CUIABÁ

POLÍCIA

Polícia Militar finaliza formação de 224 alunos no 13º Estágio de Qualificação de Praças

Publicados

POLÍCIA

A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio da Escola Superior de Formação de Praças (Esfap), realizou na tarde desta sexta-feira (21.03), o encerramento do 13º Estágio de Qualificação de Praças. A cerimônia foi realizada no auditório do Comando-Geral da PMMT, onde todos os 224 alunos militares receberam os certificados de conclusão.

Realizado entre os meses de janeiro e março, os estágios de atualizações e aperfeiçoamentos foram separados em três níveis, onde participaram do curso 224 policiais militares, sendo 136 no Estágio de Atualização de Sargentos (EAS), 80 no Estágio de Qualificação de Sargentos (EQS) e 08 no Estágio de Qualificação de Cabos (EQC).

Durante o período de curso, os alunos de todas as regiões do Estado receberam instruções de Procedimento Operacional Padrão, Direito Penal Militar, Legislação de Trânsito, dentre outras disciplinas que contribuíram para a atualização do conhecimento para aprimorar o trabalho do serviço e disciplina policial.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, parabenizou os formandos da turma e ressaltou a importância da qualificação para seguir novos caminhos na carreira militar.

Leia Também:  Polícia Civil deflagra mais uma fase da Operação Office Crime para cumprimento de mandados judiciais

“É uma turma que reúne militares de todos os Comandos Regionais para uma qualificação de extrema importância, onde são adquiridos novos conhecimentos para serem aplicados daqui pra frente em seus serviços e nas suas unidades, beneficiando não somente o trabalho policial mas também toda a sociedade que pode contar com uma Polícia Militar cada vez mais preparada”, enfatizou.

O comandante da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), tenente-coronel Bruno Marcel Souza Tocantins, agradeceu aos alunos que participaram do curso e destacou a união da turma e a troca de experiências entre militares de todo Mato Grosso.

“É muito importante os policiais darem uma pausa no corrido dia a dia e retornarem aos bancos escolares para rever conceitos, atualizar o conhecimento e trocar experiências com colegas dos mais variados lugares do Estado. Parabéns a todos pela superação das adversidades para subirem mais um degrau que os elevará para a próxima graduação militar”, destacou o tenente-coronel.

Turma “Sargento Helidiony Barbosa da Silva”

Os alunos do 13º Estágio de Qualificação de Praças homenagearam com o nome da turma o segundo-sargento Helidiony Barbosa da Silva, falecido em um acidente com uma embarcação no Rio das Mortes, em Novo Santo Antônio, no dia 01 de março. Familiares do policial estiveram presentes na solenidade e receberam homenagens de toda a corporação.

Leia Também:  PF captura foragidos da Justiça no Aeroporto Internacional de Guarulhos

“Isso é uma prova que nunca nos esqueceremos daqueles que se foram carregando o nome da Polícia Militar com muita garra e determinação. Nunca será fácil lidar com a dor, mas espero que todos os familiares se sintam honrados com esta singela homenagem que a turma concedeu ao sargento Helidiony”, finalizou o comandante-geral da PMMT.

Também estiveram presentes na solenidade o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Waldir Júlio Teis; a comandante-geral adjunta da PMMT, coronel Francyanne Siqueira Chaves; o subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira; o Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMMT, tenente-coronel Anderson Luiz do Prado; o comandante do 2º Comando Regional, coronel Januário Batista, entre demais autoridades.


 

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Acusado de feminicídio é encontrado morto em cela de presídio em Várzea Grande

Publicados

em

Reprodução

Joilson Bonifácio Correia de Sousa Silva, de 44 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado (17) em uma cela da Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. Ele era acusado de assassinar a ex-companheira, Conceição Moreira da Silva, de 31 anos, com aproximadamente 16 golpes de faca, em Chapada dos Guimarães.

Informações preliminares repassadas à reportagem indicam que Joilson estava sozinho na cela quando foi localizado. Ainda não há confirmação oficial sobre a causa da morte nem sobre as circunstâncias em que o corpo foi encontrado. A hipótese inicial de que não houve participação de outras pessoas depende de apuração e não foi confirmada.

As autoridades deverão realizar perícia médico-legal e examinar registros da unidade prisional para esclarecer o horário e a causa do óbito, além das condições em que o detento permaneceu sob custódia do Estado.

Joilson estava preso desde a noite de 10 de outubro, quando foi detido após a morte de Conceição. O feminicídio ocorreu por volta das 21h, na Rua do Ipê, nas proximidades da Mercearia Azevedo, no bairro São Sebastião, em Chapada dos Guimarães, a cerca de 65 quilômetros de Cuiabá.

Segundo os registros policiais, Conceição havia saído do trabalho em um supermercado e seguia de bicicleta para uma pizzaria quando foi surpreendida pelo ex-companheiro. Ele teria aguardado a passagem dela e iniciado o ataque em via pública. A vítima foi derrubada e atingida por aproximadamente 16 golpes de faca.

Leia Também:  Operação cumpre mandados contra traficantes e prende seis em flagrante em São José do Xingu

A Polícia Militar foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), após testemunhas relatarem que uma mulher era atacada com uma arma branca. Quando os policiais chegaram, encontraram o suspeito contido por moradores. Joilson tinha ferimentos pelo corpo e um corte na cabeça, atribuídos à reação de pessoas que presenciaram o ataque. A faca indicada como instrumento do crime foi apreendida.

Socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Conceição foi encaminhada para atendimento médico, mas morreu em decorrência da gravidade dos ferimentos. O caso foi registrado no boletim de ocorrência nº 2026.343185 e passou a ser investigado pela Polícia Civil como feminicídio.

Vítima havia denunciado ameaças

Conceição havia procurado as autoridades para denunciar ameaças do ex-companheiro. Em 28 de setembro, 12 dias antes de ser morta, obteve uma medida protetiva de urgência após relatar episódios de violência e intimidação.

De acordo com informações divulgadas sobre o procedimento policial, ela havia voltado à residência onde morava com Joilson para buscar pertences, acompanhada de dois irmãos. Na ocasião, ele teria se armado com uma faca e ameaçado a mulher. Os familiares intervieram, e ela não foi atingida.

Leia Também:  Homem é preso transportando droga em compartimento secreto de caminhão em Alto Garças / MT

Depois do episódio, Conceição registrou denúncia por ameaça no contexto de violência doméstica. O procedimento apontava risco grave à integridade da vítima. Informações levantadas durante a investigação indicaram que o suspeito não aceitava o fim do relacionamento e perseguia a ex-companheira.

Mãe de três filhos, Conceição teve a morte lamentada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Chapada dos Guimarães, que também questionou a efetividade da proteção oferecida após as denúncias.

Prisão preventiva

Joilson foi preso em flagrante em 10 de outubro. No dia seguinte, durante audiência de custódia, o juiz plantonista André Barbosa Guanaes Simões converteu a prisão em flagrante em preventiva. A medida manteve o acusado sob custódia enquanto avançavam os procedimentos judiciais, mas não representava condenação definitiva.

Com a confirmação formal da morte, a Justiça poderá reconhecer a extinção da punibilidade de Joilson, nos termos do artigo 107, inciso I, do Código Penal. A morte do acusado não impede a apuração de eventuais responsabilidades de outras pessoas, caso sejam identificadas.

Até a conclusão dos procedimentos oficiais, a causa da morte de Joilson permanece indeterminada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA