CUIABÁ

MATO GROSSO

Seduc divulga resultado da Avaliação de Fluência em Leitura 2021

Publicados

MATO GROSSO


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou, nesta quarta-feira (02.02), os resultados da Avaliação de Fluência em Leitura 2021 do programa Alfabetiza Mais MT. Cerca de 26.692 estudantes, do 2° ano do ensino fundamental das redes pública estadual e municipal, participaram do diagnóstico. A apresentação foi realizada por Live no canal da Seduc no Youtube.

A avaliação faz parte do cronograma de execução do Alfabetiza Mais MT e teve como objetivo diagnosticar a capacidade dos estudantes lerem com velocidade e precisão, sem dificuldades e compreensão da mensagem escrita. Os testes foram aplicados nos meses de outubro, novembro e dezembro, com a participação de 6.718 alunos da rede estadual e 19.974 alunos da rede municipal de educação.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a importância da avaliação e agradeceu o desempenho dos educadores. Também foram abordados os aspectos avaliados pelos testes e apresentado os perfis de leitores conforme os parâmetros da avaliação.

“A avaliação de fluência é um ponto de partida para definir o que deve ser feito no ano letivo de 2022 para auxiliar os estudantes e o professores a identificarem as dificuldades. Agradeço a todos os profissionais envolvidos, e que entenderam a necessidade de incluirmos esta política pública, recompor a aprendizagem dessas crianças e fazer todas as intervenções necessárias para obtermos melhores resultados”, afirmou o secretário.

Leia Também:  Poste fotos no Instagram com o filtro criado especialmente para o Fonaje

Participaram da reunião diretores e profissionais das Diretorias Regionais de Educação (DREs), Núcleos Regionais de Educação (NREs), coordenadorias regionais e municipais do Programa Alfabetiza Mais MT, e equipe técnico pedagógico da Seduc. Eles receberam orientações sobre as ações de intervenção pedagógica e reestabelecimento do processo de alfabetização dos estudantes.

“Este é um trabalho inédito em Mato Grosso e está sendo feito com muita responsabilidade, 2022 é um ano em que estamos investindo seriamente no programa Alfabetiza Mais MT, na formação dos professores. Este é um desafio que vamos enfrentar com a colaboração dos municípios”, afirmou a secretária adjunta de Gestão Educacional, Valdelice Oliveira Holanda.

Os testes foram realizados nos municípios por intermédio das 15 DREs, que são Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Querência, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.

O Alfabetiza Mais MT foi lançado pelo Governo de Mato Grosso em agosto do ano passado, com a proposta de garantir a alfabetização das crianças até o 2° ano do Ensino Fundamental. Desenvolvida em regime de parceria entre Estado e municípios e apoio da Fundação Lemann, Associação Bem Comum e Instituto Natura, o Alfabetiza Mais MT é inspirado no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Ceará. Implantada há 14 anos, a iniciativa foi a responsável em elevar os índices de alfabetização entre os estudantes.

Leia Também:  Presidente da Câmara entrega Título de Cidadão Cuiabano ao Bispo Amorim

Representando o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT), Eduardo Ferreira, a suplente da regional sudeste, Simoni Pereira Borges, destacou a importância do planejamento das ações.

“É um instrumento pedagógico para o planejamento e busca da aprendizagem nas redes, desenvolvimento de boas práticas e formação continuada. Quero agradecer o empenho da Seduc e de todos os envolvidos neste processo para que as ações sejam cumpridas”, salientou.

Por meio dos resultados apresentados será formulado um plano de intervenção pedagógica para a recuperação da alfabetização, a partir do início do ano letivo de 2022.

Também participaram da apresentação o representante da Associação Bem Comum, Hylo Leal, a analista da Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Fundação CAEd), Waldirene Maria Barbosa, e o coordenador estadual do programa Alfabetiza Mais MT, Isaltino Barbosa.

CONFIRA ABAIXO O RESULTADO DA AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA EM LEITURA – 2021

Supervisão de Evelyn Ribeiro

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  MT Prev regulariza inconsistências no 13º salário de aposentados e pensionistas

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Poste fotos no Instagram com o filtro criado especialmente para o Fonaje

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA