CUIABÁ

TOLERÂNCIA ZERO

Governo de Mato Grosso aplica R$ 86,8 milhões em multas durante Operação Abafa Amazônia II

Publicados

POLÍCIA

Foto SESPMT
O Governo de Mato Grosso aplicou R$ 86,8 milhões em multas por infrações ambientais durante a Operação Abafa Amazônia II, encerrada neste sábado (17.10). Ao longo da operação, as equipes fiscalizaram 10.397,08 hectares nos municípios de Aripuanã e Colniza, especialmente na região do Distrito de Guariba, no noroeste do Estado. A operação também resultou na apreensão de três armas de fogo e munições.
Com duração de 13 dias, a operação teve como foco o combate ao desmatamento ilegal, à exploração florestal irregular, ao uso indevido do fogo e às ocupações clandestinas. A ação integrada reuniu órgãos estaduais e federais para intensificar a fiscalização e coibir infrações ambientais em áreas prioritárias.
Coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), a operação contou com a participação da Polícia Militar de Proteção Ambiental (PMPA), da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), vinculada à Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Força Nacional de Segurança Pública e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).
Segundo o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel BM Heitor Alves de Souza, a escolha das áreas fiscalizadas foi baseada em levantamentos de geomonitoramento e informações sobre possíveis irregularidades ambientais na região.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicaram uma concentração elevada de focos de calor no noroeste mato-grossense, mesmo com a vigência do período proibitivo do uso do fogo, iniciado em julho, e a realização de ações de fiscalização e combate. Por isso, havia a necessidade de que os órgãos públicos integrassem esforços e intensificassem a atuação na região, segundo o comandante.
“A partir do monitoramento e da análise de informações, conseguimos direcionar as equipes para áreas prioritárias, ampliar a presença do poder público e identificar situações que exigem intervenção imediata. A atuação integrada foi fundamental para coibir práticas ilegais e proteger o patrimônio ambiental”, destacou.
Durante a operação, as equipes percorreram áreas desmatadas, regiões com recorrência de focos de calor e locais com indícios de ocupação irregular. Em Colniza, município com o maior número de focos de calor no Estado, foram identificados sinais de ocupação em uma área embargada.
No local, os militares encontraram um barraco recém-construído, onde havia um aparelho celular, um fogão e uma panela ainda quentes, indicando que o espaço havia sido utilizado recentemente. Sob um colchão, foi localizada uma arma de fogo do tipo garrucha, de calibre .22 e com dois canos. As equipes também apreenderam um recipiente contendo dez munições do mesmo calibre.
Já em Aripuanã, durante as ações de fiscalização, foram apreendidas duas espingardas, uma de calibre .32 e outra de calibre .20. Além da atuação em solo, o apoio aéreo reforçou as ações de fiscalização, especialmente em locais de difícil acesso, ampliando a capacidade de deslocamento e reconhecimento das equipes. A aeronave foi utilizada no transporte das equipes, no sobrevoo de áreas com indícios de desmatamento e na identificação de possíveis invasões e queimadas.
“Para além de identificar as irregularidades, a fiscalização permitiu agir diretamente nas áreas afetadas, impedindo a continuidade de atividades ilegais e reforçando o cumprimento da legislação ambiental. Esse trabalho é essencial para reduzir os impactos ao meio ambiente e garantir a responsabilização dos infratores”, concluiu o tenente-coronel BM Souza.
Período proibitivo do fogo
Em Mato Grosso, o período proibitivo do uso do fogo em atividades de limpeza e manejo de áreas rurais começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro de 2026, abrangendo todo o território estadual. Nas áreas urbanas, a proibição do uso do fogo permanece durante todo o ano.
Casos de uso irregular do fogo, inclusive em áreas urbanas, podem ser denunciados pelos telefones 193, do Corpo de Bombeiros Militar, e 190, da Polícia Militar. Além de configurar infração, a prática coloca em risco a segurança da população, a saúde pública e o meio ambiente, podendo provocar ou agravar incêndios florestais de grandes proporções.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Polícia Militar prende suspeito de incendiar casa após discussão com a esposa em Nova Lacerda
Propaganda

POLÍCIA

Força Tática prende casal suspeito de tráfico e apreende 93 porções de drogas em Nova Mutum

Publicados

em

Policiais militares da Força Tática do 14º Comando Regional prenderam, na madrugada deste domingo (18.10), um homem, de 22 anos, e uma mulher, de 23, suspeitos por tráfico ilícito de drogas, em Nova Mutum. Com o casal, foram apreendidas 93 porções de entorpecentes, entre pasta base de cocaína e substância análoga à maconha, além de munições, balanças de precisão e um rádio comunicador.

Durante patrulhamento pela Avenida Araras, os militares flagraram o casal em uma motocicleta vermelha, conversando com uma pessoa em uma esquina. Ao perceber a aproximação da viatura, o condutor acelerou bruscamente, tentando fugir da abordagem policial.

Diante da atitude suspeita, os policiais iniciaram um breve acompanhamento e conseguiram abordar os ocupantes da motocicleta. Durante a busca pessoal, foram encontrados com o homem um rádio comunicador, munições de calibre 9 milímetros e uma quantia em dinheiro.

Na ocasião, os militares identificaram que o equipamento de radiocomunicação estava sendo utilizado em uma frequência na qual pessoas compartilhavam informações sobre o posicionamento das equipes policiais no município.

Leia Também:  Homem é preso pela Polícia Civil após abusar sexualmente de criança de 10 anos enquanto ela dormia

Em buscas na motocicleta, os policiais localizaram diversas porções de entorpecentes. Questionada sobre os materiais, a mulher relatou que as drogas pertenciam ao seu companheiro, que estaria no local para realizar uma entrega. Ela também informou que o suspeito mantinha outros entorpecentes escondidos em uma área de mata próxima à residência do casal.

Com apoio de outra equipe policial, os militares se deslocaram até o endereço indicado. Durante as diligências, a suspeita apontou uma área de mata, onde o homem costumava permanecer para comercializar drogas.

No local, os policiais encontraram, dentro de um buraco aos pés de uma árvore, outras porções de entorpecentes de diferentes tipos, além de quatro balanças de precisão, sendo três grandes e uma pequena, utilizadas para a pesagem das substâncias.

Diante dos fatos, o casal foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Nova Mutum, juntamente com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências cabíveis.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Leia Também:  Inquérito constata irregularidades na aquisição de respiradores pulmonares em Confresa



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA