CUIABÁ

POLÍCIA

Polícia Civil prende integrante de associação criminosa especializada em estelionatos eletrônicos

Publicados

POLÍCIA

A Delegacia Especializada em Estelionatos (DEEF) da Capital prendeu em flagrante uma mulher, nesta quarta-feira (03.05), responsável pelo recebimento de valores provenientes de fraudes eletrônicas. A apuração identificou uma associação criminosa especializada em fraudes que utiliza plataformas digitais e redes sociais para aplicação dos golpes.

A Delegacia de Estelionatos recebeu informações da Delegacia de Canarana sobre o golpe aplicado em vítimas da cidade da região Araguaia. A atuação rápida, após registro de ocorrência e identificação da conta bancária levou à localização e prisão em flagrante da jovem de 18 anos que cedeu sua conta digital para recebimento de R$ 15 mil obtidos ilicitamente, transferidos pelas vítimas de Canarana, após caírem no ‘golpe do falso intermediador’.

Durante as diligências, os Policiais Civis identificaram outras pessoas envolvidas e a investigação continuará para responsabilização dos suspeitos.

O delegado Marcelo Martins Torhacs, que coordenou a prisão em flagrante, explica que o crime cometido por meio de plataformas digitais, com uso de redes sociais, é modalidade recente de estelionato cibernético e é qualificadora do crime de estelionato, com pena de quatro a oito anos de reclusão. “Sem prejuízo da apuração de crime de associação criminosa ou organização criminosa, de maneira que há possibilidade concreta de decretação da prisão temporária ou preventiva àqueles que se dedicam a tais práticas criminosas. A crença de que o crime de estelionato não dá cadeia acabou”, frisou o delegado.

Leia Também:  Homem suspeito de ameaçar e perseguir ex-companheira é preso em flagrante pela Polícia Civil

A Polícia Civil orienta as pessoas para que se certifiquem e tomem as cautelas necessárias sobre a venda de veículos por meio da internet, certificando-se sobre a conta para transferência bancária e se o beneficiário é realmente o proprietário do veículo. A transação por meio digital deve ser confirmada pessoalmente, com o real proprietário do veículo e se atentar sobre eventual intermediário na transação, que muitas vezes são os golpistas que oferecem vantagens atrativas, porém inexistentes, causando prejuízos às vítimas.

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Estelionatos, ainda orienta as pessoas que, diante de situação suspeita, faça denúncia pelo 197 (sigilo do comunicante), informando a existência de suspeitos do golpes do falso intermediador ou outras modalidades de estelionatos. As denúncias serão devidamente apuradas.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Polícia Militar utiliza esporte como ferramenta de transformação social na Baixada Cuiabana

Publicados

em

O esporte e a disciplina caminham lado a lado no combate à vulnerabilidade social. A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do 1º e 2º Comandos Regionais, já atende mais de duas mil crianças e jovens, que através da prática esportiva encontraram uma oportunidade de transformação de vida e convivência cidadã.

Pelo menos 2.051 participantes integram diretamente as modalidades oferecidas pelos batalhões militares de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger e unidades especializadas da Capital. Para o comandante-geral adjunto, coronel André Wilian Doreleo, o esporte atua como uma ferramenta estratégica de prevenção primária à violência e fortalecimento dos laços comunitários.

“A missão da Polícia Militar vai muito além do policiamento ostensivo e tático no combate à criminalidade. Quando abrimos os portões dos nossos batalhões para acolher nossas crianças no tatame ou no campo de futebol, estamos investindo no futuro do nosso Estado. O esporte ensina respeito, resiliência e companheirismo. Cada jovem que treina conosco é uma vida protegida e um futuro transformado”, destacou o coronel. 

Entre os destaques está o atleta de jiu-jitsu do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Túlio Filho, que conquistou, em janeiro deste ano, a medalha de ouro e o título de Campeão Europeu, em Lisboa, Portugal. Desde os 8 anos de idade, Túlio integra o projeto social do batalhão. Essa foi a segunda vez do atleta representando o Estado na Europa, em 2025 Túlio ficou em segundo lugar na categoria “adulto meio pesado”.

Foto: Reprodução/Polícia Militar - MT
Foto: Reprodução/Polícia Militar – MT

“O jiu-jitsu transformou a minha vida completamente. O esporte me ensinou a ter disciplina e seguir um caminho certo na minha própria vida. O jiu-jitsu Rotam foi um grande divisor de águas, pois eu consegui realizar meus sonhos. Só tenho agradecer aos instrutores, meus pais e amigos pelo apoio e incentivo”, declarou Túlio Filho. 

Leia Também:  Força Tática prende homem por tráfico de drogas e apreende 42 porções de entorpecentes

O Batalhão também atende jovens na escolinha de futebol Grêmio Rotam. O comandante da Rotam, tenente-coronel Fábio Alves Ribeiro, enfatizou que a vitória representa não apenas o talento individual do atleta, mas também o resultado de um trabalho contínuo de formação esportiva, disciplina e cidadania promovido pelo projeto social da unidade. 

“A iniciativa tem transformado a vida de dezenas de jovens por meio do esporte, incentivando valores como respeito, superação e trabalho em equipe. Cada medalha conquistada é reflexo do compromisso da Rotam com o desenvolvimento humano e social. Ver um atleta formado dentro da nossa unidade alcançar o topo da Europa é motivo de orgulho para toda a corporação”, declarou tenente-coronel Fábio Alves Ribeiro.

Foto: Reprodução/Polícia Militar - MT
Foto: Reprodução/Polícia Militar – MT

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) também conta com projetos sociais de judô e aulas de futebol, que já atende mais de 50 matrículas. Os alunos colecionam diversos títulos nacionais e também participam de campeonatos anuais feitos pela unidade. A Força Tática proporciona os projetos Young Boys (Futsal) e Gibborim (Estudos Bíblicos).

Ainda em Cuiabá, há os projetos sociais e esportivos por meio do 1º Batalhão com o Lutando pelo Futuro (Karatê e Jiu Jitsu) que atende mais de 200 alunos, o 3º Batalhão com projeto Crescer com mais de 300 estudantes, bem como o 9º Batalhão com Projeto Lutas que conta hoje com mais de 100 matrículas. Além disso, os policiais militares do 10º Batalhão coordenam os projetos Black Belt (Karatê), Aruandê (Capoeira), Escolinha de Futebol e Futsal, assim como Ginástica para Melhor Idade e Dança e Atividade Recreativa, com 980 participantes. 

Leia Também:  Polícia Militar prende suspeito de homicídio em Ipiranga do Norte

Já no município de Santo Antônio de Leverger, a 3ª Companhia Independente apresenta o projeto Jiu Jitsu e Judô com 130 alunos. Em Várzea Grande, o 4º Batalhão da PM, que integra o 2º Comando Regional, se destaca, desde 2018, com o 4º Bravo Lutas, voltado para a prática de artes marciais, com mais 140 alunos nas modalidades de Jiu Jitsu, Karatê, Judô e Wrestling (luta livre).

Foto: Reprodução/Polícia Militar - MT
Foto: Reprodução/Polícia Militar – MT

“A prática esportiva é uma ferramenta poderosa de transformação social, pois ela afasta as crianças da vulnerabilidade e molda o caráter de quem será o futuro da nossa sociedade. Nosso compromisso é continuar apoiando iniciativas como esta, que formam não apenas atletas, mas, acima de tudo, bons cidadãos”,enfatizou o comandante do 3º Batalhão, tenente-coronel Adonival Coelho de Souza Júnior.

Todos os projetos sociais ofertados pela Polícia Militar são gratuitos. Além disso, o ingresso de novos alunos podem ser realizados durante todo o ano com a autorização dos pais e/ou responsáveis legais e com a entrega de toda a documentação solicitada por cada diretoria dos projetos.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA