POLÍCIA
Operação da Polícia Civil cumpre 22 mandados e afasta secretários de Rio Branco por desvio de recursos públicos
POLÍCIA
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (19.07) a operação Corrupção Delivery para cumprimento de 22 ordens judiciais de prisão, buscas e apreensões, sequestro e bloqueio de bens e afastamento de cargos de investigados por corrupção na administração pública na Prefeitura de Rio Branco, na região oeste do estado.
Três secretários do município de Rio Branco e um empresário que mantinha contratos com a prefeitura da cidade são alvos da operação. Os envolvidos no esquema são investigados pelos delitos de associação criminosa, peculato, falsidade ideológica e lavagem de capitais.
Conforme a investigação, em conluio, o grupo desviou recursos da prefeitura com o lançamento e pagamento de serviços não realizados por meio de notas fiscais emitidas pelas empresas de J.R.P., que é investigado também pela Polícia Civil por um esquema que fraudou concurso público da Prefeitura de Mirassol d’Oeste.
A operação é coordenada pela Delegacia de Rio Branco e conta com apoio das unidades da Polícia Civil de Mirassol d’Oeste, Araputanga, São José dos Quatro Marcos, 1a Delegacia de Cáceres e Diretoria Metropolitana.![]()
Ordens judiciais
Estão sendo cumpridas quatro prisões e buscas contra as secretárias municipais de Finanças e de Administração, o procurador e chefe de gabinete da Prefeitura e o empresário. Os servidores municipais também foram afastados judicialmente dos respectivos cargos.
Também são cumpridos mandados de busca e apreensão contra dois advogados de Rio Branco; bloqueio de bens dos investigados no valor R$ 165 mil reais e mais um veículo Fiat Toro e suspensão de todos os contratos da empresa de J.R.P. com a prefeitura municipal.
Nas primeiras horas desta quarta-feira já foram presas as duas secretárias e cumpridas buscas. Na residência de uma delas, a Polícia Civil apreendeu R$ 6,5 mil em espécie.
Investigação
De acordo com o delegado responsável pela investigação, Jean Paulo Nascimento, todo o esquema descoberto funcionava em uma espécie de sistema delivery, pois os secretários envolvidos entravam em contato via telefone com o empresário J.R.P., encomendavam a nota fiscal indicando o falso serviço a ser lançado e depois recebiam os valores em conta de terceiros.
“Ou seja, não tinha serviço de fato prestado.Tudo era falsificado para realizar o desvio de recurso público”, destacou o delegado Jean Paulo.![]()
A Polícia Civil reuniu os primeiros indícios do esquema a partir de informações analisadas em um inquérito da Delegacia de São José dos Quatro Marcos que apurou o homicídio do advogado e empresário Francisco de Assis da Silva, assassinado em 11 de outubro de 2021 naquela cidade. J.R.P., foi indiciado como mandante e preso preventivamente em decorrência das investigações do homicídio, sendo posteriormente solto mediante habeas corpus.
Na análise de conteúdo extraído de celular apreendido pela Polícia Civil com J.R.P., a equipe investigativa encontrou fatos que evidenciaram crimes contra a administração pública de Rio Branco. A Justiça autorizou o compartilhamento de informações do inquérito de São José dos Quatro Marcos com a Delegacia de Rio Branco.
J.R.P. é proprietário/sócio de diversas empresas que prestam serviços para diversas prefeituras da região Oeste, inclusive, a prefeitura de Rio Branco. A Polícia Civil apurou que ele atua no ramo de licitações e contratos com a administração púbica, prestando serviços, especialmente, em áreas ligadas a concursos públicos, serviços de engenharia, fornecimento de softwares, fornecimento/licenciamento de sistemas de gerenciamento de contabilidade, tesouraria, tributos, entre outros.
A investigação apontou que J.R.P. conversava de forma habitual com pessoas ligadas à administração pública municipal de Rio Branco. Na análise dos áudios e mensagens de texto extraídas do celular do investigado, a equipe policial constatou uma clara relação estável e permanente entre ele e os servidores públicos da prefeitura para a prática de crimes contra o erário.
O delegado Jean Paulo destaca um acórdão n° 1744/2018-P, do Tribunal de Contas da União em 2017, apontou que: “a corrupção e, o consequente desvio de dinheiro público, entranhados na administração pública são os piores dos males que a população pode sofrer. A relação entre os investimentos em saneamento e óbitos infantis permitiu chegar ao custo de uma vida – a cada 50 mil reais desviados do erário representam a morte de uma criança”.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLÍCIA
Polícias Militar e Civil prendem dois faccionados em São José dos Quatro Marcos
A Polícia Militar e a Polícia Civil prenderam dois homens faccionados, de 18 e 24 anos, por associação para o tráfico de drogas, nesta terça-feira (6.10), em São José dos Quatro Marcos. Com a dupla, foram apreendidos dois tabletes e mais de 200 porções de substâncias análogas à maconha, cocaína e pasta base.
A ação foi desencadeada após denúncias sobre movimentação de usuários de drogas e faccionados em uma residência da cidade. Segundo as informações, o local seria um ponto de armazenamento, distribuição e venda de entorpecentes.
Os policiais militares e civis se deslocaram ao endereço e iniciaram o monitoramento do local. Após a confirmação de que o imóvel funcionava como boca de fumo, as equipes flagraram a chegada de um suspeito, já conhecido por outras denúncias de tráfico de drogas, e fizeram a abordagem. No mesmo momento, o segundo suspeito foi visto tentando fugir pelo interior da residência e também foi detido.
Com o primeiro suspeito, os policiais encontraram um cigarro de maconha. Já com o outro homem, localizaram porções fracionadas da mesma droga. Nas buscas dentro da casa, as equipes encontraram mais drogas, somando, ao todo, um tablete de maconha, um de pasta base de cocaína, 204 porções de maconha e cocaína, uma balança de precisão e dois celulares.
Para os policiais, os faccionados confirmaram os fatos denunciados e admitiram que as drogas seriam levadas para outros pontos de venda da cidade.
Os dois homens receberam voz de prisão e foram levados para a Delegacia da Polícia Civil para registro da ocorrência.
-
MATO GROSSO2 horas atrásSetasc abre inscrições para sorteio do Camarote dos Autistas no jogo do Cuiabá contra o Avaí
-
POLÍTICA MT3 horas atrásMax Russi lidera coletiva de imprensa em apoio a Flávio Bolsonaro
-
Diamantino20 horas atrásNOTA OFICIAL- 05/10/2026
-
Rondonópolis20 horas atrásSecretaria de Saúde amplia comunicação com a população pelo Instagram
-
Rondonópolis20 horas atrásPeças teatrais e musicais marcam encerramento de projeto de leitura na EMEF Alfredo de Castro
-
Rondonópolis20 horas atrásPrefeitura manifesta pesar pelo falecimento da professora Estefânia da Costa
-
Rondonópolis21 horas atrásProjeto do Procon ensina alunos da rede pública sobre direitos do consumidor
-
AGRONEGÓCIO2 horas atrásMato Grosso lidera produção de grãos no Brasil e concentra 59,7% do gergelim nacional


