CUIABÁ

POLÍCIA

Autor de homicídio ocorrido no primeiro dia do ano em Paranaíta tem prisão cumprida pela Polícia Civil

Publicados

POLÍCIA

Um homem apontado como autor de um crime de homicídio ocorrido na virada do ano no município de Paranaíta teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil, neste sábado (21.01), na Operação Uma Corrida Por Milhões. Nas investigações conduzidas pela Delegacia de Paranaíta, o suspeito de 20 anos de idade, conhecido como “Mister Bean”, foi identificado como a última pessoa que esteve com a vítima, nas proximidades da região em que o corpo foi localizado.

As investigações iniciaram no dia 1º de janeiro após a família de Josmar Bilistiki registrar o boletim de ocorrência de desaparecimento da vítima, logo após as festividades de final de ano realizadas na lagoa de Paranaíta.

Desde da comunicação dos fatos, foram realizadas diversas diligências até que no dia 04 de janeiro, os policiais civis receberam denúncia de moradores de um forte cheiro vindo de uma região de mata, onde o corpo da vítima foi localizado. Após exames periciais e o reconhecimento da família, foi confirmado que o corpo encontrado era de Josmar, sendo constatado que a causa da morte da vítima foi traumatismo craniano

Leia Também:  Operação cumpre buscas contra investigados por tráfico e apreende 70 mil dólares em propriedade na fronteira

Em diligências para tentar identificar o autor do delito, foi possível descobrir por meio de imagens das câmeras de segurança do município, que a vítima havia passado, próximo ao local onde seu corpo foi localizado, na companhia de um homem. O suspeito, última pessoa a ser vista na companhia da vítima, foi identificado e qualificado, sendo representada pelos mandados de prisão temporária, e de busca e apreensão do investigado, que foram deferidos pelo Poder Judiciário.

Segundo a delegada responsável pelas investigações, Paula de Fátima Moreira Barbosa, o suspeito estava foragido desde a data do crime. “Neste sábado, após inúmeras diligências e o cerceamento da estrada para chegar em uma região de Garimpo, local onde estava escondido, foi possível dar cumprimento ao mandado de prisão do investigado”, disse a delegada.

O suspeito foi conduzido à Delegacia de Paranaíta, onde interrogado pelos fatos, confessou o crime. As investigações seguem em andamento para identificar a motivação dos fatos e identificação de outros possíveis envolvidos.

Nome da Operação:

Uma Corrida Por Milhões: O nome foi dado em alusão ao filme, em que o ator Rowan Atkinson, que interpreta o personagem Mister Bean, dorme toda vez que chega perto do prêmio. “Em Paranaíta, o suspeito “dormiu” no ponto sendo possível a sua identificação e prisão pela Polícia Civil”, esclareceu a delegada. 

Leia Também:  Homem que abusava de menor com deficiência visual e hidrocefalia é preso pela Polícia Civil em Mirassol d'Oeste

Fonte: PJC MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Acusado de feminicídio é encontrado morto em cela de presídio em Várzea Grande

Publicados

em

Reprodução

Joilson Bonifácio Correia de Sousa Silva, de 44 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado (17) em uma cela da Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. Ele era acusado de assassinar a ex-companheira, Conceição Moreira da Silva, de 31 anos, com aproximadamente 16 golpes de faca, em Chapada dos Guimarães.

Informações preliminares repassadas à reportagem indicam que Joilson estava sozinho na cela quando foi localizado. Ainda não há confirmação oficial sobre a causa da morte nem sobre as circunstâncias em que o corpo foi encontrado. A hipótese inicial de que não houve participação de outras pessoas depende de apuração e não foi confirmada.

As autoridades deverão realizar perícia médico-legal e examinar registros da unidade prisional para esclarecer o horário e a causa do óbito, além das condições em que o detento permaneceu sob custódia do Estado.

Joilson estava preso desde a noite de 10 de outubro, quando foi detido após a morte de Conceição. O feminicídio ocorreu por volta das 21h, na Rua do Ipê, nas proximidades da Mercearia Azevedo, no bairro São Sebastião, em Chapada dos Guimarães, a cerca de 65 quilômetros de Cuiabá.

Segundo os registros policiais, Conceição havia saído do trabalho em um supermercado e seguia de bicicleta para uma pizzaria quando foi surpreendida pelo ex-companheiro. Ele teria aguardado a passagem dela e iniciado o ataque em via pública. A vítima foi derrubada e atingida por aproximadamente 16 golpes de faca.

Leia Também:  Polícia Militar prende três pessoas por tráfico de drogas e apreende nove tabletes de maconha

A Polícia Militar foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), após testemunhas relatarem que uma mulher era atacada com uma arma branca. Quando os policiais chegaram, encontraram o suspeito contido por moradores. Joilson tinha ferimentos pelo corpo e um corte na cabeça, atribuídos à reação de pessoas que presenciaram o ataque. A faca indicada como instrumento do crime foi apreendida.

Socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Conceição foi encaminhada para atendimento médico, mas morreu em decorrência da gravidade dos ferimentos. O caso foi registrado no boletim de ocorrência nº 2026.343185 e passou a ser investigado pela Polícia Civil como feminicídio.

Vítima havia denunciado ameaças

Conceição havia procurado as autoridades para denunciar ameaças do ex-companheiro. Em 28 de setembro, 12 dias antes de ser morta, obteve uma medida protetiva de urgência após relatar episódios de violência e intimidação.

De acordo com informações divulgadas sobre o procedimento policial, ela havia voltado à residência onde morava com Joilson para buscar pertences, acompanhada de dois irmãos. Na ocasião, ele teria se armado com uma faca e ameaçado a mulher. Os familiares intervieram, e ela não foi atingida.

Leia Também:  Homem que abusava de menor com deficiência visual e hidrocefalia é preso pela Polícia Civil em Mirassol d'Oeste

Depois do episódio, Conceição registrou denúncia por ameaça no contexto de violência doméstica. O procedimento apontava risco grave à integridade da vítima. Informações levantadas durante a investigação indicaram que o suspeito não aceitava o fim do relacionamento e perseguia a ex-companheira.

Mãe de três filhos, Conceição teve a morte lamentada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Chapada dos Guimarães, que também questionou a efetividade da proteção oferecida após as denúncias.

Prisão preventiva

Joilson foi preso em flagrante em 10 de outubro. No dia seguinte, durante audiência de custódia, o juiz plantonista André Barbosa Guanaes Simões converteu a prisão em flagrante em preventiva. A medida manteve o acusado sob custódia enquanto avançavam os procedimentos judiciais, mas não representava condenação definitiva.

Com a confirmação formal da morte, a Justiça poderá reconhecer a extinção da punibilidade de Joilson, nos termos do artigo 107, inciso I, do Código Penal. A morte do acusado não impede a apuração de eventuais responsabilidades de outras pessoas, caso sejam identificadas.

Até a conclusão dos procedimentos oficiais, a causa da morte de Joilson permanece indeterminada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA