CUIABÁ

POLÍCIA

Governo vai reforçar efetivo em Sorriso; 1º trimestre teve redução de roubos e esclarecimentos de 95% dos homicídios

Publicados

POLÍCIA

O trabalho intenso das forças de segurança de Mato Grosso reduziu em 58% os índices de roubo e aumentou em 187% as apreensões de arma de fogo no município de Sorriso (400 km de Cuiabá). A atuação também possibilitou o esclarecimento de 95% dos homicídios ocorridos no município. Os dados da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) correspondem ao primeiro trimestre de 2023.

Nos três primeiros meses do ano foram registradas 338 prisões em flagrante delito e o cumprimento de 80 mandados de prisão, como resultado da intensificação do policiamento ostensivo, operações planejadas e outras ações de segurança pública.

O secretário-adjunto de Integração Operacional da Segurança Pública, coronel Fernando Tinoco, ressalta que também está em andamento, no município, a terceira etapa da Operação Vita, que consiste em fortalecer a presença ostensiva da polícia nas ruas, com foco na prevenção da criminalidade.

Como parte da operação, equipes de unidades especializadas da Polícia Militar de Cuiabá, como Batalhão de Operações Especiais (Bope), Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) e da Cavalaria, estão sendo enviadas para Sorriso, para somar forças ao efetivo do 12º Batalhão local. A ação ocorre desde janeiro.
No âmbito da Polícia Civil, o secretário-adjunto assinala que o minucioso trabalho de inteligência e investigação criminal levou à elucidação, com identificação de autoria e pedido de prisão, em 95% dos homicídios registrados no trimestre.

Leia Também:  Homem é preso pela PM com armas de fogo e munições em Alta Floresta

O secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, enfatiza que as forças policiais continuarão empenhadas no trabalho de inteligência, análise criminal, investigação e forte repressão ao crime.

“Estamos fazendo o trabalho preventivo em toda a cidade, além do combate pontual à violência nas chamadas áreas quentes, que são como definimos os locais com maior incidência criminal”, afirma.

Roveri destaca que, além da preocupação da própria Sesp em levar segurança à população, o Governo de Mato Grosso vem fazendo investimentos fundamentais, e o governador Mauro Mendes tem cobrado mais eficiência, o que ficou demonstrado na grande redução dos índices criminais citados acima.

Como exemplo de investimento mais recente, Roveri cita o Programa Vigia Mais MT, que prevê a instalação de 345 câmeras de monitoramento em Sorriso. O município já aderiu ao programa e está em processo de habilitação para recebimento das câmeras.

Para o programa Vigia Mais MT, o Estado adquiriu e entregará as câmeras gratuitamente, bem como a plataforma de operação do sistema, além do armazenamento de todas as imagens. O único custo da gestão municipal será com a instalação e manutenção dos equipamentos.

Leia Também:  Investigado por furtos de cargas em propriedade rurais é preso pela Polícia Civil na região de Paranatinga

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Acusado de feminicídio é encontrado morto em cela de presídio em Várzea Grande

Publicados

em

Reprodução

Joilson Bonifácio Correia de Sousa Silva, de 44 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado (17) em uma cela da Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. Ele era acusado de assassinar a ex-companheira, Conceição Moreira da Silva, de 31 anos, com aproximadamente 16 golpes de faca, em Chapada dos Guimarães.

Informações preliminares repassadas à reportagem indicam que Joilson estava sozinho na cela quando foi localizado. Ainda não há confirmação oficial sobre a causa da morte nem sobre as circunstâncias em que o corpo foi encontrado. A hipótese inicial de que não houve participação de outras pessoas depende de apuração e não foi confirmada.

As autoridades deverão realizar perícia médico-legal e examinar registros da unidade prisional para esclarecer o horário e a causa do óbito, além das condições em que o detento permaneceu sob custódia do Estado.

Joilson estava preso desde a noite de 10 de outubro, quando foi detido após a morte de Conceição. O feminicídio ocorreu por volta das 21h, na Rua do Ipê, nas proximidades da Mercearia Azevedo, no bairro São Sebastião, em Chapada dos Guimarães, a cerca de 65 quilômetros de Cuiabá.

Segundo os registros policiais, Conceição havia saído do trabalho em um supermercado e seguia de bicicleta para uma pizzaria quando foi surpreendida pelo ex-companheiro. Ele teria aguardado a passagem dela e iniciado o ataque em via pública. A vítima foi derrubada e atingida por aproximadamente 16 golpes de faca.

Leia Também:  Traficante de drogas sintéticas e dono de boca de fumo são presos em ações distintas da Polícia Civil

A Polícia Militar foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), após testemunhas relatarem que uma mulher era atacada com uma arma branca. Quando os policiais chegaram, encontraram o suspeito contido por moradores. Joilson tinha ferimentos pelo corpo e um corte na cabeça, atribuídos à reação de pessoas que presenciaram o ataque. A faca indicada como instrumento do crime foi apreendida.

Socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Conceição foi encaminhada para atendimento médico, mas morreu em decorrência da gravidade dos ferimentos. O caso foi registrado no boletim de ocorrência nº 2026.343185 e passou a ser investigado pela Polícia Civil como feminicídio.

Vítima havia denunciado ameaças

Conceição havia procurado as autoridades para denunciar ameaças do ex-companheiro. Em 28 de setembro, 12 dias antes de ser morta, obteve uma medida protetiva de urgência após relatar episódios de violência e intimidação.

De acordo com informações divulgadas sobre o procedimento policial, ela havia voltado à residência onde morava com Joilson para buscar pertences, acompanhada de dois irmãos. Na ocasião, ele teria se armado com uma faca e ameaçado a mulher. Os familiares intervieram, e ela não foi atingida.

Leia Também:  Polícia Civil promove primeiro Curso de Multiplicador Taser Modelo X2

Depois do episódio, Conceição registrou denúncia por ameaça no contexto de violência doméstica. O procedimento apontava risco grave à integridade da vítima. Informações levantadas durante a investigação indicaram que o suspeito não aceitava o fim do relacionamento e perseguia a ex-companheira.

Mãe de três filhos, Conceição teve a morte lamentada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Chapada dos Guimarães, que também questionou a efetividade da proteção oferecida após as denúncias.

Prisão preventiva

Joilson foi preso em flagrante em 10 de outubro. No dia seguinte, durante audiência de custódia, o juiz plantonista André Barbosa Guanaes Simões converteu a prisão em flagrante em preventiva. A medida manteve o acusado sob custódia enquanto avançavam os procedimentos judiciais, mas não representava condenação definitiva.

Com a confirmação formal da morte, a Justiça poderá reconhecer a extinção da punibilidade de Joilson, nos termos do artigo 107, inciso I, do Código Penal. A morte do acusado não impede a apuração de eventuais responsabilidades de outras pessoas, caso sejam identificadas.

Até a conclusão dos procedimentos oficiais, a causa da morte de Joilson permanece indeterminada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA