CUIABÁ

MATO GROSSO

Serviços da Ouvidoria do Estado estão disponíveis no aplicativo MT Cidadão

Publicados

MATO GROSSO

Para melhorar e facilitar o atendimento ao cidadão, os serviços da Ouvidoria do Estado também estão disponíveis no aplicativo MT Cidadão, proporcionando mais agilidade e comodidade para o registro de sugestões, elogios, reclamações e denúncias sobre os serviços prestados pela administração pública estadual.

O aplicativo MT Cidadão pode ser baixado em aparelhos celulares com sistemas Android ou IOS. Após baixar, é só fazer o cadastro com as informações solicitadas e acessar o ícone da Ouvidoria. A manifestação já vai diretamente para o sistema Fale Cidadão, e pode ser feita de forma identificada, sigilosa ou anônima. O cidadão ainda pode incluir fotos e documentos como anexos.

Ao finalizar o registro, o sistema gera um protocolo com senha para acesso de acompanhamento da demanda. O cidadão também recebe a resposta e demais informações sobre a manifestação no e-mail informado no formulário.

“O Fale Cidadão complementa os serviços disponíveis no MT Cidadão. É uma forma prática e rápida para o cidadão dar a sua opinião ou solicitar informações sobre os serviços do Governo do Estado”, destaca a secretária-adjunta de Ouvidoria e Transparência da CGE-MT, Karen Oldoni.

Leia Também:  Fórum de Alto Garças está sem contato por telefone

A ouvidoria faz a ponte entre a população e a administração pública, auxiliando o cidadão na solução de problemas, orientando e encaminhando as manifestações para o setor de apuração, em casos de denúncias. Atua também na melhoria dos serviços públicos prestados, fornecendo informações estratégicas aos gestores, para a tomada de decisão.

Na ouvidoria, o cidadão por registrar solicitações, elogios, reclamações, sugestões, denúncias, simplificação de serviço público e pedidos de acesso à informação com relação aos serviços do poder executivo estadual.

Canais de Atendimento

Além do aplicativo MT Cidadão, a Ouvidoria Geral do Estado de Mato Grosso atende por meio do site www.ouvidoria.mt.gov.br, whatsapp (65) 98476-6548 e o telefone 08000 6471520 ou 162.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Investimento de R$ 42 milhões leva obras esperadas há décadas por moradores de Cuiabá

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  SES aponta benefícios do medicamento Gliclazida no tratamento da diabetes

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA