CUIABÁ

MATO GROSSO

Secel realiza etapa regional de competições escolares mato-grossenses em Alta Floresta

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) inicia, nesta sexta-feira (13.05), em Alta Floresta, mais uma etapa regional dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses. Desta vez, são os estudantes da região esportiva Norte que disputam as vagas para a fase estadual das competições escolares.

A solenidade de abertura com entrada oficial das delegações ocorre às 19h, no Ginásio Municipal Geraldo Ramos Pezão. Até a próxima quarta-feira (18.05), os jogos prosseguem no mesmo ginásio e também nas quadras das escolas estaduais Jaime Veríssimo de Campos e 19 de maio, na quadra da Casa Pinardi e no ginásio Chico Brahma.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer de Alta Floresta, Pedro Salustiano, as competições estimulam muitos fatores positivos na formação humana, como criatividade, desenvolvimento cognitivo, raciocínio, interação entre pessoas e cumprimento de regras.

“Estamos muitos felizes por ajudar a proporcionar tantos valores de vida saudável. E somos gratos por nosso município ser parceiro do Governo do Estado e da Secel nesse grande evento. Vamos recepcionar com muita alegria e satisfação todos os atletas, delegações e autoridades dos 14 municípios da região presentes aqui. Será um grande e prazeroso evento e que ficará na memória de cada um”, enfatiza o secretário municipal.

Leia Também:  Nova carteira de habilitação começa a ser emitida a partir de junho

Com disputas de basquete, futsal, handebol e vôlei, o evento reúne mais de 1.100 integrantes das equipes formadas por estudantes da região Norte de Mato Grosso. Participam equipes dos municípios de Alta Floresta, Apiacás, Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde, Novo Mundo, Nova Bandeirantes, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.

Nos Jogos Escolares, que abrangem estudantes de 12 a 14 anos, são 42 equipes de escolas públicas e privadas competindo pelos títulos regionais, femininos e masculinos, de suas respectivas modalidades.  As equipes campeãs avançam para etapa estadual que será realizada de 16 a 22 de julho, em Sorriso.

Nos Jogos Estudantis, as disputas envolvem 54 seleções municipais da região formadas por estudantes de 15 a 17 anos. As equipes campeãs regionais em cada modalidade e gênero garantem a vaga para a fase estadual que acontece de 24 a 30 de julho, em Lucas do Rio Verde.

Para realizar as competições escolares mato-grossenses, a Secel-MT conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e do município-sede. As próximas etapas regionais serão sediadas nos municípios de Juara, Canarana, Confresa, Várzea Grande, Pontes e Lacerda e Alto Garças. 

Leia Também:  Prazo para inserção de processos de outorga no Siga Hídrico vai até 15 de fevereiro
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lista de contemplados do Residencial Comodoro será divulgada por etapas

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, divulgará a lista de contemplados do Residencial Comodoro por etapas. A previsão é que os primeiros 200 nomes definitivos dos beneficiários do Programa Casa Cuiabana destinados ao empreendimento sejam publicados até a primeira quinzena de novembro.

O processo de entrega do empreendimento será conduzido em três etapas: 200 contemplados na primeira fase, 200 na segunda e 100 na terceira, totalizando 500 famílias atendidas. As obras seguem em andamento: o Comodoro I está com 78,85% de execução, o Comodoro II, com 63,15%, e o Comodoro III, com 48,72%.

De acordo com a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, a divulgação depende apenas da aprovação final da Caixa Econômica Federal (CEF). O processo sofreu atrasos em decorrência da greve de quase 30 dias da instituição, que impactou os prazos de análise, resposta e aprovação dos processos. “Estamos aguardando só uma resposta final dos últimos dossiês para publicar essa lista”, explicou.

Após a divulgação dos nomes, a Secretaria dará início ao Trabalho Técnico Social com as famílias habilitadas. A etapa inclui o sorteio das unidades habitacionais, a realização de checklist dos apartamentos e outras ações necessárias até a assinatura dos contratos.

Leia Também:  Com dois acompanhantes por sorteado, Camarote dos Autistas amplia acesso em 2026

“Nessa etapa, eles vão conhecer o empreendimento, entrar nos apartamentos, ver o terreno, a obra, como funciona e qual é o tamanho do apartamento. Depois disso, haverá o sorteio para definir em qual unidade cada um vai ficar. E, caso haja interesse mútuo, os contemplados poderão realizar trocas de unidades entre si. A assinatura dos contratos ocorre somente depois da definição das unidades e da conclusão das etapas”, afirmou Michelle.

A entrega definitiva das moradias está condicionada à conclusão de 100% das obras, à aprovação da Caixa Econômica Federal e à assinatura dos contratos. Uma reunião entre a Prefeitura e a instituição financeira, prevista para o final de novembro, deverá definir o novo cronograma de entrega das três etapas do Residencial Comodoro, que totaliza 500 unidades, além de estabelecer um novo prazo para a entrega do Residencial Tijucal, que conta com 192 apartamentos e também está com as obras em andamento.

Etapas anteriores

O Programa Casa Cuiabana recebeu 83.991 inscrições entre julho e setembro de 2025, das quais cerca de 45 mil foram deferidas. Em dezembro, um sorteio selecionou mil candidatos, sendo 500 titulares e 500 reservas. Nos meses seguintes, os sorteados foram convocados para apresentar a documentação, passaram por análise de compatibilidade, tiveram prazo para apresentar recursos e foram orientados quanto à assinatura da Declaração de Beneficiário.

Leia Também:  Prazo para inserção de processos de outorga no Siga Hídrico vai até 15 de fevereiro

Em abril de 2026, um novo sorteio selecionou 500 candidatos para preencher vagas abertas após eliminações. Esses contemplados foram destinados ao Residencial Tijucal, já que as vagas do Comodoro haviam sido preenchidas no primeiro sorteio. Em maio, foi publicada a primeira lista de desclassificados, incluindo casos analisados após a apresentação de recursos. Os candidatos que não constam nessa relação não têm confirmação automática de contemplação, pois parte dos processos ainda aguarda retorno da Caixa Econômica Federal.

 



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA