CUIABÁ

POLÍCIA

Polícia Civil cumpre 12 mandados contra o crime organizado em Araputanga e Reserva do Cabaçal

Publicados

POLÍCIA

Doze mandados judiciais foram cumpridos na Operação Revelare, deflagrada pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (14.3), nos municípios de Araputanga e Reserva do Cabaçal, contra integrantes de uma facção criminosa instalada na região.

Os envolvidos respondem pelos crimes de sequestro, homicídio qualificado, ocultação de cadáver e por promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa.

Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão domiciliar. Um dos suspeitos presos, exercia a função de gerente da facção criminosa em Reserva do Cabaçal, e é apontado como um indivíduo violento, responsável por intimar os moradores e atuar no tráfico de drogas.

A Operação Revelare resultou também na prisão do ex-gerente da facção que agia no município de Araputanga, e do responsável pela “disciplina” da facção, ou seja, aquele que ordena e executa punições contra desafetos e até mesmo contra membros da própria organização criminosa.

Uma arma de fogo, pistola de calibre 9 milímetros com a numeração raspada, também foi apreendida.

Homicídio

Um dos crimes praticados pelos investigados foi o homicídio de Fabrício Gomes Ramos, ocorrido no mês de abril de 2023. O caso foi tratado inicialmente como uma ocorrência de desaparecimento de pessoa. No entanto, no decorrer das investigações, constatou se tratar de homicídio com ocultação de cadáver.

Leia Também:  Operação Erínias cumpre mandados contra alvos investigados por roubo majorado e tortura

A vítima foi sequestrada, mantida em cativeiro, forçada a se submeter a um falso julgamento via chamada de vídeo e, em seguida, executada a tiros e enterrada. O crime foi motivado pela disputa entre facções criminosas rivais.

Localização do corpo

O corpo da vítima, Fabrício Gomes Ramos, foi localizado nesta sexta-feira (14), enterrado no quintal de uma casa no bairro João China, em Araputanga. Os restos mortais foram recolhidos pela Politec para exames periciais.

Conforme o delegado responsável pela investigação, Fabrício Garcia Henriques, a Polícia Civil reafirma seu compromisso com a sociedade e certamente as cidades de Araputanga e de Reserva do Cabaçal estarão mais seguras com a prisão destes indivíduos.

“A população pode colaborar no enfrentamento ao crime organizado através de denúncias pelo disque 197, garantido o sigilo absoluto”, destacou o delegado.

As diligências contaram com o apoio dos policiais civis da Gerência de Operações Especiais (Goe), da Delegacia Regional de Cáceres e outras unidades da circunscrição.

Operação Revelare

A ação faz parte da megaoperação “Inter Partes”, planejada pela Polícia Civil para reprimir à criminalidade em Mato Grosso, que busca por meio de investigações criteriosas e qualificadas, aprimorar e ampliar a atuação no combate à criminalidade, demonstrando a força do Estado perante os grupos que insistem em tentar tirar a tranquilidade da população mato-grossense.

Leia Também:  PRF recupera Hilux furtada e prende homem em Barra do Garças-MT

As ações da Operação Inter Partes ocorrerão de forma constante, com objetivo de desarticular a atuação das facções criminosas em Mato Grosso, e integra o programa estadual Tolerância Zero.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Polícia Militar detém quadrilha de faccionados e resgata homem mantido refém

Publicados

em

Policiais militares do 11º Batalhão resgataram, na noite desta quinta-feira (28.5), um homem, de 32 anos, mantido em cárcere privado por integrantes de uma facção criminosa, em Sinop. Na ação, oito pessoas foram presas em flagrante.

As equipes do Grupo de Apoio realizavam patrulhamento operacional quando receberam informações sobre um possível sequestro, em que a vítima estaria submetida a um “tribunal do crime”. 

Diante das informações, os policiais se deslocaram imediatamente até o endereço, com apoio da equipe do bairro São Cristóvão. Ao se aproximarem da residência, os militares flagraram suspeitos pulando muros e telhados na tentativa de fugir.

Os policiais militares abordaram três homens e duas mulheres. Nas buscas pela região, os policiais localizaram ainda outros três suspeitos escondidos após fugirem pelos telhados e muros das casas vizinhas.

A vítima relatou aos policiais que estava amarrado e sendo ameaçado de morte pelos criminosos, que suspeitavam que ele integrasse uma facção rival. O homem ressaltou que só foi desamarrado quando os suspeitos perceberam a chegada das viaturas.

Leia Também:  Polícia Civil recupera valores subtraídos de vítimas de estelionato por meio eletrônico

A vítima contou ainda que é natural do Estado de São Paulo e estava na cidade a trabalho, participando da Exponorte. Ele ressaltou que foi até uma barbearia no bairro Menino Jesus para cortar o cabelo, quando acabou sendo surpreendido pelos suspeitos, que chegaram em um veículo Fiat Uno e o sequestraram sob ameaça.

Todos os envolvidos foram conduzidos à delegacia para registro do boletim de ocorrência. 

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA