CUIABÁ

POLÍCIA

Campanha de vacinação contra influenza começa nesta segunda-feira (10)

Publicados

POLÍCIA

A Secretaria de Estado de Saúde inicia, nesta segunda-feira (10.04), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Mato Grosso recebeu 364 mil doses. O objetivo é imunizar a população contra o vírus e, consequentemente, diminuir a quantidade de pessoas com gripe no Estado.

Devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas e caminhoneiros.

Também integram o grupo prioritário os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Neste ano, conforme definido pelo Ministério da Saúde, a campanha não será dividida por etapas e fica sob a responsabilidade dos municípios a estratégia de vacinação que melhor alcance a população.

Leia Também:  Polícia Militar recupera 30 relógios avaliados em R$ 80 mil furtados de residência de Barra do Bugres

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a estimativa é vacinar 1.286.184 pessoas em Mato Grosso. “Nossa meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos elegíveis. Para isso, é imprescindível o apoio dos municípios no alcance do público alvo. É necessário também que a população fique atenta as diretrizes de sua cidade de residência e procure um posto de saúde para vacinar. Somente a vacina previne a influenza”, ressalta a gestora.

Em 2022, foram registrados 849 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado. No mesmo ano, Mato Grosso notificou 216 casos de Influenza (H1N1, H3N32, A e B). De janeiro a março de 2023, foram registrados 67 casos de SRAG e 44 casos de influenza.

O que é a influenza?

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

Leia Também:  Policiais civis cumprem prisão de investigado por contrabando que teve regressão de regime decretada

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

PM apreende 70 porções de entorpecentes e prende dupla por tráfico em Nova Mutum

Publicados

em

Policiais militares do 14º Comando Regional prenderam, nesta quinta-feira (11.6), dois homens suspeitos de tráfico ilícito de drogas, no município de Nova Mutum. Com a dupla, foram apreendidas 70 porções de entorpecentes, entre cocaína, maconha e pasta base, além de materiais utilizados para a comercialização das drogas.

Durante patrulhamento ostensivo pela cidade, a equipe policial identificou dois homens em atitude suspeita. Um dos suspeitos carregava uma mochila preta e, ao perceberem a aproximação da viatura, os dois suspeitos demonstraram nervosismo e passaram a caminhar rapidamente, olhando constantemente para os militares.

Em seguida, os suspeitos tentaram se deslocar para os fundos de uma quitinete localizada na via, na tentativa de evitar a visualização da equipe policial. Diante da atitude suspeita, os militares realizaram a abordagem e iniciaram buscas no local.

Na mochila que estava com um dos homens, foram encontrados 63 invólucros contendo substância análoga à cocaína, já fracionados e embalados de forma compatível com a venda ilegal.

Durante a entrevista, os próprios suspeitos informaram que havia mais entorpecentes no imóvel onde residiam. Com autorização dos moradores e diante da situação de flagrante, os policiais realizaram buscas na residência e localizaram mais duas porções de substância análoga à maconha e cinco porções de pasta base de cocaína, também preparadas para comercialização.

Leia Também:  Policiais civis cumprem prisão de investigado por contrabando que teve regressão de regime decretada

Diante dos fatos, os dois suspeitos receberam voz de prisão e foram encaminhados à delegacia de Polícia Judiciária Civil, juntamente com todo o material apreendido, para as demais providências cabíveis.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA