MATO GROSSO
Sedec inicia capacitação para potencializar atração de investimentos estrangeiros para MT
MATO GROSSO
A aula inaugural foi aberta pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e pelo especialista Sênior de Comércio Internacional e Investimento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), Francisco Estrazulas de Souza. O objetivo do treinamento é aperfeiçoar as ações de promoção voltadas ao comércio exterior e construir direcionamentos para potencializar a atração de investimentos para o Estado.
O representante do BID no Brasil, Morgan Doyle ressaltou que Mato Grosso possui grande parte de sua economia baseada na exportação de commodities e que o treinamento vai potencializar o comércio exterior do Estado.
“Estamos empolgados com essa parceria com o Governo de Mato Grosso. Esse treinamento vai para contribuir para intensificar a atração de investimento estrangeiros, considerando as potencialidades de Mato Grosso”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressaltou que Mato Grosso é líder na produção de alimentos e na preservação do meio ambiente, e já possui fortes relações comerciais no exterior. O objetivo,, agora, é ampliar as negociações.
“Já está em funcionamento em Mato Grosso o fundo garantidor (MT Garante), que democratiza o acesso ao crédito para pequenos empresários e produtores. Precisamos olhar para o mercado externo, que é onde a gente consegue agregar valor, ter referência de volumes, de vendas e, para obtermos sucesso assim, precisamos nos capacitar. Por isso o Governo do Estado agradece essa parceria com o BID, que é essencial para gente atrair investimentos”.
O coordenador do Parque Tecnológico Mato Grosso, Rogério Nunes, ressaltou que o aprendizado adquirido na capacitação junto ao BID vai alavancar ainda mais projetos importantes do Governo do Estado.![]()
“Há algum tempo estamos fazendo essa aproximação com o comércio exterior. Temos, por exemplo, contato com a empresa Lenovo, na China, em um projeto que busca inovação e tecnologia, então essa oportunidade de aprender com o BID agrega ainda mais neste importante projeto e em outras ações do governo estadual”, destacou.
O especialista sênior no setor de Comércio Internacional e Investimento do BID, Francisco Estrázulas de Souza, avaliou que a capacitação sobre atração de investimentos estrangeiro pode identificar as barreiras e apontar soluções que podem ajudar a trazer mais investimentos e contribuir com o aumento de exportações do Estado para o mundo.
O cronograma do curso, que tem duração de cinco dias, conta com programação extensa, que prevê conteúdos como estrutura, organograma, atividades e processos para atração de investimentos e as exportações de Mato Grosso, ferramentas, referências estratégicas e de gestão para implementação, e definição quantitativa e qualitativa dos objetivos estratégicos para atração de investimentos e comércio exterior de Mato Grosso.
A capacitação conta com a colaboração do professor Xavier Casademunt, diretor no Brasil e professor associado da ESADE Business School, a 4º melhor escola de empreendedorismo do mundo, segundo o Ranking Poets&Quants (2022). O professor tem desenvolvido projetos de consultoria e treinamento para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na América Latina, e projetos de consultoria em Investimento Direto, M&A e Alianças Estratégicas para empresas Europeias em toda América Latina.
Participam da capacitação alunos que representam a Ordem dos Advogados de Mato Grosso (OAB-MT), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso, Casa Civil, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), dentre outros órgãos e entidades.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Lista de contemplados do Residencial Comodoro será divulgada por etapas
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, divulgará a lista de contemplados do Residencial Comodoro por etapas. A previsão é que os primeiros 200 nomes definitivos dos beneficiários do Programa Casa Cuiabana destinados ao empreendimento sejam publicados até a primeira quinzena de novembro.
O processo de entrega do empreendimento será conduzido em três etapas: 200 contemplados na primeira fase, 200 na segunda e 100 na terceira, totalizando 500 famílias atendidas. As obras seguem em andamento: o Comodoro I está com 78,85% de execução, o Comodoro II, com 63,15%, e o Comodoro III, com 48,72%.
De acordo com a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, a divulgação depende apenas da aprovação final da Caixa Econômica Federal (CEF). O processo sofreu atrasos em decorrência da greve de quase 30 dias da instituição, que impactou os prazos de análise, resposta e aprovação dos processos. “Estamos aguardando só uma resposta final dos últimos dossiês para publicar essa lista”, explicou.
Após a divulgação dos nomes, a Secretaria dará início ao Trabalho Técnico Social com as famílias habilitadas. A etapa inclui o sorteio das unidades habitacionais, a realização de checklist dos apartamentos e outras ações necessárias até a assinatura dos contratos.
“Nessa etapa, eles vão conhecer o empreendimento, entrar nos apartamentos, ver o terreno, a obra, como funciona e qual é o tamanho do apartamento. Depois disso, haverá o sorteio para definir em qual unidade cada um vai ficar. E, caso haja interesse mútuo, os contemplados poderão realizar trocas de unidades entre si. A assinatura dos contratos ocorre somente depois da definição das unidades e da conclusão das etapas”, afirmou Michelle.
A entrega definitiva das moradias está condicionada à conclusão de 100% das obras, à aprovação da Caixa Econômica Federal e à assinatura dos contratos. Uma reunião entre a Prefeitura e a instituição financeira, prevista para o final de novembro, deverá definir o novo cronograma de entrega das três etapas do Residencial Comodoro, que totaliza 500 unidades, além de estabelecer um novo prazo para a entrega do Residencial Tijucal, que conta com 192 apartamentos e também está com as obras em andamento.
Etapas anteriores
O Programa Casa Cuiabana recebeu 83.991 inscrições entre julho e setembro de 2025, das quais cerca de 45 mil foram deferidas. Em dezembro, um sorteio selecionou mil candidatos, sendo 500 titulares e 500 reservas. Nos meses seguintes, os sorteados foram convocados para apresentar a documentação, passaram por análise de compatibilidade, tiveram prazo para apresentar recursos e foram orientados quanto à assinatura da Declaração de Beneficiário.
Em abril de 2026, um novo sorteio selecionou 500 candidatos para preencher vagas abertas após eliminações. Esses contemplados foram destinados ao Residencial Tijucal, já que as vagas do Comodoro haviam sido preenchidas no primeiro sorteio. Em maio, foi publicada a primeira lista de desclassificados, incluindo casos analisados após a apresentação de recursos. Os candidatos que não constam nessa relação não têm confirmação automática de contemplação, pois parte dos processos ainda aguarda retorno da Caixa Econômica Federal.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásBrasil dobra recorde de voluntários para Copa do Mundo Feminina
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas


