CUIABÁ

MATO GROSSO

Trabalho referente ao Sistema de Gestão de Energia do TCE-MT é publicado na Revista Brasileira de Energia

Publicados

MATO GROSSO

O trabalho apresentado pela equipe responsável pelo Sistema de Gestão de Energia (SGE) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), em parceria com professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi eleito um dos melhores projetos apresentados no Congresso XIII Congresso Brasileiro de Planejamento Energético (CBPE) e teve a versão estendida publicada na 4ª edição da Revista Brasileira de Energia.

Intitulado de “Aplicação de algoritmos de otimização para determinação do montante ótimo de demanda contratada”, o artigo traz um estudo de caso aplicado a quatro unidades consumidoras (UCs) do órgão, tomando como base o histórico de demanda consumida e contratada, bem como os custos relacionados a estes montantes. 

No trabalho, a equipe ressalta que a otimização da contratação e do uso da energia elétrica é uma ação que compõe o conjunto de técnicas referentes à eficiência energética atuando em reduções de custos administrativas envolvendo aspectos contratuais, mudança de hábitos e procedimentos internos. 

Editada pela Sociedade Brasileira de Planejamento Energético, a revista traz um compilado de trabalhos acadêmicos, estudos técnicos e resultados de pesquisas relacionadas ao planejamento energético do país e das suas relações regionais e internacionais.

Leia Também:  ALMT homenageia CACs e atiradores esportivos em sessão especial

O TCE-MT é o único órgão público do país certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com o ISO 50001, referente ao Sistema de Gestão de Energia. O trabalho foi desenvolvido por Walter Aguiar Martins Júnior, Débora Finazzi Luz Farah e Carla Cristiny Esteves de Oliveira, do Tribunal de Contas de Mato Grosso, e Danilo Ferreira de Souza, Felipe Moya Scarsi, Rogerio Lucio Lima, Jakson Paulo Bonaldo, da UFMT.

Clique aqui e leia o trabalho na íntegra. 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Caminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364

Publicados

em

Reprodução

Um caminhoneiro morreu após um acidente envolvendo uma carreta na BR-364, em Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).

A ocorrência foi registrada no trecho da rodovia que liga o município a Tangará da Serra. Conforme as informações preliminares, o motorista seguia pela estrada conduzindo uma carreta Scania R 420, que transportava uma carga de fertilizantes agrícolas, quando perdeu o controle do veículo.

Após sair da pista, a carreta tombou às margens da rodovia. O impacto provocou danos na estrutura do veículo e também comprometeu parte da carga transportada.

Equipes de atendimento foram mobilizadas para prestar socorro, mas o caminhoneiro não resistiu aos ferimentos. Ele ficou preso nas ferragens e teve a morte confirmada ainda no local.

A área do acidente foi isolada para a realização da perícia, que deve apontar as possíveis causas da ocorrência. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados os procedimentos de identificação.

As circunstâncias que levaram o motorista a perder o controle da carreta ainda serão apuradas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Empaer divulga relatório de pesquisa sobre cultura da mandioca com avaliação de 80 materiais genéticos
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA