CUIABÁ

MATO GROSSO

Reeducandos de MT recebem Nota 10 em sistema de avaliação de ensino estadual

Publicados

MATO GROSSO

Reeducandos de três unidades do Sistema Penitenciário de Mato Grosso estão entre os Estudantes Nota 10 da rede estadual de educação, conforme a Avaliação Formativa de Saída do Sistema Estruturado de Ensino (SEE).

Receberam a nota máxima sete reeducandos e reeducandas, sendo quatro da unidade masculina de Vila Rica, duas da cadeia feminina de Nortelândia e um da Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis .Os dados avaliados são referentes ao ano de 2023.

Para concorrer à premiação, o estudante deve se comprometer com a presença escolar e ter frequência mínima de 85% em cada uma das disciplinas, até a data da avaliação. Além disso, o estudante precisa ter nota mínima de 6, calculada a partir da sua proficiência na avaliação, baseada no desempenho dos estudantes em todas as escolas que compõem a rede pública estadual.

O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, parabenizou o empenho da equipe de educação e o compromisso dos policiais penais em colaborar com a educação no Sistema Penitenciário, que auxilia também no processo de ressocialização.

Leia Também:  Governador: "Muitos morrem todo ano nesta rodovia; nossa ação é pela vida dos mato-grossenses"

A premiação do Estudante Nota 10 é dividida em três etapas: escolar, regional e estadual. Na etapa escolar, são premiados os melhores estudantes de cada turma.

No caso dos reeducandos, a premiação, aparelhos celulares e fones de ouvido, serão entregues a familiares indicados pelos premiados.

O diretor da cadeia de Vila Rica, Rivelino Pereira, destaca o empenho dos servidores da unidade e dos professores para que os reeducandos conseguissem chegar a esse resultado.

“Esse processo de ressocialização é possível através da educação, onde podemos transformar e mudar o comportamento e o modo de pensar de uma pessoa. E quando alcançamos um resultado positivo isso é gratificante a sensação de dever cumprido e de que estamos no caminho certo”, .

A pedagoga do Núcleo de Educação do Sistema Penitenciário de Mato Grosso, Lucimar Poleto, pontua que o resultado é fruto do trabalho realizado pelas equipes nas unidade penais, professores, diretores e policiais penais, que contribuem por entender a importância do acesso à educação para a reintegração social das pessoas privadas de liberdade.

“Para nós, do Núcleo de Educação, é muito gratificante receber essa notícia de que temos alunos Nota 10 pela dedicação aos estudos e frequência. Eles merecem o reconhecimento da Secretaria de Educação e são exemplos para os demais, pontuou a pedagoga.

Leia Também:  Judiciário prioriza casos de violência doméstica e familiar em Semana da Justiça Pela Paz em Casa

Em 2024, o Sistema Penitenciário teve 3.014 reeducandos cursando o ensino fundamental; 968 no ensino médio e 94 cursando o ensino superior.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Wilson Santos propõe nome de ex-governador para ponte ferroviária sobre o rio Vermelho

Publicados

em

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 1.092/2025 para denominar a ponte ferroviária sobre o rio Vermelho, em Rondonópolis, como “Ponte Ferroviária Governador Carlos Gomes Bezerra”. A iniciativa reconhece a contribuição do ex-governador para o desenvolvimento de Mato Grosso, especialmente nas áreas de infraestrutura, saúde, agricultura, educação e transporte.

Ao justificar a proposta, o parlamentar destacou a trajetória política de Carlos Bezerra, nascido em Chapada dos Guimarães, e a sua atuação em defesa de trabalhadores rurais e de famílias que enfrentavam conflitos agrários pela posse da terra. “Essa é uma justa homenagem que este Parlamento faz a um filho de Chapada dos Guimarães, professor, advogado. Atuou em toda a região sul, sudeste e no Araguaia, defendendo os posseiros, os meeiros, aqueles que o Estado, infelizmente, não dava a devida cobertura”, relatou.

Carlos Bezerra iniciou a sua trajetória política na década de 1970 e ocupou diferentes cargos públicos, entre eles deputado estadual, deputado federal, prefeito de Rondonópolis, governador de Mato Grosso e senador da República. Para Wilson Santos, a sua passagem pelo governo estadual, entre 1987 e 1990, foi marcada por transformações importantes para a população mato-grossense. 

Leia Também:  Governador: "Muitos morrem todo ano nesta rodovia; nossa ação é pela vida dos mato-grossenses"

“Ele também foi líder do movimento estadual de Cuiabá, foi deputado estadual em 1974, depois foi eleito federal em 1978, prefeito de Rondonópolis em 1982, governador em 1986 até 1990. Fez profundas transformações e melhorou muito a vida das pessoas”, ressaltou.

Entre as ações destacadas pelo deputado estão a descentralização dos serviços de saúde, com a construção dos primeiros hospitais regionais do Estado, a implantação de mecanismos de gestão democrática na rede pública de ensino e os investimentos em saneamento básico. “Foi o primeiro governador a tratar em saneamento básico, a fazer a primeira estação de esgoto e ainda é a maior de Cuiabá e, também, levou rede de esgoto para outras cidades”, declarou.

O parlamentar também lembrou as medidas adotadas por Bezerra para enfrentar os conflitos agrários em Mato Grosso. Segundo ele, a decisão de restringir a atuação policial nessas situações e priorizar a negociação contribuiu para reduzir a violência no campo. “Na área do campo, por meio de um decreto, proibiu a atuação da polícia no campo onde havia conflitos, trazendo para a mesa de negociação, para que a razão e a civilização resolvessem esses conflitos agrários de Mato Grosso. Diminuiu sobremaneira as mortes no campo de Mato Grosso”, lembrou.

Leia Também:  TCE-MT emite parecer prévio favorável às contas anuais de Cuiabá de 2023

A ponte ferroviária sobre o rio Vermelho está situada em Rondonópolis, município estratégico para o escoamento da produção agrícola e para a integração logística de Mato Grosso com outros mercados. A proposta destaca que a infraestrutura ferroviária representa um dos símbolos do desenvolvimento econômico da região sul do Estado e a atribuição do nome de Carlos Gomes Bezerra busca associar essa estrutura à trajetória pública do ex-governador e à sua atuação política em favor do desenvolvimento regional.

Ao defender a homenagem, Wilson Santos ressaltou a importância de reconhecer publicamente a contribuição de lideranças que marcaram a história política estadual. “E, sem dúvida, foi um governador que deixou saudades em Mato Grosso. No próximo 4 de novembro, ele completará 85 anos. Eu tenho certeza que essa homenagem no Parlamento, onde começou a sua carreira política, é uma justa homenagem a um ex-membro titular da Casa, que fez uma das mais completas biografias na política mato-grossense. Agradeço aos colegas que depositam ao Carlos Bezerra esse voto de confiança”, concluiu Wilson Santos.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA