CUIABÁ

MATO GROSSO

Secretário de Desenvolvimento Econômico destaca produção aliada à sustentabilidade em MT: exemplo para o mundo

Publicados

MATO GROSSO


O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, participou nesta quarta-feira (25.08), do primeiro dia do Fits Agro 2021 – Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade, no painel “O Futuro da Produção de Alimentos: Conexão Água/ Energia/Infraestrutura/Comércio”. O evento irá acontecer até quinta-feira (26.08), na sede da Federação da Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt-MT), em Cuiabá.

De acordo com o secretário, a escolha de Mato Grosso para sediar o evento foi muito acertada. “Selecionaram o lugar certo para realizar este Fórum, porque aqui é o Estado exemplo de produtividade com sustentabilidade. Um Estado onde o Governo e a iniciativa privada, por meio de associações, federações e a sociedade civil organizada, debatem projetos de desenvolvimento lado a lado para construir políticas de Estado e não de governo apenas. E isso tem possibilitado que o governador Mauro Mendes, sua equipe e a iniciativa privada construam grandes ações porque os desafios são gigantes, mas a vontade de fazer o melhor por Mato Grosso é maior ainda”, pontua.

Leia Também:  Edital MT Preservar financia recuperação de imóveis tombados em municípios mato-grossenses

Miranda discorreu ainda sobre as iniciativas do Estado na busca pela melhoria do ambiente de negócios e desenvolvimento socioeconômico sustentável. Citando como referência a segurança alimentar proporcionada pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), os incentivos fiscais e linhas de créditos estaduais ofertados para crescimento das cadeias produtivas, o quanto as ferrovias irão favorecer a produção de Mato Grosso reduzindo a emissão de CO2, entre outras ações em andamento ao longo da atual gestão.

O evento é voltado para a sustentabilidade ambiental, econômica e social do agronegócio aborda desafios do cenário global do setor e abre espaço para debate com agentes nacionais e do exterior.

Confira a programação completa do Fits Agro 2021 no endereço eletrônico: https://fitsglobal.com.br/agro21/

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

MATO GROSSO

Estudantes da rede estadual terão aulas de inglês a partir do 1º ano do ensino fundamental

Publicados

em

Por


Estudantes dos anos inicias do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino de Mato Grosso passarão a ter aulas de Língua Inglesa entre os componentes curriculares a partir deste ano. Por conta desta mudança, os professores receberão formação continuada por meio de plataforma virtual para ministrar as aulas.

Com investimentos de R$ 14 milhões, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou a contratação da empresa Pearson Education do Brasil LTDA, que irá fornecer materiais pedagógicos, e da empresa EF (English First) para suporte no ensino do idioma no meio digital, tanto para professores quanto para os alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino. A contratação foi publicada no Diário Oficial.

“Pela primeira vez nós vamos atender todo o ensino fundamental do Estado de Mato Grosso com a língua inglesa. Tenho certeza que essa vai ser uma ação muito importante porque a atividade vai reforçar o conhecimento e aprendizado dos nossos estudantes e gerar novas oportunidades”, destaca o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Ensino Fundamental

Com o objetivo de preparar os estudantes o mais cedo possível para a aprendizagem de uma nova língua, alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) passarão a ter aulas de Língua Inglesa na matriz curricular pela primeira vez. Atualmente, os alunos têm a disciplina a partir do 6º ano até o final do ensino médio. Para isso, foram adquiridos materiais didáticos da empresa Pearson Education, com metodologia direcionada para o ensino do idioma às crianças. Para praticar a língua e incentivar a leitura, livros paradidáticos em inglês serão entregues disponibilizados nas bibliotecas das unidades escolares durante o ano letivo. O projeto de leitura pretende atender os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Leia Também:  Edital MT Preservar financia recuperação de imóveis tombados em municípios mato-grossenses

Ensino Médio                                                                                                                                                                              

Os estudantes do ensino médio receberão acesso à plataforma digital English Live, da empresa EF, como complemento dos conhecimentos adquiridos durante as aulas. Por meio da ferramenta, após um teste de nivelamento, os estudantes irão dispor de atividades de compreensão auditiva e escrita, de acordo com o seu grau de domínio do idioma.

Professores

Para que todos os professores da Língua Inglesa da rede estejam preparados para lecionar com os novos materiais, a Seduc irá proporcionar formação continuada para trabalhar com os materiais didáticos e paradidáticos.

Além disso, para que os professores do idioma melhorem a sua proficiência na língua inglesa, todos também receberão acesso à plataforma English Live (empresa EF). O conteúdo ficará disponível 24h por dia e permitirá que o profissional construa o seu percurso formativo conforme o seu nível de proficiência, com exercícios de fala, escrita e audição e aulas ao vivo com professores nativos.

Leia Também:  Juvam de Cáceres integra campanha de combate a queimadas

O acesso a plataforma será disponibilizado primeiro aos professores e depois aos estudantes, no decorrer do ano letivo. Cerca de mil professores serão beneficiados e, a partir da próxima semana, receberão notificação por e-mail com instruções para uso da ferramenta digital.

(Supervisão de Evelyn Ribeiro)

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA