MATO GROSSO
TCE-MT promove treinamento para aperfeiçoar prestação de contas via Sistema Aplic
MATO GROSSO
| Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
| Treinamento sobre o Sistema Aplic – Auditoria Pública Informatizada de Contas.Clique aqui para ampliar. |
Com foco na transparência e no aprimoramento da gestão pública, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realizou, na útlima semana, um treinamento sobre o Sistema Aplic – Auditoria Pública Informatizada de Contas, voltado a profissionais de prefeituras, câmaras municipais e regimes próprios de previdência. O objetivo foi capacitar os responsáveis pelo envio das prestações de contas ao TCE-MT, reforçando o papel do sistema como ferramenta estratégica no controle externo.
| Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
| Secretária-geral de Controle Externo do TCE-MT, Patrícia Lozich. |
“O Aplic é uma ferramenta que vai além de um sistema de envio de arquivos, é o elo entre o órgão público e o controle externo, entre o controle efetivo da administração, uma ferramenta que promove a padronização, a consistência, a tempestividade das informações prestadas ao Tribunal de Contas e esse treinamento é fundamental”, enfatizou a secretária-geral de Controle Externo do TCE-MT, Patrícia Lozich, na abertura da capacitação.
Facilitador do treinamento, o auditor público Francisco Evaldo ressaltou que quando se fala em sistema, pensa-se em um conjunto de partes trabalhando em função de um objetivo comum: gerar informações para tomada de decisões. “Não é somente o controle pelo controle, estamos envolvidos no todo, contribuindo para a administração pública. O trabalho de vocês é de grande valor”, explica o auditor público externo e instrutor do treinamento, Francisco Evaldo.
| Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
| A capacitação foi voltada a profissionais de prefeituras, câmaras municipais e regimes próprios de previdência. |
O servidor público Rodrigo Henrique de Oliveira é responsável pelo Aplic na Prefeitura de Guiratinga e conta que o treinamento é muito importante, especialmente para novas gestões. “Acho muito importante para as pessoas que estão entrando nas novas gestões, para elas entenderem o que é o Sistema Aplic e o que ele precisa. Com o Aplic, nós conseguimos ter uma visão do todo e também uma visualização mais única das licitações, por exemplo, e a prestação de contas auxilia até para a população ver o que estamos fazendo.”
| Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
| O objetivo foi capacitar os responsáveis pelo envio das prestações de contas ao TCE-MT, reforçando o papel do sistema como ferramenta estratégica no controle externo. |
O treinamento também teve a colaboração da analista de suporte da Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação do TCE-MT, Larissa Riquelme, como palestrante. Ela falou sobre o envio das prestações de contas ao Aplic, com um passo a passo de como o usuário deve fazer na ferramenta tecnológica e no portal de serviços onde as informações são recepcionadas. “Tentamos trazer esse passo a passo com os procedimentos para o envio. O treinamento é uma forma de dar continuidade à prestação de contas e trazer a importância de enviar as cargas, preencher corretamente as informações, tratar da importância do Aplic”, destacou.
Muitos participantes vieram de longe, como a diretora de contratos da Prefeitura de Campo Novo do Parecis, Jailma Ferreira. Ela esteve no treinamento presencial na Escola Superior de Contas e aprovou o trabalho. “Foi excelente o treinamento, explicativo, o assunto bem abordado e tudo muito interessante”.
Desenvolvido desde 2003 com o intuito de fortalecer o papel constitucional do Tribunal de Contas de Mato Grosso, o Aplic amplia o trabalho de controle externo e contribui para o fortalecimento do controle interno do TCE-MT.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Fonte: TCE MT – MT
MATO GROSSO
Caminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364
Um caminhoneiro morreu após um acidente envolvendo uma carreta na BR-364, em Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).
A ocorrência foi registrada no trecho da rodovia que liga o município a Tangará da Serra. Conforme as informações preliminares, o motorista seguia pela estrada conduzindo uma carreta Scania R 420, que transportava uma carga de fertilizantes agrícolas, quando perdeu o controle do veículo.
Após sair da pista, a carreta tombou às margens da rodovia. O impacto provocou danos na estrutura do veículo e também comprometeu parte da carga transportada.
Equipes de atendimento foram mobilizadas para prestar socorro, mas o caminhoneiro não resistiu aos ferimentos. Ele ficou preso nas ferragens e teve a morte confirmada ainda no local.
A área do acidente foi isolada para a realização da perícia, que deve apontar as possíveis causas da ocorrência. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados os procedimentos de identificação.
As circunstâncias que levaram o motorista a perder o controle da carreta ainda serão apuradas.
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPodemos adia convenção e amplia prazo para definir alianças em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGoverno lança Regula MT para dar mais transparência às filas do SUS em Mato Grosso
-
TECNOLOGIA5 dias atrásIA e sensores transformam decisões da arbitragem na Copa do Mundo de 2026
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásPivetta diz que Estado aguarda decisão da Justiça sobre possível intervenção no DAE
-
POLÍTICA MT5 dias atrásProjeto de Beto Dois A Um permite trocar multa de trânsito por doação de sangue em Mato Grosso
-
ECONOMIA5 dias atrásMarcas chinesas avançam e já respondem por 44% das vendas de carros premium no Brasil
-
SAÚDE6 dias atrásProjeto que cria campanha sobre uso consciente do Mounjaro avança na ALMT






