POLÍCIA
“Proerd constrói ciclo de confiança entre policiais e jovens”, afirma tenente-coronel em podcast
POLÍCIA
Ação educativa e socioemocional junto a estudantes da rede pública e privada, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) tem mais de 22 anos em Mato Grosso. O tenente-coronel Darwin Salgado Germano que lidera o Proerd-PMMT participou do 11º episódio do podcast “Conecta Jovem”, que foi ao ar nesta quinta-feira (12.01), e falou sobre uma das iniciativas do projeto: construir um ciclo de confiança entre a autoridade policial e o jovem.
“Nós buscamos trabalhar a prevenção primária desde a infância. Antes da criança ter o primeiro contato com as drogas queremos orientá-la a fazer escolhas seguras e saudáveis para o resto da vida. O nosso objetivo, além de contribuir com a solução de um problema que, infelizmente, está cada vez mais presente em nossa sociedade, é estabelecer uma relação de confiança entre policiais e jovens”, afirma Germano.
Durante a conversa, o coordenador conta que o programa está presente em 60 países e que o currículo do Proerd evoluiu junto com a sociedade. “Somos referência mundial de maior programa de prevenção às drogas do mundo, não há paramento similar. Formamos três pilares fundamentais na vida do jovem: polícia, escola e família, e saímos daquele modelo acadêmico tradicional e maçante. Aqui em Mato Grosso formamos milhares de crianças por ano, com 60 municípios atendidos e já estamos alcançando, inclusive, aldeias indígenas”, destaca.
O podcast “Conecta Jovem”, apresentado por Léo Oliveira e Katharina Yamashita, é um programa semanal que trata de assuntos relacionados a juventude. Produzido pela equipe da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) pode ser ouvido nas principais plataformas do Governo de Mato Grosso, no Youtube e Spotify.
Fonte: PM MT
POLÍCIA
Polícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
Os pastores evangélicos Nivaldo de Almeida e Orminda Barcelos Almeida são apontados pela Polícia Civil como integrantes do esquema criminoso investigado na Operação Fariseus. Segundo o delegado Victor Hugo Caetano de Freitas, o casal recebia recados, transportava dinheiro, emprestava contas bancárias e movimentava valores para atender interesses de uma facção criminosa.
A filha deles, Rhavenna Barcelos de Almeida, foi presa preventivamente nesta quinta-feira (16), em Cuiabá. Conforme a investigação, ela atuava no suporte operacional, financeiro e na comunicação entre integrantes da organização criminosa. Contra os pais foram cumpridos apenas mandados de busca e apreensão.
De acordo com a Polícia Civil, a família utilizava um projeto de evangelização em unidades prisionais para se aproximar de detentos e manter contato com lideranças da facção. A estrutura religiosa teria sido usada para transmitir mensagens e facilitar a movimentação de recursos ilícitos. O delegado ressaltou, porém, que a investigação não aponta envolvimento institucional da igreja, mas sim de pessoas que teriam se aproveitado da atividade missionária para favorecer o grupo criminoso.
As investigações também indicam que Rhavenna mantinha contato com Jonas Souza Garcia Júnior, conhecido como “Batman”, apontado como líder da facção e atualmente foragido. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos veículos, dinheiro em espécie e materiais relacionados à organização criminosa. Ao todo, a Operação Fariseus cumpriu 27 ordens judiciais, e os investigados respondem por crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção de menor e tortura.
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar localiza aeronave e apreende 78 tabletes de cocaína na Reserva do Cabaçal
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil deflagra operação para apurar homicídio de jovem em Poxoréu
-
CURIOSIDADES5 dias atrásCaracterísticas raras atraem turistas para Poços de Caldas
-
CURIOSIDADES4 dias atrásAcessibilidade na CASACOR SP garante experiência para PCDs
-
CURIOSIDADES5 dias atrásEconomia criativa amplia empregos e renda no Brasil
-
CURIOSIDADES5 dias atrásLab Novas Histórias abre inscrições para edição de 30 anos
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados contra investigado por coagir e intimidar delegado em Cuiabá


