MATO GROSSO
Seplag está com as inscrições abertas para a segunda edição do evento MT 4.0
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), por meio da Adjunta de Planejamento e Governo Digital, está com inscrições abertas para a 2ª edição do MT 4.0, evento que abordará a importância da inovação nas políticas públicas. A segunda edição da iniciativa tem como tema “Uma Nova Era para as Políticas Públicas” e será realizada na próxima terça-feira (12.11), das 7h30 às 17h, no Salão Nobre Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás.
Foram disponibilizadas 300 vagas, destinadas ao público externo e para os servidores públicos. Os interessados podem se inscrever até o dia do evento, mas caso as vagas sejam preenchidas antes, o prazo de inscrições será interrompido. Faça sua inscrição aqui.
O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, destaca a importância do evento para o fluxo das estratégicas do governo digital de MT.
“Iremos tratar de políticas públicas e as suas viabilidades diante da digitalização dos processos da administração pública estadual. Queremos continuar agregando valores aos serviços prestados aos mato-grossenses, suprimindo a distância e otimizando o tempo”, informa o secretário.
Além da palestra intitulada “Políticas públicas em tempos de governo digital: uma nova visão para o Brasil”, estão previstos cinco painéis que irão mesclar discussões sobre geopolítica, gestão pública, dados e inteligência artificial no serviço público.
Para o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital, Sandro Brandão, a iniciativa oportuniza discutir a elaboração e implementação de políticas públicas sob novas perspectivas.
“Buscamos provocar reflexões que elevem a gestão pública a um novo patamar, focado em inovação e resultados. É uma oportunidade para quem deseja transformar Mato Grosso, por meio de políticas públicas mais eficientes e conectadas com a realidade”, finaliza o adjunto.
Confira a seguir a programação abaixo:
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.
Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.
Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.
“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.
O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.
Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.
Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.
Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas
-
POLÍCIA3 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT


