MATO GROSSO
SES disponibiliza 300 vagas para profissionais da saúde participarem de congresso sobre hipertensão
MATO GROSSO
O congresso é voltado para médicos das áreas básicas e clínicas, enfermeiros, profissionais de educação física, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, estudantes de graduação, médicos residentes, investigadores em geral, profissionais da Medicina de Família e Comunidade.
Na área médica, é campo de interesse para clínicos, cardiologistas, nefrologistas, endocrinologistas, geriatras, ginecologistas, pediatras, intensivistas e outros especialistas.
A inscrição para o público do SUS está sob a coordenação da ESP-MT. Os interessados no congresso devem se inscrever gratuitamente pelo e-mail ciesmt@ses.mt.gov.br, até a próxima segunda-feira (07.08).
O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia Nacional e de Mato Grosso. A atividade conta com apoio da SES, da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e da Unic.
“A SES está apoiando o congresso justamente pela relevância do assunto e a importância da participação dos profissionais do SUS. Sem dúvidas, um evento desta natureza irá contribuir para o aprimoramento do serviço prestado pela rede pública de saúde”, avaliou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A secretária Executiva da SES, Kelluby de Oliveira, avalia a participação dos profissionais da saúde pública do estado no evento como positiva. “O encontro vai propiciar aos trabalhadores do SUS aprendizado que irá colaborar para um serviço de qualidade à população que enfrenta o diagnóstico de hipertensão”, disse.
Para a diretora da ESP-MT, Silvia Tomaz, o congresso é de suma importância porque vai abordar uma doença invisível e que precisa ser combatida. “A hipertensão está entre as doenças que, em razão do diagnóstico tardio ou falta de tratamento, ocasiona diversas complicações que podem até levar a óbito”, pontuou.
Apesar do evento começar oficialmente no dia 10 de agosto, no dia 9, das 14h às 17h30, será realizado um pré-congresso com as capacitações em hipertensão arterial para profissionais médicos e multiprofissionais da Rede Básica de Saúde; os cursos serão certificados pela Escola de Saúde Pública.
Confira aqui a programação completa do evento.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.
Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.
Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.
“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.
O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.
Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.
Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.
Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas
-
POLÍCIA3 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT


