CUIABÁ

MATO GROSSO

Valores e princípios restaurativos no cotidiano profissional é tema de palestra para gestores gerais

Publicados

MATO GROSSO

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio do departamento de Planejamento e Estudos da Escola dos Servidores, realizou nesta segunda-feira (07.08), a palestra “Valores e Princípios Restaurativos no Cotidiano Profissional”, para gestores e gestoras gerais das comarcas do Estado.
 
Esta foi uma reunião “pré-evento” para apresentar o conteúdo do curso “Servidores da Paz”, que vai ocorrer de forma presencial, entre 28 de agosto e 01 de setembro, em Chapada dos Guimarães e Cuiabá.
 
O curso visa a formação de facilitadores e facilitadoras, para que os Círculos de Construção de Paz sejam implantados no ambiente das comarcas, gerando mais compreensão, empatia e comunicação entre os servidores e servidoras durante o trabalho. Também estarão aptos e aptas a auxiliar o Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur) nas ações restaurativas do Poder Judiciário.
 
“A princípio serão 20 horas presenciais e 20 horas virtuais onde todos terão a oportunidade de conhecer e facilitar os círculos nas comarcas e serem parte desse movimento. Os servidores e servidoras terão a oportunidade de fazer a capacitação em três cursos diferentes para ganhar o certificado de 100 horas”, explicou a diretora-geral do TJMT, Euzeni Paiva de Paula.
 
A presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, que também preside o NugJur, fez a abertura da reunião virtual. “Este é um momento de relevância para nós, que idealizamos e agora estamos colocando em prática, internamente, o Círculo de Paz da Justiça Restaurativa”.
 
O juiz auxiliar da presidência do TJMT, Túlio Duailibi Alves de Souza, coordenador do NugJur, disse que a prática do Círculo da Paz é muito potente no ambiente coletivo. “Temos uma experiência muito bonita com o público externo e queremos tê-la com o público interno”.
 
O Círculo de Construção de Paz é uma ferramenta utilizada pela Justiça Restaurativa, aplicada para a pacificação de ambientes de convivência coletiva. O conceito é realizar mudanças nas relações sociais e fortalecimento dos vínculos das relações de trabalho e convívio, a partir da comunicação, acolhimento de dificuldades comuns à maioria das pessoas.
 
De acordo com a palestrante, Katiane Boschetti da Silveira, assessora especial da presidência do TJMT, a Justiça Restaurativa nasceu na década de 1970, para cuidar de vítimas de crimes.
 
”Décadas depois, podemos ver a Justiça Restaurativa como um movimento social. Ela nada mais é do que uma roda de conversa que oportuniza que cada um de nós possa ser visto e escutado. Um convite para que troquemos as nossas lentes e vejamos nossos conflitos como oportunidades de aprendizado e transformação”.
 
“Existe a obrigação do meu trabalho, mas trabalho melhor quando me sinto acolhida, pertencente ao grupo. Eu venho trabalhar com mais vontade. Uns pelos outros. Isso são círculos de construção de paz. Por vezes a gente fala que o outro tem responsabilidade, mas eu sou parte desse ambiente também”, exemplificou a palestrante.
 
Ela pontuou que, desde 2015, a Justiça Restaurativa é presente no TJMT, mas está mais fortemente difundida na atual gestão.
 
Keitiane afirmou que o Ministério da Educação (MEC) adotou a prática de Círculos de Construção de Paz, nas escolas, depois dos trágicos episódios de violência registrados nos últimos anos. “Depois das tragédias, o MEC diz que os círculos são ferramentais para prevenir violência e conflitos na escola. Pode ser utilizado na família, nas comunidades, nas equipes de trabalho.”
 
A diretoria-geral do TJMT, Euzeni Paiva, afirmou que uma das diretrizes da atual gestão é o cuidado com as pessoas. “E o cuidado envolve o Círculo de Paz. Devemos cuidar internamente de cada um e, principalmente, cuidar uns dos outros. Quando nos transformamos como pessoa, a transformação reverbera em todas as áreas da nossa vida. Peço como colega, que façam um esforço para que venham ao encontro do dia 28”.
 
Ela explicou que os gestores e gestoras vão indicar outros servidores de sua comarca para se vincularem ao movimento, disseminando a Justiça Restaurativa e o Círculo de Paz.
 
Márcia Marafon
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Gaeco de MT apoia operação deflagrada em RO contra empréstimos ilegais
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Gaeco de MT apoia operação deflagrada em RO contra empréstimos ilegais

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA