CUIABÁ

POLÍCIA

Polícia Militar realiza passagem de comando do 4º Comando Regional nesta sexta (25)

Publicados

POLÍCIA


A Polícia Militar de Mato Grosso realiza a solenidade de transmissão de função do comando do 4º Comando Regional, na noite desta sexta-feira (25.03), a partir das 18h30, em Rondonópolis. O coronel Wilker Soares Sodré, atual Subchefe de Estado-Maior da PMMT, realiza a passagem do comando para o coronel Fernando Augustinho de Oliveira Galindo.

A solenidade será presidida pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis. No evento, o tenente-coronel Gleber Candido Moreno, que atualmente ocupa a função de comandante do 4º Comando Regional, transmitirá a função para o coronel Fernando Augustinho, que deixa o comando do 12º Comando Regional, sediado em Pontes e Lacerda.

O coronel Fernando Augustinho ingressou na Polícia Militar no ano de 1999 e foi promovido ao posto-maior da PM, em setembro do ano passado. O coronel é bacharel em Segurança Pública, da Academia Costa Verde, formado no ano de 2001. Possui especialização em Direito Militar, pela Rede Luiz Flávio Gomes; e Curso Superior de Polícia com Ênfase em Estudo de Trabalho de Comando e Estado Maior, formado em 2019, pela Academia Costa Verde.

Leia Também:  Trio é preso pela PM com armas, munições e apetrechos em MT

Antes de comandar o 12º Comando Regional, o coronel Fernando Augustinho também foi comandante do 3º Batalhão da PM de Cuiabá, nos anos de 2017 a 2021; comandante do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), entre 2016 e 2017; além de comandar o 24º Batalhão da PM, também na Capital, em 2016; entre outros.

Serviço

Passagem de comando do 4º Comando Regional

Data: 25/03 (sexta-feira)
Horário: 18h30
Local: Senai Rondonópolis – Rua Ademir de Jesus Ribeiro, nº 3147, bairro Parque Residencial Universitário

Fonte: PM MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Ex-secretária e empresários são alvos de investigação sobre contratos públicos em Livramento

Publicados

em

Reprodução

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na última quinta-feira (15), a Operação Legado para desarticular o núcleo financeiro de um esquema criminoso que causou prejuízos ao município de Nossa Senhora do Livramento.

Na operação, são cumpridas 30 ordens judiciais expedidas pelo Juízo do Núcleo de Justiça 4.0 do Juízo das Garantias de Cuiabá, com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor).

Uma pessoa jurídica e cinco pessoas físicas são alvos dos mandados. Entre elas, estão uma ex-secretária municipal, empresários, pessoas apontadas como laranjas e uma empresa utilizada para a operação financeira do esquema. O cumprimento das ordens judiciais conta com o apoio de aproximadamente 30 policiais das delegacias da Diretoria de Atividades Especiais da Polícia Civil.

A operação é um desdobramento da Operação Liberatio, deflagrada em 2024 pelo Núcleo de Ação de Competência Originária, do Ministério Público de Mato Grosso (NACO/MP-MT), que, na ocasião, teve como alvos o então prefeito e alguns secretários.

Em continuidade aos trabalhos, foi instaurada uma investigação na Deccor para apurar a possível prática dos crimes de lavagem de dinheiro associada aos crimes de peculato, corrupção passiva e organização criminosa, na gestão municipal anterior.

Leia Também:  Polícia Civil prende homem foragido da Justiça por posse ilegal de arma e estelionato

Os trabalhos buscam apurar o caminho percorrido pelo dinheiro que teria sido desviado de dois contratos firmados, à época, pela Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento: um deles com um posto de combustíveis, cujo objeto era o abastecimento da frota de veículos oficiais da cidade; e outro com uma construtora responsável pela reforma de pontes de madeira em Nossa Senhora do Livramento.

No período investigado, foram constatadas movimentações de mais de R$ 90 milhões nas contas bancárias dos alvos, incluindo as de uma pessoa que já havia falecido à época das operações financeiras.

Essa pessoa era mãe do proprietário do posto de combustíveis e também avó da proprietária da empresa de construção civil que teria sido beneficiada, de forma atípica, com valores provenientes do posto de combustíveis.

Ordens judiciais

Com base nas investigações, foi solicitada a expedição de mandados contra os investigados, com o objetivo de aprofundar as apurações, arrecadar novos elementos de prova e identificar outros possíveis envolvidos.

Leia Também:  PM recupera quatro toneladas de soja furtadas e prende suspeito por receptação

Entre as ordens judiciais estão sete mandados de busca e apreensão e seis ordens de acesso a dados armazenados em dispositivos móveis.

Há também uma ordem de proibição de licitar e contratar com o Poder Público, especialmente com o município de Nossa Senhora do Livramento, direcionada à empresa investigada nesta fase.

Foi determinado o bloqueio inicial de R$ 15,8 milhões nas contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas, além do sequestro de dois veículos, uma motocicleta e um caminhão.

Além disso, foi determinada a expedição de ordens às instituições financeiras com as quais a pessoa falecida mantinha relacionamento, para que impeçam a reativação ou a utilização indevida da conta por terceiros, inclusive por pessoas que detenham poderes de representação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA