MATO GROSSO
Projeto leva cinema em formato de planetário itinerante a escolas públicas de 11 municípios em Mato Grosso
MATO GROSSO
O projeto “MT Imersivo: Fronteiras” levará um cinema em formato de planetário itinerante a 40 escolas públicas de 11 municípios de Mato Grosso a partir desta terça-feira (11.2). Com início em Nobres (a 122 km de Cuiabá), a iniciativa busca promover sessões imersivas com foco em ciência, astronomia e entretenimento educativo.
Contemplado no edital Cinemotion de Apoio a Espaços de Exibição, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) com recursos da Lei Paulo Gustavo, o projeto prossegue até abril e deve atingir mais de 24 mil estudantes no Estado.
A cúpula hemisférica itinerante tem capacidade para até 30 pessoas por sessão, possui acessibilidade para indivíduos com mobilidade reduzida e dispõe de equipe com treinamento atitudinal. Com duração de 20 minutos, os filmes lúdicos e educativos incluem ainda recursos como Libras e audiodescrição.
Educadores também serão preparados previamente, com acesso aos conteúdos dos filmes, para integrar as temáticas ao ensino em sala de aula. Além disso, o projeto oferecerá oficinas práticas de Stop Motion, em que os estudantes aprendem a produzir filmes de um a dois minutos, propiciando uma vivência prática em produção audiovisual. Os filmes produzidos também serão exibidos na cúpula imersiva.
Alguns dos municípios pelos quais o projeto passará foram selecionados com base em critérios de densidade populacional e PIB reduzido, priorizando áreas com menor acesso a conteúdos audiovisuais de alta qualidade.
De acordo com o idealizador do projeto, Umberto Magalhães, o MT Imersivo é uma evolução de ações anteriores realizadas pela mesma equipe, que já alcançou mais de 10 mil pessoas desde 2016.
“O projeto busca despertar o interesse por ciência e arte, fomentar o pensamento crítico e promover a inclusão cultural, deixando um legado educativo em regiões que raramente recebem iniciativas deste tipo”, explica.
A programação acontecerá em escolas e centros culturais, com apoio das prefeituras municipais e ampla divulgação em mídias locais.
“Com o uso de tecnologia de ponta e oficinas criativas, o MT Imersivo promete criar memórias marcantes, aproximando jovens de novas formas de conhecimento e incentivando a descoberta da ciência e da arte como ferramentas de transformação”, finaliza Umberto.
Confira a programação completa do MT Imersivo: Fronteiras:
Nobres: 11 a 14 de fevereiro
Diamantino: 17 a 20 de fevereiro
Tangará da Serra: 25 a 27 de fevereiro
Barra do Bugres: 11 a 14 de março
Porto Esperidião: 17 a 19 de março
Lambari: 21, 24 e 25 de março
Rio Branco: 27, 28 e 31 de março
Salto do Céu: 2 a 4 de abril
Mirassol do Oeste: 7 a 10 de abril
Araputanga: 14 a 17 de abril
São José dos Quatro Marcos: 22 a 25 de abril
Mais informações podem ser acompanhadas na rede social oficial do projeto (@infinitteplanetario) ou no site www.infinitte.com.br.
(Com informações da Assessoria)
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Rondonópolis6 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Rondonópolis6 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Primavera do Leste5 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre 34ª edição dos Jogos Olímpicos e 3ª Paralimpíada no Estádio Gigante do Norte
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove projeto de educação socioambiental com arte, criatividade e sustentabilidade


