POLÍCIA
Polícia Civil cumpre buscas contra grupo envolvido em tentativa de explosão a banco na região Oeste
POLÍCIA
A investigação da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) apurou que uma tentativa de furto a um correspondente bancário, na cidade de Nova Lacerda, ocorrida no dia 27 de janeiro deste ano, não se consumou em razão da utilização grosseira de explosivos feitos de rojão. Os suspeitos do crime foram presos em flagrante, na ocasião, em uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar.
Durante a diligência para investigar o crime, a GCCO identificou que um grupo criminoso se preparava para realizar outra explosão a uma agência bancária da região. Eles também são integrantes de uma associação criminosa responsável por cometer furtos e roubos nas cidades de Conquista d’Oeste e Nova Lacerda.
Diante dos indícios, a GCCO instaurou inquérito para investigar esse grupo criminoso, a fim de prevenir a prática dos delitos nas cidades. Foi encaminhada representação à Justiça pelos mandados de busca e apreensão, deferidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Comodoro.
O cumprimento dos mandados de busca e apreensão conta com o apoio das unidades da Delegacia Regional de Pontes e Lacerda -Vila Bela da Santíssima Trindade, Campos de Júlio, Pontes e Lacerda e Comodoro.![]()
Operação
Artificium significa artifício em latim, cuja explosão foi realizada de forma improvisada/caseira com a utilização rojões.
Fonte: PJC MT
POLÍCIA
Polícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
Os pastores evangélicos Nivaldo de Almeida e Orminda Barcelos Almeida são apontados pela Polícia Civil como integrantes do esquema criminoso investigado na Operação Fariseus. Segundo o delegado Victor Hugo Caetano de Freitas, o casal recebia recados, transportava dinheiro, emprestava contas bancárias e movimentava valores para atender interesses de uma facção criminosa.
A filha deles, Rhavenna Barcelos de Almeida, foi presa preventivamente nesta quinta-feira (16), em Cuiabá. Conforme a investigação, ela atuava no suporte operacional, financeiro e na comunicação entre integrantes da organização criminosa. Contra os pais foram cumpridos apenas mandados de busca e apreensão.
De acordo com a Polícia Civil, a família utilizava um projeto de evangelização em unidades prisionais para se aproximar de detentos e manter contato com lideranças da facção. A estrutura religiosa teria sido usada para transmitir mensagens e facilitar a movimentação de recursos ilícitos. O delegado ressaltou, porém, que a investigação não aponta envolvimento institucional da igreja, mas sim de pessoas que teriam se aproveitado da atividade missionária para favorecer o grupo criminoso.
As investigações também indicam que Rhavenna mantinha contato com Jonas Souza Garcia Júnior, conhecido como “Batman”, apontado como líder da facção e atualmente foragido. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos veículos, dinheiro em espécie e materiais relacionados à organização criminosa. Ao todo, a Operação Fariseus cumpriu 27 ordens judiciais, e os investigados respondem por crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção de menor e tortura.
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar localiza aeronave e apreende 78 tabletes de cocaína na Reserva do Cabaçal
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil deflagra operação para apurar homicídio de jovem em Poxoréu
-
CURIOSIDADES5 dias atrásCaracterísticas raras atraem turistas para Poços de Caldas
-
CURIOSIDADES3 dias atrásAcessibilidade na CASACOR SP garante experiência para PCDs
-
CURIOSIDADES5 dias atrásEconomia criativa amplia empregos e renda no Brasil
-
CURIOSIDADES4 dias atrásLab Novas Histórias abre inscrições para edição de 30 anos
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados contra investigado por coagir e intimidar delegado em Cuiabá


