CUIABÁ

MATO GROSSO

Seciteci promove semana de desenvolvimento científico e tecnológico em Nova Mutum

Publicados

MATO GROSSO

Com uma programação voltada ao desenvolvimento científico e tecnológico, o município de Nova Mutum (240 km de Cuiabá) recebe entre os dias 30 de maio e 04 de junho duas ações promovidas pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci): MT Ciências e Hacka MT. Ambos os projetos buscam ampliar o acesso da população aos trabalhos científicos e tecnológicos desenvolvidos no Estado. Durante o Hacka MT, os participantes ainda poderão ser premiados com bolsas de Desenvolvimento Tecnológico no total de R$ 108 mil.

Entre os dias 30 de maio e 03 de junho, a carreta do MT Ciências estará aberta para estudantes de escolas municipais e estaduais, no Ginásio de Esportes Lauro Immich. Já a população geral poderá conhecer as instalações científicas no período matutino e vespertino do dia 03 de junho.

Todo o público poderá, por meio de MT Ciências, participar de experimentos interativos dentro da carreta, além de contemplar a Sala de Tecnologia e Inovação com óculos de realidade virtual, e o planetário digital, em mais dois ambientes externos. Além disso, o circuito conta com experiências com microscópios, espelhos côncavos e convexos, câmaras escuras e o modelo de olho, vórtex e globos de plasma.

Leia Também:  Métodos autocompositivos: Judiciário de MT investe em mudança cultural da Sociedade

Os visitantes ainda terão a possibilidade de presenciar experimentos de ilusões de óptica, anamorfose, além de um gerador Van de Graaff – que produz energia eletrostática e deixa os cabelos arrepiados.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, da Seciteci, Lecticia Figueiredo, o Circuito Itinerante do MT Ciências tem como objetivo propiciar a popularização da ciência, tecnologia e inovação, a fim de levar o conhecimento para os estudantes e professores de todo o estado.

“O MT Ciências atende tanto a rede municipal quanto a rede estadual das regiões do Estado, com uma agenda extensa ao longo deste ano de 2023, com a próxima parada marcada para o município de Nova Mutum, realizando cinco dias de atendimentos”, reforçou.

HackaMT

Já entre os dias 2 a 4 de junho, o município sedia uma nova edição do HackaMT, evento focado na criação de soluções inovadoras para o setor público. O evento, que acontece na sede do Senai, é promovido pela Seciteci, juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), e conta ainda com cooperação da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e parceria do Ecossistema de Inovação de Nova Mutum, que inclui a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Durante o HackaMT, os participantes formarão equipes multidisciplinares e terão três dias de imersão para desenvolver soluções tecnológicas para os desafios propostos pelo setor público. Além da competição, o evento contará com palestras e workshops ministrados por profissionais da área de tecnologia, empreendedorismo e inovação.

Leia Também:  Está proibida a exploração de madeira de manejo florestal em MT até 1º de abril

Ao final do evento, as equipes apresentarão suas soluções para uma banca de jurados, que avaliará as melhores ideias e premiará duas equipes vencedoras com bolsas de Desenvolvimento tecnológico no montante total de R$ 108 mil. O objetivo do HackaMT é incentivar a criatividade, o trabalho em equipe e o empreendedorismo, além de fomentar o ecossistema de tecnologia em Mato Grosso.

Os interessados em participar devem realizar sua inscrição, de forma gratuita, por meio do portal criado para o evento, para garantir a participação, clique aqui. O regulamento de participação também já está disponível, para acessar, clique aqui. As vagas ficam disponíveis até a próxima quarta-feira (31).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Alunos do curso de Direito da Faculdade Invest participam do ‘Nosso Judiciário’

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA