MATO GROSSO
Secel abre inscrições para o 6º Fórum de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso
MATO GROSSO
As inscrições estão abertas pela internet para estudantes e trabalhadores da educação e de bibliotecas públicas de todo Estado, e pessoas interessadas no tema.
Tanto as palestras quanto as formações serão conduzidas por profissionais reconhecidos no país. Entre as presenças confirmadas estão a do secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba; do presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Fábio Cordeiro, e outros representantes de instituições de biblioteconomia e pesquisadores sobre o tema, além do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Jefferson Neves, e do secretário adjunto de Cultura, Jan Moura.
Durante o evento, os participantes tomarão conhecimento sobre a implantação do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (Lei 11.820/2022), que é coordenado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, vinculado à Secel-MT. Além disso, haverá capacitação dos agentes de bibliotecas sobre implantação dos planos nos municípios, e apresentação dos planos municipais de Juína, Sapezal, Jaciara e Barra do Bugres.
A programação inclui outros temas como novos produtos e serviços, curadoria digital em bibliotecas públicas, sustentabilidade dos sistemas de bibliotecas públicas, inclusão e acessibilidade.
“As bibliotecas são instituições vivas, com o importante papel social de proporcionar conhecimento, lazer e convivência nas comunidades onde estão inseridas. Este evento é importante para apresentarmos à sociedade um pouco das nossas ações e avanços nas políticas públicas para o livro, leitura, literatura e bibliotecas. Temos o Plano Estadual, o Sistema Estadual de Bibliotecas, o edital de Literatura e a maior biblioteca pública de Mato Grosso, a Estevão de Mendonça. Além disso, é uma oportunidade para conhecer novas realidades, trocar experiências e refletir sobre novos rumos”, destaca o secretário da Secel, Jefferson Neves.
O Fórum é realizado todos os anos pela Secel. Nesta edição, é feito em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande. O evento será no Hotel Hitz Pantanal, no Jardim Aeroporto, das 8h às 18h.
As inscrições podem ser feitas até 21 de agosto pela internet.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Lista de contemplados do Residencial Comodoro será divulgada por etapas
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, divulgará a lista de contemplados do Residencial Comodoro por etapas. A previsão é que os primeiros 200 nomes definitivos dos beneficiários do Programa Casa Cuiabana destinados ao empreendimento sejam publicados até a primeira quinzena de novembro.
O processo de entrega do empreendimento será conduzido em três etapas: 200 contemplados na primeira fase, 200 na segunda e 100 na terceira, totalizando 500 famílias atendidas. As obras seguem em andamento: o Comodoro I está com 78,85% de execução, o Comodoro II, com 63,15%, e o Comodoro III, com 48,72%.
De acordo com a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, a divulgação depende apenas da aprovação final da Caixa Econômica Federal (CEF). O processo sofreu atrasos em decorrência da greve de quase 30 dias da instituição, que impactou os prazos de análise, resposta e aprovação dos processos. “Estamos aguardando só uma resposta final dos últimos dossiês para publicar essa lista”, explicou.
Após a divulgação dos nomes, a Secretaria dará início ao Trabalho Técnico Social com as famílias habilitadas. A etapa inclui o sorteio das unidades habitacionais, a realização de checklist dos apartamentos e outras ações necessárias até a assinatura dos contratos.
“Nessa etapa, eles vão conhecer o empreendimento, entrar nos apartamentos, ver o terreno, a obra, como funciona e qual é o tamanho do apartamento. Depois disso, haverá o sorteio para definir em qual unidade cada um vai ficar. E, caso haja interesse mútuo, os contemplados poderão realizar trocas de unidades entre si. A assinatura dos contratos ocorre somente depois da definição das unidades e da conclusão das etapas”, afirmou Michelle.
A entrega definitiva das moradias está condicionada à conclusão de 100% das obras, à aprovação da Caixa Econômica Federal e à assinatura dos contratos. Uma reunião entre a Prefeitura e a instituição financeira, prevista para o final de novembro, deverá definir o novo cronograma de entrega das três etapas do Residencial Comodoro, que totaliza 500 unidades, além de estabelecer um novo prazo para a entrega do Residencial Tijucal, que conta com 192 apartamentos e também está com as obras em andamento.
Etapas anteriores
O Programa Casa Cuiabana recebeu 83.991 inscrições entre julho e setembro de 2025, das quais cerca de 45 mil foram deferidas. Em dezembro, um sorteio selecionou mil candidatos, sendo 500 titulares e 500 reservas. Nos meses seguintes, os sorteados foram convocados para apresentar a documentação, passaram por análise de compatibilidade, tiveram prazo para apresentar recursos e foram orientados quanto à assinatura da Declaração de Beneficiário.
Em abril de 2026, um novo sorteio selecionou 500 candidatos para preencher vagas abertas após eliminações. Esses contemplados foram destinados ao Residencial Tijucal, já que as vagas do Comodoro haviam sido preenchidas no primeiro sorteio. Em maio, foi publicada a primeira lista de desclassificados, incluindo casos analisados após a apresentação de recursos. Os candidatos que não constam nessa relação não têm confirmação automática de contemplação, pois parte dos processos ainda aguarda retorno da Caixa Econômica Federal.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas
-
ESPORTES5 dias atrásBrasil dobra recorde de voluntários para Copa do Mundo Feminina


