POLÍCIA
Polícia Civil cumpre 30 mandados em terceira fase de operação contra facção criminosa em MT
POLÍCIA
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Confresa, deflagrou, nesta quinta-feira (27.2), a terceira fase da Operação Intolerance, para cumprimento de 30 ordens judiciais contra membros de uma facção criminosa envolvida em crimes de tráfico de drogas, lavagem de capitais e incêndio criminoso.
Entre as ordens judiciais, são cumpridos 10 mandados de prisão, além de mandados de busca e apreensão contra investigados localizados nos municípios de Rondonópolis, Paranatinga, Água Boa e Confresa. A operação tem o objetivo de aprofundar as investigações sobre a estrutura criminosa que atua na região e intensificar os trabalhos de desarticulação de mais um braço do grupo. A ação também integra os trabalhos do programa Tolerância Zero, idealizado pelo Governo de Mato Grosso, para combate às facções criminosas.
Entre os presos na operação, está o suspeito apontado como autor de um incêndio criminoso ocorrido neste ano, a mando da facção criminosa. Em Rondonópolis, um dos alvos é investigado por intermediar movimentações financeiras ilícitas e responsável pelo repasse de aproximadamente R$ 1 milhão proveniente do tráfico de drogas.
Um dos principais alvos do grupo, de 28 anos, residia em Confresa e possuía estreita ligação com outro integrante de grupo, considerado o coordenador do esquema criminoso na região, e que segue foragido.
Outras fases
A primeira fase da Operação Intolerance, deflagrada em julho de 2024, teve grande impacto, resultando no cumprimento de mais de 40 ordens judiciais e na prisão de dezenas de integrantes de facção criminosa em Confresa.
A segunda fase, deflagrada em novembro de 2024, expandiu as investigações, alcançando alvos em Confresa e Paranatinga, com mais de 50 ordens judiciais cumpridas, incluindo prisões preventivas, mandados de busca e apreensão e sequestro de bens.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLÍCIA
Polícia Civil descarta 1,6 tonelada de documentos públicos que perderam o prazo de validade
A Polícia Civil realizou nesta quinta-feira (08.10) a eliminação e descarte de 1,6 tonelada de documentos cujo prazo legal de guarda já expirou. Ao todo, foram eliminadas 364 caixas, cerca de 50,96 metros lineares de papéis, enviadas para reciclagem em uma empresa especializada localizada no bairro Santa Isabel, em Várzea Grande.
O Processo para a eliminação de documentos públicos que perderam o prazo de validade é conduzido pelo Arquivo Central, unidade vinculada à Gerência de Almoxarifado, Patrimônio e Documentos, da Diretoria de Administração Sistêmica.
O Arquivo Central reúne o acervo documental produzido por delegacias e setores administrativos da instituição ao longo dos anos, abrangendo boletins de ocorrência, processos administrativos e segundas vias de inquéritos policiais.
A tabela de temporalidade estabelece o período de guarda do material nas fases corrente e intermediária, considerando seu valor administrativo, fiscal, legal e probatório. Concluído esse prazo, os documentos passam por criteriosa avaliação para definição de sua destinação final.
Procedimento
Após a seleção baseada nos prazos vigentes, elabora-se uma listagem oficial submetida à aprovação da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e Gestão de Informação da Secretaria de Segurança Pública.
Em seguida, a relação é submetida à Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso e, quando necessário, ao Tribunal de Contas do Estado, assegurando que nenhum documento com valor histórico, cultural ou probatório seja descartado.
Por se tratar de dever constitucional (artigos 23 e 216 da CF) proteger e gerir a documentação pública, o descarte não autorizado de papéis de valor permanente constitui crime, exigindo total rigor no procedimento.
Descarte
O transporte das caixas é realizado por caminhão da empresa contratada, e o papel é fragmentado em maquinário próprio para transformação em insumo reciclado.
A ação atende às diretrizes da Resolução nº 40/2014 do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), que normatiza os procedimentos para descarte de documentos públicos.
Todo o trabalho em campo foi supervisionado por equipes policiais civis do Arquivo Central.
Classificação dos documentos
Arquivos são conjuntos documentais produzidos ou recebidos por entidades públicas, privadas ou pessoas físicas no exercício de suas atividades. Classificam-se em: correntes (de consulta frequente), intermediários (fora de uso corrente, aguardando descarte ou guarda definitiva) e permanentes (de valor histórico e probatório inestimável, devendo ser preservados continuamente).
-
ARTIGOS9 horas atrásA colcha de retalhos da vida e a urgência do autocuidado: uma reflexão sobre o câncer e a prevenção
-
POLÍTICA MT1 dia atrásMax Russi anuncia que 18 deputados de MT já apoiam candidatura de Flávio Bolsonaro; VEJA VÍDEO
-
POLÍTICA MT1 dia atrásMax Russi lidera coletiva de imprensa em apoio a Flávio Bolsonaro
-
MATO GROSSO1 dia atrásSetasc abre inscrições para sorteio do Camarote dos Autistas no jogo do Cuiabá contra o Avaí
-
AGRONEGÓCIO1 dia atrásMato Grosso lidera produção de grãos no Brasil e concentra 59,7% do gergelim nacional
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Civil prende suspeito e recupera 24 aparelhos de ar-condicionado furtados da administração municipal
-
MATO GROSSO1 dia atrásMT Hemocentro divulga calendário de coletas de sangue para outubro
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Civil prende homem por furto de fios de cobre no bairro Santa Rosa


