POLÍCIA
Polícia Civil lança projeto Delegacia Itinerante e leva serviços a moradores do Distrito da Guia
POLÍCIA
A Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária, lança na próxima quinta-feira (24.08), o projeto “Delegacia Itinerante” para levar serviços a locais que não possuem unidades fixas da instituição. O lançamento do projeto será no Distrito de Nossa Senhora da Guia, município de Cuiabá, na quinta-feira (24), às 09h30. As equipes de atendimento da Polícia Civil estarão na praça central do distrito.
O projeto Delegacia Itinerante visa atender a população, sobretudo fora da zona urbana, e que possui dificuldades em acessar uma delegacia, e incentivar a cidadania e a busca por informações e direitos básicos.
Serão disponibilizados serviços como registro de boletim de ocorrência, atendimentos aos grupos vulneráveis – vítimas de violência doméstica e familiar, crianças e adolescentes em situação de violação ao Estatuto da Criança e do Adolescente e idosos em situação de violação do Estatuto da Pessoa Idosa.
Entre outras atividades e ações s, os policiais civis farão oitivas de vítimas e testemunhas, confecção de termo de renúncia ou representação criminal e entrega de intimações.
A Delegacia Itinerante foi criada pela Coordenadoria de Polícia Comunitária e aprovada pelo Conselho Superior de Polícia, e contará com o apoio logístico e operacional da unidade responsável pela respectiva área de atuação.
De acordo com o delegado Carlos Francisco de Moraes, coordenador da Polícia Comunitária, a missão do projeto é executar as atribuições da Polícia Civil na sua atividade-fim, com atendimento prioritário qualificado e humanizado, além da integração com a sociedade em ações de segurança pública.
“O projeto foi desenvolvido pensando uma solução viável e eficiente, bem como será implantado pela Diretoria-Geral Adjunta e executado pela Coordenadoria de Polícia Comunitária”, destacou o delegado.![]()
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLÍCIA
Polícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
Os pastores evangélicos Nivaldo de Almeida e Orminda Barcelos Almeida são apontados pela Polícia Civil como integrantes do esquema criminoso investigado na Operação Fariseus. Segundo o delegado Victor Hugo Caetano de Freitas, o casal recebia recados, transportava dinheiro, emprestava contas bancárias e movimentava valores para atender interesses de uma facção criminosa.
A filha deles, Rhavenna Barcelos de Almeida, foi presa preventivamente nesta quinta-feira (16), em Cuiabá. Conforme a investigação, ela atuava no suporte operacional, financeiro e na comunicação entre integrantes da organização criminosa. Contra os pais foram cumpridos apenas mandados de busca e apreensão.
De acordo com a Polícia Civil, a família utilizava um projeto de evangelização em unidades prisionais para se aproximar de detentos e manter contato com lideranças da facção. A estrutura religiosa teria sido usada para transmitir mensagens e facilitar a movimentação de recursos ilícitos. O delegado ressaltou, porém, que a investigação não aponta envolvimento institucional da igreja, mas sim de pessoas que teriam se aproveitado da atividade missionária para favorecer o grupo criminoso.
As investigações também indicam que Rhavenna mantinha contato com Jonas Souza Garcia Júnior, conhecido como “Batman”, apontado como líder da facção e atualmente foragido. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos veículos, dinheiro em espécie e materiais relacionados à organização criminosa. Ao todo, a Operação Fariseus cumpriu 27 ordens judiciais, e os investigados respondem por crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção de menor e tortura.
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar localiza aeronave e apreende 78 tabletes de cocaína na Reserva do Cabaçal
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil deflagra operação para apurar homicídio de jovem em Poxoréu
-
CURIOSIDADES5 dias atrásCaracterísticas raras atraem turistas para Poços de Caldas
-
CURIOSIDADES3 dias atrásAcessibilidade na CASACOR SP garante experiência para PCDs
-
CURIOSIDADES5 dias atrásEconomia criativa amplia empregos e renda no Brasil
-
CURIOSIDADES4 dias atrásLab Novas Histórias abre inscrições para edição de 30 anos
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados contra investigado por coagir e intimidar delegado em Cuiabá


