CUIABÁ

POLÍCIA

Forças de segurança aumentam em 44,6% apreensões de drogas e geram prejuízo de R$ 680 milhões às facções criminosas

Publicados

POLÍCIA

Dados de apreensões de drogas de 2025, consolidados pelo Observatório de Segurança Pública, mostram que as Forças de Segurança de Mato Grosso apreenderam 44,6% a mais do que no ano anterior e prejuízo à criminalidade estimado foi de R$ 680 milhões. O aumento das apreensões é resultado do trabalho permanente das forças policiais de Mato Grosso, dentro do Programa Tolerância Zero às Facções Criminosas.

De 41,2 toneladas, em 2024, o volume de drogas retiradas de circulação saltou para 59,6 toneladas. Esse aumento representa que, em 2025, 18,4 toneladas a mais foram retiradas de pontos de distribuição e impedidas de chegar ao destino planejado.

Desse total de 59,6 toneladas, 34 foram de maconha, 15,2 de cocaína e 9,3 de pasta base. Em 2024, as apreensões de dividiram em 17,5 toneladas de maconha, 16 de cocaína e 7,6 de pasta base, de acordo com dados do Observatório Estadual de Segurança Pública.

Além do empenho das forças estaduais, Polícias Militar e Civil, e do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), o secretário de Segurança, coronel Roveri, diz que a integração com outras forças, como as Polícias Federal e Rodoviária, contribuiu significativamente para esse aumento tão positivo.

Leia Também:  Polícia Civil prende homem por abuso de bisneta de quatro anos

“Esse aumento é realmente significativo. 44,6% não representam apenas que retiramos 18,4 mil quilos a mais das ruas, na comparação com 2025. Significa que a cada dia aumentamos nosso potencial de repressão, descapitalização e enfraquecimento das facções criminosos”, destaca Roveri.

Conforme Roveri, ao atingir diretamente as finanças dos criminosos com apreensões de drogas, também ocorre a prevenção de outras modalidades de crimes decorrentes do tráfico, como roubos e homicídios, ambos em queda no Estado.

“O Governo do Estado reestruturou e modernizou a Segurança Pública com investimentos feitos a partir de 2019. Os resultados atuais, como esse aumento nas apreensões de drogas, e a queda de outros indicadores criminais, de 22% dos homicídios e 18% de roubos, comprovam que a segurança da população está melhor a cada dia”, completa o secretário.

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Polícia Militar prende quatro homens por tentativa de homicídio em Cuiabá

Publicados

em

Policiais militares do 3º Batalhão prenderam quatro homens, com idades entre 35 e 56 anos, por tentativa de homicídio, na noite desta segunda-feira (12.10), em Cuiabá. Os suspeitos foram detidos em flagrante após agredirem e tentarem matar um homem, de 53 anos, com golpes de faca.

A equipe se deslocou ao bairro Serra Dourada após denúncias sobre uma tentativa de homicídio em uma residência. No local, os policiais encontraram um homem ensanguentado, na frente da casa. Ao mesmo tempo, vizinhos se reuniram e indicaram que os suspeitos ainda estavam dentro do imóvel.

No interior da casa, os quatro homens foram encontrados mas negaram a autoria do crime. Em seguida, a vítima indicou dois suspeitos, que seriam pai e filho, que teriam esfaqueado seu rosto e couro cabeludo junto dos outros dois homens.

Em depoimento, a vítima relatou que passou o dia consumindo bebidas alcoólicas com o grupo e que a discussão começou por causa do pagamento das bebidas. Durante o desentendimento, os suspeitos ameaçaram matá-la e a atacaram com uma faca. O homem conseguiu fugir da residência e pedir socorro aos vizinhos.

Leia Também:  Foragido por roubo é identificado por policiais civis durante evento na fronteira

Diante das afirmações, os suspeitos confirmaram os fatos e indicaram o local onde a faca estava escondida. O objeto foi localizado em um lixo, dentro do imóvel. 

Em seguida, eles receberam voz de prisão e foram levados para a Central de Flagrantes para registro da ocorrência e demais providências. A vítima foi encaminhada para uma unidade de saúde e recebeu o atendimento médico necessário.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA