT
A articulação do deputado estadual Chico Guarnieri (PRD), juntamente com outros parlamentares, contribuiu para o avanço do diálogo com o governo de Mato Grosso sobre a Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos. Em reuniões realizadas com o governador Mauro Mendes (União) e o vice-governador, Otaviano Pivetta (Republicanos), na terça-feira (20) e quarta-feira (21), foi debatida a possibilidade de aumento do índice de 4,26%, enviado inicialmente pelo Executivo à Assembleia Legislativa (ALMT), para 5,4%.
Chico Guarnieri reforçou que defende a recomposição salarial como medida necessária para repor perdas acumuladas, especialmente durante a pandemia, ressaltando que o poder de compra do servidor também impulsiona a economia do estado.
“Sou favorável à recomposição, mas ela precisa ser feita com responsabilidade, respeitando a realidade fiscal do estado e também a lei”, afirmou.
O parlamentar destacou que alterações por meio de emendas podem gerar insegurança jurídica. Por isso, a estratégia utilizada foi o diálogo para que o novo percentual fosse encaminhado pelo governo.
A Lei Orçamentária Anual de 2026 prevê R$ 4,68 bilhões em investimentos, com recursos majoritariamente próprios, destinados a áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
“Nosso compromisso é com um reajuste possível, dentro da lei, que respeite o servidor. Mas que também preserve a capacidade de o estado investir em áreas essenciais para a população”, concluiu.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Max Russi oficializa apoio do Podemos a Pivetta após consenso entre lideranças do partido
O presidente estadual do Podemos, deputado Max Russi, afirmou que o partido desistiu de lançar candidatura própria ao Governo de Mato Grosso por não reunir, em tempo hábil, as condições políticas necessárias para viabilizar o projeto. A declaração foi feita nesta quarta-feira (5), durante a oficialização do apoio da legenda à candidatura à reeleição do governador Otaviano Pivetta (Republicanos).
Segundo Russi, a intenção inicial da maioria da militância era disputar o Palácio Paiaguás, mas, após consultas à base partidária, prevaleceu o entendimento de que o cenário favorecia a manutenção da aliança com o grupo governista.
“Tempo exíguo, as condições não foram reunidas e isso fez com que a gente optasse por um projeto ao governo nos próximos quatro anos”, afirmou.
O deputado destacou que a decisão foi construída em conjunto com prefeitos, candidatos e lideranças do partido, e que o Podemos apresentou ao grupo governista uma série de pautas consideradas prioritárias, como valorização dos servidores públicos e políticas voltadas ao desenvolvimento do Estado.
De acordo com Russi, o histórico de alinhamento entre o Podemos e o Governo de Mato Grosso também pesou na decisão. “A nossa militância entendeu que o melhor caminho era caminhar com os Republicanos e com Otaviano Pivetta”, declarou.
Com a definição, o Podemos encerra o projeto de candidatura própria e passa a integrar oficialmente a base de apoio à reeleição de Pivetta nas eleições de 2026.
CLICK AQUI e veja o video completos nas redes sociais do Deputado.
-
Sinop3 dias atrásSetor de Habitação da Prefeitura de Sinop passa a atender no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC)
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva com Iscas Artificiais terá mais de R$ 100 mil em premiações
-
Diamantino7 dias atrásPrefeitura convida empresários para o lançamento oficial do Programa “Prospera + Diamantino”
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop deve movimentar diversos setores da economia do município nos próximos dias
-
Sinop3 dias atrásPrefeitura anuncia ônibus gratuitos para a Praia do Cortado durante o Festeja Sinop
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrimavera do Leste promove palestra sobre licitações e compras públicas
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Credenciamento para 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires termina nesta terça-feira (25)
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura e forças de segurança alinham últimos detalhes para programação na Praia do Cortado


