POLÍCIA
Polícia Civil realiza seminário para 110 policiais que atuam com vítimas da violência contra a mulher
POLÍCIA
A Polícia Civil realizou, nesta quarta-feira (26.3), o “1º Seminário de Investigação de Crimes Cometidos contra Mulher por Razão de Gênero”, que reuniu 110 policiais, de 15 regionais de Mato Grosso, na Acadepol, em Cuiabá, para qualificá-los a utilizar os protocolos de “Investigação de Crimes Cometidos Contra Mulheres” e “Investigação de Crimes Sexuais”.
“Esses documentos foram elaborados visando três aspectos fundamentais: promover o aperfeiçoamento dos atendimentos das vítimas, garantindo acolhimento com perspectiva de gênero; fomentar a padronização de atuação, de modo que as vítimas sejam atendidas de forma similar e uniformizada em qualquer regional do estado; e garantir segurança jurídica aos policiais civis que trabalham com a pauta, estabelecendo regras de condutas a serem observadas”, discursou a delegada Mariell Antonini Dias Viana, coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis.
A delegada Mariell explicou que uma gama de serviços estão disponíveis para a mulher vítima de violência e é importante que os policiais conheçam essas opções e comecem a fomentar esse trabalho em rede, para melhorar os serviços disponíveis.
“São fatores importantíssimos que os policiais precisam conhecer e atuar de uma forma padronizada, para garantir essa uniformidade de atendimento e também resguardar essa segurança jurídica dos nossos policiais. Essa padronização é muito importante porque garante que essa vítima seja atendida de forma uniforme em qualquer unidade de Mato Grosso”, disse a delegada.
Avanços no combate à violência doméstica
Nos últimos anos, o combate à violência contra a mulher em Mato Grosso teve grandes avanços, com ações modelo até mesmo para outros Estados. Ao menos uma vez no ano é realizada uma operação estadual de combate à violência contra a mulher, com cumprimento de mandados e conclusão de inquéritos policiais.
Também foi criado o projeto Casa de Eurídice, que informatizou o amparo e o atendimento às vítimas de violência doméstica, levando o atendimento multidisciplinar para o ambiente virtual; assim como o aplicativo SOS Mulher e a Delegacia Digital, que trouxeram a possibilidade das vítimas solicitarem as medidas protetivas de forma mais ágil.
Outro avanço é o projeto Papo de Homem Para Homem, conduzido pela Polícia Comunitária. E, nas qualificações, além dos protocolos que foram apresentados nesta quarta-feira (26.3), em março também houve a capacitação de 300 policiais civis.
“Nós somos referência em apuração de crimes de facções criminosas, temos exportado para outros estados esse combate a facções, a crimes de informática, a uma série de crimes. E hoje, com orgulho, nós também estamos exportando o Protocolo de Combate à Violência Doméstica”, comemorou a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Silveira Maidel.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLÍCIA
Homem morre após perder controle de carro e bater contra poste em Várzea Grande
Um homem morreu em um grave acidente de trânsito no fim da tarde desta sexta-feira (7), na avenida Filinto Müller, na rotatória do bairro Jardim Marajoara, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.
Segundo informações preliminares da Guarda Municipal de Várzea Grande (GMVG), o motorista perdeu o controle do veículo e bateu violentamente contra um poste às margens da avenida.
Com a força da colisão, o homem foi arremessado para fora do automóvel e morreu ainda no local. O veículo ficou completamente destruído.
O impacto também atingiu uma residência próxima e derrubou parte do muro frontal do imóvel.
A identidade da vítima ainda não foi divulgada.
Equipes de segurança foram acionadas para atender a ocorrência e realizar os procedimentos necessários. As circunstâncias que fizeram o motorista perder o controle do veículo deverão ser investigadas pelas autoridades competentes.Vítima foi arremessada para fora do veículo e morreu ainda no local; acidente também derrubou muro de uma residência
-
Diamantino19 horas atrásNOTA OFICIAL- 05/10/2026
-
Rondonópolis19 horas atrásSecretaria de Saúde amplia comunicação com a população pelo Instagram
-
Rondonópolis18 horas atrásPeças teatrais e musicais marcam encerramento de projeto de leitura na EMEF Alfredo de Castro
-
Rondonópolis19 horas atrásProjeto do Procon ensina alunos da rede pública sobre direitos do consumidor
-
Rondonópolis19 horas atrásSanear corrige trecho de obra no acesso ao Melchiades Figueiredo após chuva intensa
-
Rondonópolis18 horas atrásPrefeitura manifesta pesar pelo falecimento da professora Estefânia da Costa
-
Primavera do Leste19 horas atrásTem dívida com a Prefeitura? Regulariza PVA oferece descontos de até 100% em juros e multas
-
Primavera do Leste18 horas atrásPrefeitura de Primavera do Leste realiza audiência pública para discutir alterações no zoneamento urbano


