CUIABÁ

POLÍCIA

Cerca de 200m³ de madeira ilegal foram apreendidos pela PRF no Mato Grosso esta semana

Publicados

POLÍCIA


Em uma das ocorrências, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal realizava fiscalização nas proximidades de Sinop, quando se deparou com uma carreta que efetuava uma manobra brusca de mudança de direção com a finalidade de evadir-se da fiscalização.

De imediato, os policiais começaram o acompanhamento junto ao veículo, conseguindo abordá-lo mais a frente.

Durante o procedimento de fiscalização, foi solicitado a documentação da carga, DOF (Documento de Origem Florestal), Guias Florestais e notas fiscais, o condutor afirmou não possuir nenhum tipo de documento. Diante disso, foi feita uma verificação da carga, constatando um total de 38 m³ de madeira serrada.

Questionado sobre a procedência da madeira, o condutor não soube dar maiores detalhes, informando que tinha pego a carga nas proximidades do município de Matupá-MT e que iria para Sinop-MT a fim de pegar documentos fiscais e florestais para carga, posteriormente seguiria para o estado de São Paulo, onde tentaria vender a carga.

Em outra situação semelhante, na cidade de Peixoto de Azevedo/MT, uma equipe da PRF apreendeu cerca de 15m³ de madeira sendo transportada ilegalmente. A carga também não tinha DOF e as notas fiscais referentes não retratavam a carga que era transportada em quantidade e tipo. A carga originária de Trairão/PA tinha como destino Tanguá/RJ. Indagado a respeito da documentação, o motorista do veículo disse que não possuía, sendo o trajeto utilizado ao Rio de Janeiro o mais curto e compensador, segundo o mesmo.

Leia Também:  Polícia Militar prende 38 pessoas envolvidas com o tráfico em Cuiabá

Na ocorrência mais recente, no dia de hoje (18.03), no município de Sorriso, foram apreendidos cerca de 39m³ de madeira. Dessa vez a carga possuía toda a documentação exigida, porém o volume da carga estava em desacordo com o DOF, invalidando esse documento e caracterizando a irregularidade.

Conforme a Instrução Normativa nº 9 do Ibama, de 12 de dezembro de 2016: o Documento de Origem Florestal, constitui licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa, contendo as informações sobre a procedência dos produtos.

Diante dos fatos, tanto as empresas remetente das cargas, o destinatário da madeira, o transportador, e o condutor do veículo foram enquadrados no art. 46 da Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), em tese, por “Transportar, adquirir, vender madeira sem licença válida”, e no art. 47 do Decreto Federal nº 6.514/2008.

Os condutores dos veículos prestaram compromisso de comparecimento em juízo e foram liberados. Os veículos e as cargas estão à disposição do Poder Judiciário para as providências cabíveis.

Leia Também:  Polícia Militar apreende 50 tabletes de cocaína em Cuiabá
Fonte: PRF MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Polícia Civil prende líder de esquema de furto de gado em Dom Aquino

Publicados

em

A Polícia Civil prendeu, nessa quarta-feira (7.10), um homem, de 50 anos, apontado como líder de um esquema de furto de 120 cabeças de gado na zona rural do município de Dom Aquino. A prisão, realizada pela Delegacia de Jaciara, é desdobramento da segunda fase da Operação Curral do Crime II, iniciada em agosto deste ano para investigar o furto de animais em propriedades da região.

Como o investigado não havia sido localizado no início da operação, não foi possível realizar sua prisão em flagrante na época. Contudo, o avanço das investigações reuniu provas consistentes de sua liderança no grupo, levando os policiais à localização do suspeito para o cumprimento da ordem judicial de prisão nessa quarta-feira.

As apurações apontam que propriedades vizinhas também foram saqueadas, com o auxílio de um vaqueiro, funcionário de uma das fazendas atingidas. O prejuízo gerado aos proprietários pelas ações criminosas é estimado em mais de R$ 400 mil.

Investigação e apreensão do rebanho

Leia Também:  Polícia Militar prende homem por tráfico e falsidade ideológica em Cuiabá

Quando deflagrada, a Operação Curral do Crime II apreendeu 120 cabeças de gado com indícios de serem furtadas de propriedades rurais situadas no município de Dom Aquino.

A ação foi realizada com base nas investigações conduzidas pela Delegacia de Jaciara para apurar ocorrências de subtração de animais bovinos ocorridos no mês de junho na região.

Durante as investigações os policiais identificaram uma propriedade rural utilizada como área de guarda, concentração e ocultação de gado proveniente de crimes contra o patrimônio.

Também foram identificados animais com marcas sobrepostas, remarcações e sinais aparentes de alteração na identificação. A ausência de documentação que comprovasse a procedência regular de todo o lote também reforçou os indícios de possível origem ilícita de parte do rebanho.

Operação integrada da Polícia Civil

Liderada pela Delegacia de Jaciara, a ação contou com o apoio essencial das delegacias de Dom Aquino e Juscimeira, demonstrando a força do trabalho integrado da Polícia Civil no combate qualificado aos crimes rurais na região.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA