CUIABÁ

POLÍCIA

Autor de diversos furtos em Água Boa é preso pela Polícia Civil após furtar bolsa dentro de igreja

Publicados

POLÍCIA

Um homem com diversas passagens por furtos de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá) foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na quinta-feira (14.07), após ele praticar um novo furto, desta vez, dentro de uma igreja do município. Após o crime, o suspeito passou a usar o cartão da vítima em comércios do município.

As investigações iniciaram após a vítima procurar a Delegacia de Água Boa, comunicando que teve a sua bolsa furtada, enquanto realizava faxina no interior da igreja. Dentro da bolsa estavam diversos objetos da vítima como, celular, chaves de casa e da sua motocicleta, documentos pessoais e cartões bancários.

Imediatamente após a comunicação dos fatos, os policiais da Delegacia de Água Boa iniciaram as diligências, conseguindo por meio de imagens de câmeras de segurança da região, identificar o autor do furto. O suspeito é conhecido da Polícia, com diversas passagens por furto e outros crimes.

Durante as investigações, os policiais receberam informações de que o cartão da vítima foi passado em um supermercado no bairro Vila Nova e também conseguiram imagens das câmeras do estabelecimento, em que ele aparecia comprando diversos itens, entre eles duas caixas de cerveja. Mais tarde, o suspeito retorna ao local com outra roupa e efetua outra compra com o cartão da vítima.

Leia Também:  Homem é preso e adolescente apreendido pela PM após roubo a residência em Lucas do Rio Verde

Com a autoria identificada, os policiais realizaram diligências em busca do suspeito que foi detido e encaminhado à Delegacia de Água Boa, onde após ser interrogado pelo delegado Matheus Augusto Soares foi autuado em flagrante pelo crime de furto, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Fonte: PJC MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Ex-secretária e empresários são alvos de investigação sobre contratos públicos em Livramento

Publicados

em

Reprodução

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na última quinta-feira (15), a Operação Legado para desarticular o núcleo financeiro de um esquema criminoso que causou prejuízos ao município de Nossa Senhora do Livramento.

Na operação, são cumpridas 30 ordens judiciais expedidas pelo Juízo do Núcleo de Justiça 4.0 do Juízo das Garantias de Cuiabá, com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor).

Uma pessoa jurídica e cinco pessoas físicas são alvos dos mandados. Entre elas, estão uma ex-secretária municipal, empresários, pessoas apontadas como laranjas e uma empresa utilizada para a operação financeira do esquema. O cumprimento das ordens judiciais conta com o apoio de aproximadamente 30 policiais das delegacias da Diretoria de Atividades Especiais da Polícia Civil.

A operação é um desdobramento da Operação Liberatio, deflagrada em 2024 pelo Núcleo de Ação de Competência Originária, do Ministério Público de Mato Grosso (NACO/MP-MT), que, na ocasião, teve como alvos o então prefeito e alguns secretários.

Em continuidade aos trabalhos, foi instaurada uma investigação na Deccor para apurar a possível prática dos crimes de lavagem de dinheiro associada aos crimes de peculato, corrupção passiva e organização criminosa, na gestão municipal anterior.

Leia Também:  Homem é preso pela PM após agredir mulher e criança de dois anos em Sinop

Os trabalhos buscam apurar o caminho percorrido pelo dinheiro que teria sido desviado de dois contratos firmados, à época, pela Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento: um deles com um posto de combustíveis, cujo objeto era o abastecimento da frota de veículos oficiais da cidade; e outro com uma construtora responsável pela reforma de pontes de madeira em Nossa Senhora do Livramento.

No período investigado, foram constatadas movimentações de mais de R$ 90 milhões nas contas bancárias dos alvos, incluindo as de uma pessoa que já havia falecido à época das operações financeiras.

Essa pessoa era mãe do proprietário do posto de combustíveis e também avó da proprietária da empresa de construção civil que teria sido beneficiada, de forma atípica, com valores provenientes do posto de combustíveis.

Ordens judiciais

Com base nas investigações, foi solicitada a expedição de mandados contra os investigados, com o objetivo de aprofundar as apurações, arrecadar novos elementos de prova e identificar outros possíveis envolvidos.

Leia Também:  Uso de câmeras corporais por integrantes das forças de segurança é tema de seminário

Entre as ordens judiciais estão sete mandados de busca e apreensão e seis ordens de acesso a dados armazenados em dispositivos móveis.

Há também uma ordem de proibição de licitar e contratar com o Poder Público, especialmente com o município de Nossa Senhora do Livramento, direcionada à empresa investigada nesta fase.

Foi determinado o bloqueio inicial de R$ 15,8 milhões nas contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas, além do sequestro de dois veículos, uma motocicleta e um caminhão.

Além disso, foi determinada a expedição de ordens às instituições financeiras com as quais a pessoa falecida mantinha relacionamento, para que impeçam a reativação ou a utilização indevida da conta por terceiros, inclusive por pessoas que detenham poderes de representação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA