POLÍCIA
Polícia Civil prende em Cuiabá criminoso suspeito de planejar sequestro e extorsão de secretário municipal
POLÍCIA
Uma apuração conjunta da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis e Gerência de Combate ao Crime Organizado chegou à identificação do suspeito de planejar e instruir o grupo criminoso que sequestrou e extorquiu uma vítima na cidade de São José do Povo, no sul do estado. Os criminosos sequestraram a vítima, que exerce o cargo de secretário municipal, na última terça-feira, e a obrigaram a fazer transferências bancárias que totalizaram 247 mil reais.
O suspeito de planejar o crime foi preso na quarta-feira (23.08), em Cuiabá. Durante diligências, a equipe da GCCO o localizou em um imóvel no bairro Jardim Mossoró, na Capital. Com ele estavam mais dois suspeitos que foram detidos em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Contra o suspeito de planejar a empreitada criminosa, a equipe da GCCO constatou que havia dois mandados de prisão em aberto, decretados pela Comarca de Rondonópolis, pelos crimes de roubo majorado e tráfico de drogas.
Também na quarta-feira, a equipe da Derf de Rondonópolis prendeu uma mulher de 22 anos por receber parte dos valores extorquidos da vítima sequestrada em São José do Povo. Ela foi autuada em flagrante pelos crimes de extorsão qualificada, falsidade ideológica e falsa comunicação de crime. Para tentar criar um álibi para si, a suspeita registrou em Rondonópolis um boletim de ocorrência, enquanto a vítima era mantida em cárcere, relatando que seu aparelho celular, com senhas de aplicativos bancários, havia sido furtado. A comunicação foi feita com a intenção de excluir sua participação no crime.
A Delegacia de Roubos e Furtos de Rondonópolis continua com as investigações para identificar todos os envolvidos no crime.
Extorsão mediante sequestro
Na manhã de terça-feira, dois homens arrombaram a porta da residência da vítima, em São José do Povo, a renderam e roubaram objetos, como notebook, videogame e uma arma de pressão. Em seguida, os criminosos obrigaram a vítima entrar em seu veículo e saíram em direção a um cativeiro, onde a obrigaram a ligar o notebook e fazer cinco transferências bancárias que totalizaram R$ 247 mil. Depois, a vítima foi liberada no final da Rodovia do Peixe, em Rondonópolis.
A vítima relatou à Polícia Civil que durante o tempo que permaneceu em cativeiro, os criminosos mantinham contato com uma terceira pessoa que instruía toda a ação. Após as transferências, os dois suspeitos continuaram falando ao telefone com essa pessoa, que pedia mais dinheiro.
Antes de seguir para o segundo cativeiro, outra pessoa foi ao local onde o secretário era mantido para colocar combustível no carro da vítima e o grupo continuou insistindo para que a vítima transferisse mais dinheiro. Como não foi possível, eles saíram com vítima para o segundo cativeiro, não conseguiram realizar mais transferências e o secretário municipal foi libertado na Rodovia do Peixe, próximo à Gleba Rio Vermelho.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLÍCIA
Polícia Civil prende condenado a 20 anos por estupro de vulnerável em Juara
A Polícia Civil cumpriu, nesta segunda-feira (01.6), um mandado de prisão decorrente de condenação criminal transitada em julgado contra um homem, de 47 anos, condenado pelos crimes de estupro de vulnerável e estupro, no município de Juara.
A ação integra as atividades da Operação Caminhos Seguros, coordenada nacionalmente com foco na prevenção e repressão à violência praticada contra crianças e adolescentes.
O mandado foi cumprido por policiais civis da Delegacia de Polícia de Juara. O preso é condenado à pena de 20 anos de reclusão em regime fechado, conforme decisão da 3ª Vara Criminal da Comarca de Juara.
O crime ocorreu em uma aldeia indígena em Juara, no ano de 2019. A vítima era enteada do suspeito.
Nesta segunda-feira (01), após diligências, os policiais civis deram cumprimento à ordem judicial no Centro de Juara. O preso está à disposição do Poder Judiciário para audiência de custódia e posterior encaminhamento ao sistema prisional para início do cumprimento da pena.
Segundo o delegado Geremias Ferreira de Oliveira, a prisão representa mais uma ação voltada à proteção da infância e da adolescência.
“O cumprimento de mandados decorrentes de condenações definitivas garante a efetividade das decisões judiciais e reforça o compromisso da Polícia Civil no enfrentamento aos crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes. A Operação Caminhos Seguros demonstra a atuação integrada das instituições na proteção dos mais vulneráveis”, destacou o Delegado.
-
MATO GROSSO19 horas atrásPrimeiro Encontro de Fibromiálgicos marca nova era de reconhecimento e inclusão em Mato Grosso
-
CUIABÁ4 dias atrásAikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar resgata casal mantido em cárcere e prende cinco faccionados
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema de roubo de entorpecentes entre facções criminosas
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Militar prende homem com revólver e seis tabletes de cocaína e pasta base
-
POLÍCIA6 dias atrásOperação investiga grupo por produção e venda de pornografia falsa com imagens de adolescentes em MT
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil apreende arma de fogo e munições em investigação sobre ameaça e extorsão
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásSamara Souto anuncia saída da Banda Magníficos e relembra trajetória: ‘Especial’


