POLÍCIA
Polícia civil deflagra operação contra esquema de corrupção em contratos de transporte escolar em Peixoto de Azevedo
POLÍCIA
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Guarantã do Norte (725 km de Cuiabá), deflagrou, na manhã dessa quarta-feira (09.4), a Operação Caminhos Ocultos, para cumprimento de três mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão relacionados a um suposto esquema de corrupção envolvendo contratos de locação de ônibus escolares em Peixoto de Azevedo (675 km da Capital).
A investigação, conduzida pela unidade regional, apura a prática dos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Foram presos dois servidores públicos lotados na Secretaria Municipal de Educação de Peixoto de Azevedo e um empresário do ramo de transportes.
Conforme apurado, os servidores teriam recebido vantagens indevidas para facilitar o trâmite de processos administrativos relacionados à empresa, que atua na prestação de serviço de transporte escolar. A investigação revelou indícios de que parte dos valores pagos como propina foi depositada diretamente nas contas bancárias de filhos dos servidores, sendo um deles com apenas nove anos de idade e outro com 17.
A ação visa aprofundar as investigações e coletar provas complementares para o avanço do inquérito policial. Os presos serão ouvidos e, posteriormente, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
A Polícia Civil reforça seu compromisso com o combate à corrupção e a defesa da correta aplicação dos recursos públicos, especialmente nas áreas sensíveis como a educação.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLÍCIA
Polícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
Os pastores evangélicos Nivaldo de Almeida e Orminda Barcelos Almeida são apontados pela Polícia Civil como integrantes do esquema criminoso investigado na Operação Fariseus. Segundo o delegado Victor Hugo Caetano de Freitas, o casal recebia recados, transportava dinheiro, emprestava contas bancárias e movimentava valores para atender interesses de uma facção criminosa.
A filha deles, Rhavenna Barcelos de Almeida, foi presa preventivamente nesta quinta-feira (16), em Cuiabá. Conforme a investigação, ela atuava no suporte operacional, financeiro e na comunicação entre integrantes da organização criminosa. Contra os pais foram cumpridos apenas mandados de busca e apreensão.
De acordo com a Polícia Civil, a família utilizava um projeto de evangelização em unidades prisionais para se aproximar de detentos e manter contato com lideranças da facção. A estrutura religiosa teria sido usada para transmitir mensagens e facilitar a movimentação de recursos ilícitos. O delegado ressaltou, porém, que a investigação não aponta envolvimento institucional da igreja, mas sim de pessoas que teriam se aproveitado da atividade missionária para favorecer o grupo criminoso.
As investigações também indicam que Rhavenna mantinha contato com Jonas Souza Garcia Júnior, conhecido como “Batman”, apontado como líder da facção e atualmente foragido. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos veículos, dinheiro em espécie e materiais relacionados à organização criminosa. Ao todo, a Operação Fariseus cumpriu 27 ordens judiciais, e os investigados respondem por crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção de menor e tortura.
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Militar localiza aeronave e apreende 78 tabletes de cocaína na Reserva do Cabaçal
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil deflagra operação para apurar homicídio de jovem em Poxoréu
-
CURIOSIDADES4 dias atrásCaracterísticas raras atraem turistas para Poços de Caldas
-
CURIOSIDADES3 dias atrásAcessibilidade na CASACOR SP garante experiência para PCDs
-
CURIOSIDADES4 dias atrásEconomia criativa amplia empregos e renda no Brasil
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil prende homem por descumprimento de medida protetiva em Vila Bela da Santíssima Trindade
-
CURIOSIDADES4 dias atrásLab Novas Histórias abre inscrições para edição de 30 anos


