CUIABÁ

MATO GROSSO

Zuquim apresenta Corregedoria aos novos juízes e oferta apoio para atividades e projetos funcionais

Publicados

MATO GROSSO


Projetos e metas estabelecidos pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ) foram apresentados aos novos juízes estaduais que participam do Curso Oficial de Formação Integrada (Cofi) na tarde desta segunda-feira (31 de janeiro). A aula foi realizada de forma híbrida, com os alunos na sede da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) e os docentes pelo Teams, plataforma utilizada para videoconferência no Judiciário estadual.
 
Dentre os expositores estava o corregedor da gestão 2021/2022, desembargador José Zuquim Nogueira. Oriundo da carreira da magistratura, ele acolheu os novos integrantes do Poder Judiciário e colocou toda a equipe à disposição para apoiá-los. “O objetivo desse momento é franquear a vocês informações sobre a Corregedoria para que tomem conhecimento em que esse Órgão, à disposição de vocês, pode contribuir para a atividade jurisdicional e também com os projetos funcionais que cada um de vocês tem. Creiam que estamos abertos para que cada um dos senhores possa enviar sua sugestão também”.
 
Zuquim ressaltou ainda que a magistratura é um sacerdócio e um segundo casamento que o juiz tem, por conta das renúncias que são necessárias, mas ainda assim é recompensador. “Vocês vão sentir que muitas vezes é necessário dedicar-se 24 horas à magistratura, abrindo mão de parte de sua vida pessoal, mas ainda assim é gratificante. Instalei a comarca de Juara e passei por tantas outras. Hoje me sinto realizado profissionalmente como desembargador, mas nunca deixei de ser juiz de Primeiro Grau e que luta pela melhoria e unificação da magistratura.”
 
Ainda durante a tarde, os presentes conheceram a estrutura da Corregedoria (diretorias e a coordenadoria); os juízes auxiliares, as atribuições e ainda as metas nacionais. O juiz substituto Anderson Clayton Dias Batista destacou que “a apresentação foi uma surpresa positiva por conhecer a quantidade de ações que o órgão desenvolve, segmentos que ela possui e os atores que desenvolvem esse trabalho.”
 
Também a juíza substituta Amanda Dias destacou que uma das grandes preocupações que os novos magistrados têm é a Corregedoria, mas depois da apresentação sua visão mudou. “Percebemos pela apresentação de hoje que eles querem nos correger, ou seja, auxiliar-nos e tirar aquela imagem que todos têm das funções correcionais. Ficou claro também que eles querem trazer para nós a sensação de que também somos bem recebidos por eles e que podemos contar com a CGJ. Isso é de suma importância para a gente, pois nos dá o sentimento de pertencimento à Instituição.”
 
O Curso Oficial de Formação Inicial começou no dia 24 de janeiro com o módulo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), na modalidade ensino a distância. A partir desta segunda, as aulas são presenciais e seguem até o mês de maio. Saiba mais sobre o Cofi neste link.
 
Leia abaixo matérias correlatas.
 
 
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Tipos de crimes digitais e dicas de proteção são abordados em entrevista
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Sine Estadual disponibiliza mais de 2,7 mil vagas de trabalho nesta semana

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA