CUIABÁ

MATO GROSSO

Suspeito de empurrar esposa grávida de escada é preso pela PM

Publicados

MATO GROSSO

Policiais militares do 5º Batalhão de Rondonópolis prenderam um homem, na noite deste sábado (26.10), suspeito de agredir e empurrar a esposa grávida de uma escada, na Santa Casa do município.

O caso ocorreu na última segunda-feira (21.10) e, desde então, ele estava foragido. O agressor possuí várias passagens criminais.

De acordo com a vítima, na ocasião, o suspeito aparentava estar sob efeito de entorpecentes. O homem arremessou a esposa de uma escada, que sofreu diversos ferimentos pelo corpo. A vítima continua internada e a gravidez é considerada de risco.

Desde a agressão, os policiais mantiveram buscas pelo suspeito, que foi encontrado na noite deste sábado, na região central do município, em um veículo modelo Ford Ka vermelho.

Ao ser abordado, as equipes identificaram que ele era monitorado por meio de tornozeleira eletrônica, mas o equipamento estava desligado.

Durante checagem, o suspeito não possuí Carteira Nacional de Habilitação e o documento do veículo estava irregular. Ele também possuía diversas passagens criminais como furto, ameaça, desacato, dano, estelionato, receptação e lesão corporal.

Leia Também:  Governo de MT regulariza bairro Itapajé com entrega de 104 títulos definitivos aos moradores

O suspeito e o veículo apreendido foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Marcos Machado apresenta Escola e estimula juízes a continuar o aprimoramento durante carreira

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Polícia Civil fecha posto clandestino usado para abastecer garimpos ilegais em Vila Bela da Santíssima Trindade

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA