CUIABÁ

POLÍCIA

Polícia Civil de MT recebe visita da Diretoria do Fundo Nacional de Segurança Pública

Publicados

POLÍCIA

A Diretoria da Polícia Civil de Mato Grosso recebeu a visita institucional da Diretoria do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, nesta segunda-feira (14.04), em Cuiabá.

O encontro técnico, ato de recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), teve como objetivo a fiscalização e auditoria acerca do uso e execução dos recursos financeiros, transferidos pelo Governo Federal através do Fundo Nacional de Segurança Pública aos Estados.

A delegada-geral, Daniela Maidel, junto com os diretores, recepcionaram a comitiva liderada pela diretora Camila Pintarelli. Os representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, conheceu primeiramente alguns dos investimentos em tecnologia, que possibilitaram a criação e desenvolvimento do “Geia”, sistema único de funcionalidades da Polícia Civil.

Foram apresentados os serviços digitais implantados pela instituição mato-grossense, e que vem proporcionado a organização tanto administrativa quanto investigativa. Esses avanços reforçam a importância em atender a crescente demanda de investir na tecnologia de segurança. Uns dos investimentos alcançados através da aplicação dos recursos oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública, foram a instalação de leitores biométricos em todas as delegacias do estado e o reconhecimento facial.

Leia Também:  Suspeito de estuprar adolescente em provador de shopping é preso pela Polícia Civil em Sinop

Durante a reunião institucional também foi demonstrado o trabalho de capacitação continuada promovido com os recursos federais, pela Academia de Polícia Civil, buscando o aperfeiçoamento e treinamento dos servidores, que além da capacitação técnica reflete na valorização e reconhecimento do profissional.

A unidade de ensino da Polícia Civil tem colocado cada vez mas em prática a preparação das habilidades investigativas, elaborando atividades e instruções com preparo e inteligência, assim contribuindo com o fortalecimento da segurança pública e a prestado de serviço de qualidade.

Conforme a diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Pintarelli, o FNSP apoia projetos de segurança pública e prevenção à violência, bem como financia ações destinadas a reequipamento, treinamento e qualificação de policiais e servidores da área em todo Brasil.

“Como gestora do Fundo Nacional de Segurança Pública parabenizo a Polícia Civil de Mato Grosso pelas excelentes ações e práticas implementadas, o que traz alegria e segurança ao verificar que de fato os recursos disponibilizados pela Governo Federal estão sendo aplicados de forma eficiente’, elogiou a diretora Camila Pintarelli.

Leia Também:  Após 43 anos sem saber o paradeiro dos irmãos, morador de MT reencontra familiares com ajuda de investigadores

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Polícia Militar lança projeto social para capacitação gratuita de mulheres nas áreas de beleza e gastronomia

Publicados

em

Por

A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do 9º Batalhão, inaugurou, na noite deste sábado (27.4), o projeto social “Sua Vez – Amor por Ensinar”, com o objetivo de capacitar mulheres com cursos profissionalizantes nas áreas de beleza e gastronomia. O lançamento ocorreu na base da 2ª Companhia Independente, localizada no bairro Parque Cuiabá, na Capital.

O objetivo do projeto social é inserir essas mulheres no mercado de trabalho. O projeto já conta com 150 inscrições. A primeira-dama Virgínia Mendes é madrinha da iniciativa, que também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

“Como madrinha desse projeto, me sinto profundamente honrada em contribuir para que tantas mulheres em situação de vulnerabilidade possam trilhar novos caminhos, com dignidade, capacitação e independência. Porque acreditar em uma mulher é dar força a uma família inteira. É construir futuro”, comemorou a primeira-dama do Estado.

De acordo com o comandante do 9º Batalhão, tenente-coronel Fábio Alves Ribeiro, a unidade militar instalou um espaço exclusivo e climatizado para recepcionar as alunas do projeto, que serão capacitadas em grupo, com cursos de duração de três meses.

O local abriga auditório para aulas teóricas, espaço para desenvolvimento pessoal, clínica-escola de estética, com macas e cadeiras de manicure e pedicure, além de uma cozinha industrial para aulas de gastronomia, com cursos voltados à panificação. Elas sairão com certificados de conclusão.

Leia Também:  Homem é preso pela PM com duas armas de fogo em Cáceres

“A área da beleza e da alimentação são áreas prósperas e de fácil inserção no mercado de trabalho. Essas mulheres conseguem ter sua renda, muitas vezes, trabalhando dentro da própria casa. O objetivo do projeto é fazer com que elas sejam capacitadas e fortalecidas emocionalmente para sair da realidade catastrófica que vivem e ir para um futuro ainda melhor”, afirmou o tenente-coronel Ribeiro.

O secretário adjunto do Escritório Diretivo de Projetos Estratégicos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Klebson Gomes Haagsma, parabenizou a Polícia Militar pela iniciativa e enalteceu a parceria entre as instituições estaduais, destacando o sucesso e a importância dos programas SER Família, criados pela primeira-dama Virgínia Mendes.

“Estamos aqui para representar a primeira-dama Virgínia Mendes e dizer o quanto estamos gratos pela iniciativa de mais um projeto social para atender à nossa população. A ordem é nunca deixar um mato-grossense para trás, e é isso que já fazemos com o programa SER Família, SER Família Mulher e o SER Família Capacita, que já alcançou 26 mil pessoas capacitadas em 50 cursos. Estaremos prestando todo e qualquer tipo de apoio possível em projetos de capacitação e solidariedade aos nossos cidadãos”, destacou Klebson.

Leia Também:  Suspeito de estuprar adolescente em provador de shopping é preso pela Polícia Civil em Sinop

Mariana Lima, de 33 anos, é uma das inscritas no programa e falou que o projeto será uma oportunidade de retornar ao mercado de trabalho. “Eu fiquei muito feliz pela realização do projeto aqui na nossa região. Vou fazer cursos voltados para a área da beleza e pôr os conhecimentos adquiridos logo em prática”, disse.

Já Rafaela de Almeida, de 29 anos, que também está fora do mercado de trabalho, apostou em panificação. “Minha mãe já trabalha na área e vou poder ajudá-la através do projeto. Estou bastante animada e empolgada para fazer uma renda extra e poder ajudar em casa. A Polícia Militar está de parabéns pela iniciativa”, disse.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, reforçou que o projeto social Sua Vez – Amor por Ensinar será uma ótima oportunidade de mudança de vida para as alunas.

“Esse é mais um projeto social criado pela Polícia Militar para servir a nossa população. Nossa instituição está presente em 142 municípios e a intenção é de expandir cada vez mais assistência social. Graças ao Governo do Estado, vivemos uma realidade muito diferente dos últimos anos, com importantes investimentos e a valorização de agentes da Segurança Pública”, discursou coronel Fernando.

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA