CUIABÁ

MATO GROSSO

TCE-MT conclui capacitação de controladores internos dos 141 municípios

Publicados

MATO GROSSO

Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT

O Tribunal de Contas de Mato Grosso concluiu a capacitação “O Controle Interno e as Controladorias Municipais” com a realização da quinta e última etapa do curso, de segunda a quarta-feira desta semana. Ao longo dos últimos meses, controladores dos Poderes Executivo e Legislativo de todos os 141 municípios do estado se debruçaram sobre um roteiro completo, com passo a passo sobre o processo de auditoria no contexto público. 

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (13), o presidente da Corte de Contas, conselheiro José Carlos Novelli, chamou a atenção para a importância do trabalho e enalteceu a equipe liberada pelo conselheiro Waldir Júlio Teis, supervisor da Escola Superior de Contas. “Quero exaltar a eficiência com a qual o conselheiro tem conduzido nossa Escola, meus parabéns”, disse.

Waldir Teis, por sua vez, destacou a extensa programação da Escola. “A Escola vem realizando uma série de projetos de capacitação e hoje, com este curso que reuniu um grande público, estamos efetivamente fechando um clico. O tribunal, mais uma vez, está contribuindo muito com a gestão pública municipal, que é uma meta do nosso presidente”, disse.

Leia Também:  "Parceria com o Governo vai asfaltar 100% de nossas ruas e dar conforto à população", afirma vice-prefeita de Alto Garças

Ao longo das aulas, ministradas pelo auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Kleberson Roberto Souza, foram debatidos desde o planejamento individual até o monitoramento, com exemplos práticos, para que essa nova forma de atuação assegure a eficaz gestão dos recursos públicos.  Desta vez, cerca de 50 servidores de 38 cidades do estado foram capacitados. 

“Agora os servidores de câmaras e prefeituras dos 141 municípios estão capacitados e prontos para entregar um trabalho melhor para a população. O TCE tem essa função orientativa e oferece essa capacitação porque o auditor tem o potencial de, conhecendo a realidade municipal, melhorar a gestão e fazer com que ela atinja seus objetivos. No final das contas isso é revertido em melhora na qualidade de vida para o cidadão”, salientou o palestrante.

O controlador-geral da Prefeitura de Confresa, Etevaldo Soares, destacou a melhora na rotina de trabalho, que se tornará mais eficiente a partir de agora. “Isso é fundamental para nós, porque fica bastante claro o que é serviço do controlador, o que é organização de controladoria e o que é trabalho da gestão. Deste modo não há atritos na execução do trabalho.”

Leia Também:  Prêmios do Nota MT serão sorteados nesta quinta-feira (14)

Nesta quinta etapa foram disponibilizadas vagas para servidores de Água Boa, Araputanga, Barra do Bugres, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Comodoro, Confresa, Feliz Natal,  Gaúcha do Norte, General Carneiro, Glória D”Oeste, Guiratinha, Itanhangá, Indiavaí, Lambari D´Oeste, Luciara, Mirassol D´Oeste, Nobres, Nova Nazaré, Nova Ubiratã, Nortelândia, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Paranatinga, Pedra Preta, Planalto da Serra, Poconé, Pontal do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Porto Estrela, Poxoréu, Querência, Ribeirão Cascalheira, Salto do Céu, Santa Terezinha, Santo Antônio do Leste, Tabaporã, Tangará da Serra, União do Sul, Vale de São Domingos, Vera, Vila Rica.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre prisão de suspeito de invadir casa e estuprar jovem que morava com avós em Vila Rica

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA