MATO GROSSO
Trabalho referente ao Sistema de Gestão de Energia do TCE-MT é publicado na Revista Brasileira de Energia
MATO GROSSO
![]() |
O trabalho apresentado pela equipe responsável pelo Sistema de Gestão de Energia (SGE) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), em parceria com professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi eleito um dos melhores projetos apresentados no Congresso XIII Congresso Brasileiro de Planejamento Energético (CBPE) e teve a versão estendida publicada na 4ª edição da Revista Brasileira de Energia.
Intitulado de “Aplicação de algoritmos de otimização para determinação do montante ótimo de demanda contratada”, o artigo traz um estudo de caso aplicado a quatro unidades consumidoras (UCs) do órgão, tomando como base o histórico de demanda consumida e contratada, bem como os custos relacionados a estes montantes.
No trabalho, a equipe ressalta que a otimização da contratação e do uso da energia elétrica é uma ação que compõe o conjunto de técnicas referentes à eficiência energética atuando em reduções de custos administrativas envolvendo aspectos contratuais, mudança de hábitos e procedimentos internos.
Editada pela Sociedade Brasileira de Planejamento Energético, a revista traz um compilado de trabalhos acadêmicos, estudos técnicos e resultados de pesquisas relacionadas ao planejamento energético do país e das suas relações regionais e internacionais.
O TCE-MT é o único órgão público do país certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com o ISO 50001, referente ao Sistema de Gestão de Energia. O trabalho foi desenvolvido por Walter Aguiar Martins Júnior, Débora Finazzi Luz Farah e Carla Cristiny Esteves de Oliveira, do Tribunal de Contas de Mato Grosso, e Danilo Ferreira de Souza, Felipe Moya Scarsi, Rogerio Lucio Lima, Jakson Paulo Bonaldo, da UFMT.
Clique aqui e leia o trabalho na íntegra.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui
Fonte: TCE MT
MATO GROSSO
Caminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364
Um caminhoneiro morreu após um acidente envolvendo uma carreta na BR-364, em Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).
A ocorrência foi registrada no trecho da rodovia que liga o município a Tangará da Serra. Conforme as informações preliminares, o motorista seguia pela estrada conduzindo uma carreta Scania R 420, que transportava uma carga de fertilizantes agrícolas, quando perdeu o controle do veículo.
Após sair da pista, a carreta tombou às margens da rodovia. O impacto provocou danos na estrutura do veículo e também comprometeu parte da carga transportada.
Equipes de atendimento foram mobilizadas para prestar socorro, mas o caminhoneiro não resistiu aos ferimentos. Ele ficou preso nas ferragens e teve a morte confirmada ainda no local.
A área do acidente foi isolada para a realização da perícia, que deve apontar as possíveis causas da ocorrência. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados os procedimentos de identificação.
As circunstâncias que levaram o motorista a perder o controle da carreta ainda serão apuradas.
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPodemos adia convenção e amplia prazo para definir alianças em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGoverno lança Regula MT para dar mais transparência às filas do SUS em Mato Grosso
-
TECNOLOGIA5 dias atrásIA e sensores transformam decisões da arbitragem na Copa do Mundo de 2026
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásPivetta diz que Estado aguarda decisão da Justiça sobre possível intervenção no DAE
-
POLÍTICA MT5 dias atrásProjeto de Beto Dois A Um permite trocar multa de trânsito por doação de sangue em Mato Grosso
-
ECONOMIA5 dias atrásMarcas chinesas avançam e já respondem por 44% das vendas de carros premium no Brasil
-
SAÚDE6 dias atrásProjeto que cria campanha sobre uso consciente do Mounjaro avança na ALMT



