POLÍCIA
Operação prende familiares de líderes de organização criminosa e apreende armas, munições e R$ 12 mil
POLÍCIA
Familiares de dois líderes de uma organização criminosa envolvida com tráfico, roubo e lavagem de dinheiro na fronteira de Mato Grosso estão entre os presos nesta terça-feira (02.05) na Operação Cognato. Deflagrada pela Polícia Civil e Gaeco (Regional Cáceres), a operação tem o objetivo de desarticular um esquema criminoso fomentado em Cáceres e com ramificações em outras cidades de Mato Grosso em crimes como tráfico de entorpecentes, roubo e lavagem de dinheiro.
Das 38 prisões preventivas expedidas pelo Núcleo de Inquérito Policiais (NIPO), 30 foram cumpridas pelas equipes policiais, além de 43 mandados de buscas e 18 bloqueios de bens e valores. Foram apreendidas seis armas de fogo; 310 munições, 500 gramas de pasta base de cocaína, R$ 12 mil reais e oito cestas básicas.![]()
De acordo com a titular da Delegacia Especial de Fronteira, Bruna Caroline Laet, os delitos na região eram liderados por dois investigados, um deles, preso desde 2021, comandava de dentro da Penitenciária Central do Estado a ação dos integrantes do grupo criminoso. A esposa, irmão e dois cunhados desse preso tiveram as prisões decretadas.
Já o outro líder da organização criminosa, preso desde novembro do ano passado, controlava o tráfico de drogas em Cáceres, Nova Maringá, Porto dos Gaúchos e Nova Lacerda, e parte da família também foi alvo da operação. Foram presos esposa, mãe e irmão.![]()
As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Cáceres, Rio Branco, Salto do Céu, Várzea Grande, Cuiabá, Tangará da Serra, Sinop, Lucas do Rio Verde, Porto dos Gaúchos, Nova Maringá e Água Boa.
Participaram da operação as delegacias das Regionais da Polícia Civil de Pontes e Lacerda, Cáceres, Tangará da Serra, Nova Mutum, Juína, Várzea Grande, Cuiabá e Sinop; das unidades da Diretoria de Atividades Especiais, além de equipes do Gaeco, Polícia Militar e Canil Integrado de Fronteira.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLÍCIA
Polícia Civil prende idoso procurado por descumprimento de medidas protetivas
Um idoso investigado por violência doméstica foi preso pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (12.6), em ação para cumprimento de mandado de prisão preventiva.
O suspeito, de 60 anos, teve a ordem judicial decretada pela Justiça, por descumprimento de medidas protetivas de urgência concedidas em favor da ex-companheira.
A prisão foi realizada pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá, após representação policial e deferimento do Poder Judiciário diante da reiteração das condutas praticadas pelo investigado.
A vítima possuía medidas protetivas vigentes em desfavor do ex-companheiro e vinha relatando sucessivos episódios de aproximação indevida, inclusive em locais próximos a sua residência, residência de familiares e local de trabalho, o que gerava constante sensação de medo e insegurança.
Conforme apurado, no dia 7 de junho, a vítima trafegava com seu veículo quando o aplicativo de proteção com botão do pânico emitiu alerta sonoro indicando possível aproximação do investigado.
Logo em seguida, a mulher visualizou o suspeito conduzindo um veículo que passou lentamente ao lado do seu automóvel. O sistema de monitoramento também registrou sinal de alerta relacionado ao equipamento eletrônico utilizado pelo investigado.
Segundo relato prestado à Polícia Civil, a situação não teria sido a primeira vez que o investigado se aproximava da vítima após o deferimento das medidas protetivas, circunstância que levou ao aumento do abalo emocional e do temor pela própria integridade.
Com base nos elementos reunidos e diante da gravidade da situação, foi decretada a prisão preventiva do idoso.
Diante do mandado judicial os policiais civis passaram a diligenciar para localizar o suspeito, sendo descoberto que ele estava em deslocamento pela rodovia.
Em seguida a equipe montou uma ação estratégica e conseguiu abordar o procurado nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal, no município de Santo Antônio de Leverger.
Após o cumprimento do mandado, o suspeito foi encaminhado à Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.
-
POLÍCIA7 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA1 dia atrásNovas psicólogas e assistente social reforçam rede de acolhimento da Polícia Civil
-
ESPORTES4 dias atrásExposição interativa mostra participação do Brasil em copas do Mundo
-
POLÍCIA6 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso envolvido com tráfico em Lucas do Rio Verde
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis
-
ESPORTES5 dias atrásWesley é cortado da Seleção Brasileira por lesão em amistoso


