CUIABÁ

POLÍCIA

Polícia Civil de MT cumpre mandados judiciais em ação policial nacional

Publicados

POLÍCIA

A Polícia Civil de Mato Grosso, participou da Operação Basilisco de Roko, deflagrada nesta quarta-feira (30.4), sob a coordenação da Polícia Civil do Estado do Pará e apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O trabalho de alcance nacional teve como objetivo principal prender pessoas foragidas que respondem por crimes violentos e intencionais, como homicídio, feminicídio, roubo, estupro, entre outros graves delitos.

As ordens judiciais foram encaminhadas aos estados pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (CIBERLAB-DIOPI), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), após levantamento prévio de prisões em vigência no Sistema de Banco Nacional de Mandados de Prisão.

Em Mato Grosso foram cumpridos cinco mandados, sendo um dos suspeitos alvos, de 34 anos e procurado por homicídio, localizado e preso na cidade de Canarana (823 km a leste de Cuiabá).

Participaram da operação as Polícias Civis do Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Bahia, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Leia Também:  Autor de violência doméstica é preso com arma e munições em Diamantino

Ao todo foram mobilizados 400 policiais civis para cumprimento de 115 mandados de prisão.

Basilisco de Roko

O nome da operação faz referência a um conto que sugere a existência de uma super inteligência artificial do futuro que consegue localizar qualquer pessoa. No campo investigativo, seria a capacidade das Polícias Civis em localizar e prender criminosos de alta periculosidade em qualquer lugar que estejam.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Polícia Civil prende homem envolvido em furto de transformador de energia de universidade em Sinop

Publicados

em

Um homem envolvido no furto de um transformador de energia instalado na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Sinop, teve o mandado de prisão preventiva cumprido, na quarta-feira (2.7), em ação realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) do município.

O crime ocorreu em janeiro de 2026, quando o investigado, que prestava serviços terceirizados de manutenção na instituição, agiu em conjunto com um comparsa. Ambos se aproveitaram do acesso e da confiança depositados pela universidade para subtrair cabos, barramentos, disjuntores e componentes internos do transformador, incluindo bobinas de cobre.

Foto: Reprodução/Polícia Civil - MT
Foto: Reprodução/Polícia Civil – MT

Para dificultar a descoberta do crime, os suspeitos teriam realizado uma manobra técnica de interligação elétrica (“bypass”) no sistema de distribuição de energia, o que evitou a interrupção imediata do fornecimento e retardou a percepção do furto pela instituição.

A manobra de “bypass”, além de ocultar o crime, gerou risco de sobrecarga na rede elétrica da universidade, colocando em perigo a integridade física de funcionários e estudantes que circulavam pelo local, situação que somente foi neutralizada após a constatação do problema pela instituição.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra mulher condenada por tráfico de drogas

O prejuízo material causado à universidade é estimado em aproximadamente R$ 1 milhão, considerando os danos à estrutura elétrica e o comprometimento de parte significativa do sistema de distribuição de energia da instituição.

Foto: Reprodução/Polícia Civil - MT
Foto: Reprodução/Polícia Civil – MT

Diante da gravidade dos fatos e do modo de execução, o delegado Lucas Pereira Santos representou pela prisão preventiva do suspeito, que foi deferida pela Justiça.

“As investigações evidenciaram a premeditação e o abuso da confiança depositada pela instituição no suspeito, que responderá pelo crime de furto qualificado pelo abuso de confiança”, disse o delegado.

As investigações seguem em andamento para a identificação e responsabilização de outros envolvidos no furto, bem como para a identificação dos possíveis receptadores do material subtraído.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA