POLÍCIA
Policiais civis são capacitados na identificação de peças de caminhões mais visadas para roubos e furtos
POLÍCIA
Policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furto de Rondonópolis e da GCCO participaram na segunda-feira (27.06) de uma capacitação sobre identificação de peças e componentes de caminhão.
O curso foi promovido em parceria com a Associação Nacional das Empresas Agenciadoras de Cargas em Rondonópolis e teve como objetivo capacitar os policiais para identificação das principais peças alvo de crimes de furto/roubo em caminhões visando o rastreio e identificação da origem. A modalidade criminosa gera grande prejuízo ao setor de transporte, principalmente, pelo alto valor agregado de peças como módulo Arla, módulo de farol, cervo de embreagem, entre outras.

De acordo com a Derf de Rondonópolis, o furto de peças de caminhões apresentou aumento significativo no ano passado, razão pela qual a Polícia Civil vem desenvolvendo trabalhos contínuos para repressão especializada a esse tipo de crime, mirando tanto os autores, quanto os receptadores.
Um exemplo das ações desencadeadas foi a Operação Mercado Paralelo, deflagrada pela Derf no final de 2021, que desarticulou uma associação criminosa responsável pelo furto e receptação de peças de caminhões na região sudeste e em outras cidades de Mato Grosso. Na oportunidade, foram mandados de busca e apreensão em empresas de Rondonópolis e Cuiabá, além do indiciamento e prisão de oito pessoas.

Neste primeiso semestre, o crime apresentou redução em Rondonópolis, na comparação com o mesmo período do ano passado. “ A Polícia Civil realizou planejamento operacional para o desenvolvimento de outras ações ao longo deste ano mo combate a esta modalidade criminosa”, pontuou o delegado Santiago Sanches, titular da Derf de Rondonópolis.
Fonte: PJC MT
POLÍCIA
Polícia Civil prende idoso procurado por descumprimento de medidas protetivas
Um idoso investigado por violência doméstica foi preso pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (12.6), em ação para cumprimento de mandado de prisão preventiva.
O suspeito, de 60 anos, teve a ordem judicial decretada pela Justiça, por descumprimento de medidas protetivas de urgência concedidas em favor da ex-companheira.
A prisão foi realizada pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá, após representação policial e deferimento do Poder Judiciário diante da reiteração das condutas praticadas pelo investigado.
A vítima possuía medidas protetivas vigentes em desfavor do ex-companheiro e vinha relatando sucessivos episódios de aproximação indevida, inclusive em locais próximos a sua residência, residência de familiares e local de trabalho, o que gerava constante sensação de medo e insegurança.
Conforme apurado, no dia 7 de junho, a vítima trafegava com seu veículo quando o aplicativo de proteção com botão do pânico emitiu alerta sonoro indicando possível aproximação do investigado.
Logo em seguida, a mulher visualizou o suspeito conduzindo um veículo que passou lentamente ao lado do seu automóvel. O sistema de monitoramento também registrou sinal de alerta relacionado ao equipamento eletrônico utilizado pelo investigado.
Segundo relato prestado à Polícia Civil, a situação não teria sido a primeira vez que o investigado se aproximava da vítima após o deferimento das medidas protetivas, circunstância que levou ao aumento do abalo emocional e do temor pela própria integridade.
Com base nos elementos reunidos e diante da gravidade da situação, foi decretada a prisão preventiva do idoso.
Diante do mandado judicial os policiais civis passaram a diligenciar para localizar o suspeito, sendo descoberto que ele estava em deslocamento pela rodovia.
Em seguida a equipe montou uma ação estratégica e conseguiu abordar o procurado nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal, no município de Santo Antônio de Leverger.
Após o cumprimento do mandado, o suspeito foi encaminhado à Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.
-
POLÍCIA7 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA1 dia atrásNovas psicólogas e assistente social reforçam rede de acolhimento da Polícia Civil
-
ESPORTES4 dias atrásExposição interativa mostra participação do Brasil em copas do Mundo
-
POLÍCIA6 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso envolvido com tráfico em Lucas do Rio Verde
-
ESPORTES6 dias atrásWesley é cortado da Seleção Brasileira por lesão em amistoso


