CUIABÁ

MATO GROSSO

Rede de proteção destaca interação dos alunos durante peça teatral

Publicados

MATO GROSSO

O projeto Prevenção Começa na Escola, realizado pela Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, encerrou nesta sexta-feira (08), no município de Barra do Bugres, mais uma etapa da rodada de apresentações da peça Inocentes Pétalas Roubadas. A programação começou na segunda-feira (04) no município de Nova Ubiratã, passando também por Tapurah, São José do Rio Claro e Campo Novo do Parecis.

Com uma média de 500 alunos por apresentação, em todos os municípios as avaliações sobre o projeto superaram as expectativas. Segundo o coordenador do projeto, procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, além de levar informações aos alunos sobre temas sensíveis, o projeto visa fortalecer  a rede de proteção.

“Em todas as palestras temos contado com a participação de magistrados, delegados, policiais, conselheiros tutelares, representantes de Cras e Creas e demais integrantes da rede. O projeto vai ao encontro de uma das prioridades estabelecidas no Planejamento Estratégico Institucional que é justamente o fortalecimento da articulação em rede”, avaliou o procurador de Justiça.

Repercussão –  Em Nova Ubiratã, a professora Rosimeire da Silva disse ter ficado impressionada com a interação das crianças no decorrer da apresentação. “Observando as crianças, percebemos que elas gostaram muito e do jeito delas expressaram o quanto entenderam o que estava acontecendo. A peça aborda temas atuais e com certeza ajuda os professores a detectar alguns sintomas desses problemas”, comentou a professora.

Leia Também:  Projeto prevê em Cuiabá drenagem e implantação de rede de esgoto

A promotora de Justiça que atua no município de Nova Ubiratã, Carina Sfreto Dalmolin, parabenizou a Procuradoria de Justiça Especializada da Criança e do Adolescente pela iniciativa, destacando não ter dúvidas de que o objetivo da peça foi alcançado. “A peça tratou de temas sérios e relevantes de forma didática, possibilitando o entendimento das crianças. Os alunos interagiram bastante e demonstraram que entenderam a mensagem”, observou.

Em Tapurah, a avaliação do projeto também não foi diferente. “Uma oportunidade única para nossas crianças que são da faixa etária de seis a oito anos. Confesso que foi tocante até para mim, que sou adulta, imagina para as crianças. A peça trouxe agregação para o conhecimento deles e acendeu o pisca alerta para qualquer coisa que acontecer, pois já sabem que podem contar com a rede de apoio do Ministério Público”, destacou a conselheira tutelar de Tapurah, Joslaine Silva.

Momentos antes do início da apresentação em Tapurah, o promotor de Justiça Marlon Pereira Rodrigues falou sobre as expectativas. “Este projeto tem sido bastante elogiado pelos colegas e aqui no município não será diferente. Tenho certeza que as crianças vão adorar”, disse.

Leia Também:  Pacote do Governo de MT para servidores da Segurança Pública é aprovado na AL

Em São José do Rio Claro, os promotores de Justiça Bruno Franco Silvestrini e Luiz Eduardo Martins Jacob Filho participaram da mobilização e organização da do evento. “Estamos aqui exercendo o nosso ministério, trazendo informações e cada vez mais próximo da sociedade para que ela conheça e confie no nosso mister”, afirmou.

Em Campo Novo do Parecis, os promotores de Justiça Luiz Augusto Ferres Schimith e Felipe Augusto Ribeiro de Oliveira também acompanharam a execução do projeto. “A apresentação atingiu o seu objetivo. Pela interação dos alunos, ficou claro que eles compreenderam a mensagem e entenderam o que é bullying e abuso sexual”, afirmou Schimith. “Sem dúvida alguma, a peça alcançou o objetivo almejado”, acrescentou Felipe Augusto Ribeiro de Oliveira.

O promotor de Justiça Aldo Kawamura Almeida também enalteceu a importância da iniciativa. “O evento foi um sucesso, reunimos várias crianças e adolescentes aqui em Barra do Bugres. A informação foi repassada de maneira didádica e acessível”, destacou.

Calendário – Na segunda-feira (11), o projeto Prevenção Começa na Escola estará em Alto Araguaia. Depois segue para Alto Garças, Pedra Preta, Rondonópolis e Poxoréu.

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lista de contemplados do Residencial Comodoro será divulgada por etapas

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, divulgará a lista de contemplados do Residencial Comodoro por etapas. A previsão é que os primeiros 200 nomes definitivos dos beneficiários do Programa Casa Cuiabana destinados ao empreendimento sejam publicados até a primeira quinzena de novembro.

O processo de entrega do empreendimento será conduzido em três etapas: 200 contemplados na primeira fase, 200 na segunda e 100 na terceira, totalizando 500 famílias atendidas. As obras seguem em andamento: o Comodoro I está com 78,85% de execução, o Comodoro II, com 63,15%, e o Comodoro III, com 48,72%.

De acordo com a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, a divulgação depende apenas da aprovação final da Caixa Econômica Federal (CEF). O processo sofreu atrasos em decorrência da greve de quase 30 dias da instituição, que impactou os prazos de análise, resposta e aprovação dos processos. “Estamos aguardando só uma resposta final dos últimos dossiês para publicar essa lista”, explicou.

Após a divulgação dos nomes, a Secretaria dará início ao Trabalho Técnico Social com as famílias habilitadas. A etapa inclui o sorteio das unidades habitacionais, a realização de checklist dos apartamentos e outras ações necessárias até a assinatura dos contratos.

Leia Também:  Comarca de Rondonópolis promove divulgação do Programa Padrinhos

“Nessa etapa, eles vão conhecer o empreendimento, entrar nos apartamentos, ver o terreno, a obra, como funciona e qual é o tamanho do apartamento. Depois disso, haverá o sorteio para definir em qual unidade cada um vai ficar. E, caso haja interesse mútuo, os contemplados poderão realizar trocas de unidades entre si. A assinatura dos contratos ocorre somente depois da definição das unidades e da conclusão das etapas”, afirmou Michelle.

A entrega definitiva das moradias está condicionada à conclusão de 100% das obras, à aprovação da Caixa Econômica Federal e à assinatura dos contratos. Uma reunião entre a Prefeitura e a instituição financeira, prevista para o final de novembro, deverá definir o novo cronograma de entrega das três etapas do Residencial Comodoro, que totaliza 500 unidades, além de estabelecer um novo prazo para a entrega do Residencial Tijucal, que conta com 192 apartamentos e também está com as obras em andamento.

Etapas anteriores

O Programa Casa Cuiabana recebeu 83.991 inscrições entre julho e setembro de 2025, das quais cerca de 45 mil foram deferidas. Em dezembro, um sorteio selecionou mil candidatos, sendo 500 titulares e 500 reservas. Nos meses seguintes, os sorteados foram convocados para apresentar a documentação, passaram por análise de compatibilidade, tiveram prazo para apresentar recursos e foram orientados quanto à assinatura da Declaração de Beneficiário.

Leia Também:  Projeto de enfrentamento à fome chega à aldeia indígena em Canarana

Em abril de 2026, um novo sorteio selecionou 500 candidatos para preencher vagas abertas após eliminações. Esses contemplados foram destinados ao Residencial Tijucal, já que as vagas do Comodoro haviam sido preenchidas no primeiro sorteio. Em maio, foi publicada a primeira lista de desclassificados, incluindo casos analisados após a apresentação de recursos. Os candidatos que não constam nessa relação não têm confirmação automática de contemplação, pois parte dos processos ainda aguarda retorno da Caixa Econômica Federal.

 



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA