POLÍCIA
Polícia Civil realiza Workshop Fraudes Bancárias e Investigação Financeira
POLÍCIA
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Academia de Polícia (Acadepol), promove o Workshop “Fraudes Bancárias e Investigação Financeira”, nos dias 27 e 28 de setembro, em Cuiabá.
A capacitação será realizada no auditório do Detran-MT, localizado no Centro Político Administrativo, e reunirá cerca de 70 policiais civis lotados em diferentes unidades policiais.
O Workshop “Fraudes Bancárias e Investigação Financeira” objetiva a integração entre os setores de segurança das plataformas digitais de e-commerce e das instituições financeiras, visando garantir um ambiente virtual mais seguro e confiável para todos os usuários.
O evento foi planejado diante da crescente expansão do comércio eletrônico, que trouxe inúmeros benefícios à sociedade, além de grandes desafios relativos à segurança cibernética e prevenção de fraudes.
Serão debatidas táticas e técnicas utilizadas por criminosos digitais, assim qualificando os servidores para combater efetivamente as ameaças presentes no ambiente eletrônico.
As palestras serão ministradas por profissionais renomados no campo da segurança digital, representantes de instituições financeiras, empresas de e-commerce e especialistas em crimes cibernéticos, proporcionando uma visão holística dos desafios enfrentados no mundo digital.
Segue a programação:![]()
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLÍCIA
Polícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
Os pastores evangélicos Nivaldo de Almeida e Orminda Barcelos Almeida são apontados pela Polícia Civil como integrantes do esquema criminoso investigado na Operação Fariseus. Segundo o delegado Victor Hugo Caetano de Freitas, o casal recebia recados, transportava dinheiro, emprestava contas bancárias e movimentava valores para atender interesses de uma facção criminosa.
A filha deles, Rhavenna Barcelos de Almeida, foi presa preventivamente nesta quinta-feira (16), em Cuiabá. Conforme a investigação, ela atuava no suporte operacional, financeiro e na comunicação entre integrantes da organização criminosa. Contra os pais foram cumpridos apenas mandados de busca e apreensão.
De acordo com a Polícia Civil, a família utilizava um projeto de evangelização em unidades prisionais para se aproximar de detentos e manter contato com lideranças da facção. A estrutura religiosa teria sido usada para transmitir mensagens e facilitar a movimentação de recursos ilícitos. O delegado ressaltou, porém, que a investigação não aponta envolvimento institucional da igreja, mas sim de pessoas que teriam se aproveitado da atividade missionária para favorecer o grupo criminoso.
As investigações também indicam que Rhavenna mantinha contato com Jonas Souza Garcia Júnior, conhecido como “Batman”, apontado como líder da facção e atualmente foragido. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos veículos, dinheiro em espécie e materiais relacionados à organização criminosa. Ao todo, a Operação Fariseus cumpriu 27 ordens judiciais, e os investigados respondem por crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção de menor e tortura.
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Militar localiza aeronave e apreende 78 tabletes de cocaína na Reserva do Cabaçal
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil deflagra operação para apurar homicídio de jovem em Poxoréu
-
CURIOSIDADES4 dias atrásCaracterísticas raras atraem turistas para Poços de Caldas
-
CURIOSIDADES3 dias atrásAcessibilidade na CASACOR SP garante experiência para PCDs
-
CURIOSIDADES4 dias atrásEconomia criativa amplia empregos e renda no Brasil
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil prende homem por descumprimento de medida protetiva em Vila Bela da Santíssima Trindade
-
CURIOSIDADES4 dias atrásLab Novas Histórias abre inscrições para edição de 30 anos


