CUIABÁ

MATO GROSSO

Seciteci forma alunos de cursos técnicos de saúde, edificações e agricultura em Rondonópolis

Publicados

MATO GROSSO

A Escola Técnica Estadual de Rondonópolis, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), formou, nesta semana, 31 alunos, sendo 18 do curso de técnico em Saúde Bucal, 6 em Edificações e 7 em Agricultura.

A diretora da instituição, Leila Aoyama, ressaltou a importância da formação técnica profissional na vida dos formados, destacando seu impacto no mercado de trabalho regional.

“Essa formação é muito importante não só para os novos profissionais, mas também para o município, porque gera uma qualificação e uma melhora na prestação de serviços”, pontuou.

Josélia Galvão, uma das formadas do curso Técnico em Saúde Bucal, compartilhou sua jornada de superação e sucesso. “Este curso foi um divisor de águas para mim. Quando me sentia perdida profissionalmente, ele surgiu e logo consegui uma vaga na área. Agora, apaixonada pela profissão, vejo cada dia como uma oportunidade de aprendizado”, afirmou.

A solenidade de colação de grau foi realizada no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), contando com a presença de familiares, professores, além de autoridades como o prefeito José Carlos do Pátio, a superintendente de Educação Profissional e Tecnológica em exercício, Girlayne Menezes, e o coordenador de Educação Profissional e Tecnológica, Edwaldo Dias Bocuti.

Leia Também:  Casa Silva Freire inicia temporada 2024 com diversas atividades

ETEc Rondonópolis

A Escola Técnica Estadual de Rondonópolis possui atualmente 12 cursos técnicos, que têm por finalidade preparar o aluno para atuar no mercado de trabalho, para isso, eles são formatados visando à aplicação de conhecimentos teóricos e práticos.

Os cursos oferecidos na escola envolvem os eixos tecnológicos de: informação e comunicação, gestão e negócios, recursos naturais, saúde e infraestrutura.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Governador: "Enquanto os países ricos aumentam consumo de carvão, MT é potência ambiental"

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Governo de MT já investiu R$ 9,4 milhões na obra do Hospital Regional do Araguaia

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA